3 passos para migrar a solução da sua empresa para a nuvem

imagem

14 Julho 2023

imagem

Entenda a importância de uma estratégia de migração e conheça os principais pontos a serem executados

As soluções em nuvem trazem inúmeros benefícios às empresas que as utilizam. Em busca de mais segurança, custo benefício e facilidade na hora de fazer a gestão de dados e informações, as equipes de TI procuram desenvolver estratégias pensando na hospedagem na nuvem.

Diante disso, é fundamental que as equipes tenham em mente que essas estratégias devem ser muito bem estruturadas e com solidez. Isso porque a migração de um sistema convencional para soluções na nuvem exigem conhecimento e planejamento.

Confira no artigo abaixo um pouco mais sobre como estruturar uma estratégia de migração para a nuvem com foco no resultado positivo para as empresas.

>> O que fazer antes de começar?

Quando falamos em soluções na nuvem, nos referimos a um serviço que oferece uma mudança bastante significativa no modo de gestão de negócio. Além disso, o impacto é direto na realização das tarefas do dia a dia.

Quando a migração é feita, a empresa pode contar com uma solução que oferece vantagens como a redução de custos operacionais, alto nível de segurança dos dados tratados, fácil escalabilidade, flexibilidade nos pacotes de serviços, entre outras.

É fácil compreender que as soluções em nuvem são sim positivas. Entretanto, antes de começar a desenvolver a estratégia, é indispensável que a empresa entenda o porquê da mudança. 

Migrar para a nuvem faz sentido para o momento atual da empresa? Os profissionais envolvidos estão prontos para elaborar as estratégias? A empresa tem o investimento necessário para aplicar as mudanças? Essas são algumas das perguntas que os gestores devem considerar.

>> 3 passos para migrar para a nuvem

Se a resposta para os questionamentos acima for positiva, é chegada a hora de começar a estruturar a mudança e migrar para a nuvem.

Para auxiliar nesse processo, mostramos os três principais pontos que devem ser foco na hora de criar a estratégia de TI que vai permitir a operação de migração do armazenamento e tratamento de dados na nuvem. Confira!

» 1. Definição de objetivos

O pontapé inicial no projeto de migração deve ser prévio, ou seja, deve ser feito assim que é tomada a decisão de migrar. O gestor deve escalar um time responsável por realizar os processos e definir o papel de cada um durante o projeto.

Com isso, é preciso fazer o levantamento dos objetivos, que incluem uma análise sobre o que a empresa espera de retorno operacional e financeiro com a mudança. Deve ser levado em consideração dentro dos objetivos o orçamento esperado para o projeto, o prazo e as necessidades que precisam ser atendidas.

Diante disso, as equipes precisam alinhar as expectativas com transparência antes, durante e depois do processo de migração.

» 2. Backups de segurança

Ainda que a nuvem seja uma opção altamente segura, nada é isento de riscos. Por isso, antes mesmo de começar a migração para a nuvem, a empresa deve levantar todos os dados que serão migrados e salvá-los em backups. 

Essa ação evita transtornos em caso de qualquer imprevisto, seja ele antes, durante ou depois do início do processo de migração dos dados do sistema tradicional para o sistema em nuvem. 

» 3. Conte com uma empresa especializada

Não há nada como ter uma estratégia desenvolvida pelas mãos de profissionais especializados no assunto. Se sua empresa conta com uma equipe de TI, proponha o projeto e desenvolva junto ao time a estratégia de migração. Caso contrário, é imprescindível contar com o suporte de uma empresa especializada para terceirizar o serviço de cloud computing.

Além de contar com a expertise dos profissionais, a empresa muitas vezes pode oferecer uma solução completa de infraestrutura própria, suporte no desenvolvimento do projeto de migração e suporte de pós-venda para acompanhamento do funcionamento da solução.

>> Conte com a Brascloud

Na Brascloud, contamos com os serviços que sua empresa precisa para implementar as soluções na nuvem. Temos uma equipe especializada e uma solução que traz flexibilidade, segurança, economia e eficiência 24 horas por dia.

Quer saber como podemos ajudar na migração da sua empresa para a nuvem? Clique aqui e entre em contato agora.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br