5 maneiras de reduzir seus custos de infraestrutura de TI na nuvem

imagem

23 Maio 2023

imagem

A nuvem é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas, pois oferece vantagens como escalabilidade, flexibilidade e redução de custos. No entanto, é possível reduzir ainda mais os custos de infraestrutura de TI na nuvem. 

Neste artigo, vamos apresentar cinco maneiras de reduzir seus custos de infraestrutura de TI na nuvem, de forma criativa e exclusiva. Vem com a gente!

Escolha o provedor de nuvem certo

A escolha do provedor de nuvem pode ter um grande impacto nos custos. Por isso, é importante pesquisar e comparar preços, serviços e recursos para encontrar a melhor opção para sua empresa.

Por exemplo, um provedor que ofereça recursos de escalabilidade pode permitir que você aumente ou diminua a quantidade de dados conforme a demanda, o que pode economizar custos. Além disso, os recursos de nuvem devem ser escolhidos com base nas necessidades da empresa, como o tipo de armazenamento necessário. 

Vale ressaltar que o armazenamento em nuvem pode ser uma opção mais barata para empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados, que são mantidos em arquivos como se fosse um envelope awb digital, por exemplo.

Use instâncias reservadas e com desconto

A maioria dos provedores de nuvem oferece instâncias reservadas e com desconto para clientes que se comprometem a usar sua infraestrutura por um longo período de tempo. Isso pode resultar em economias significativas nos custos.

Por exemplo, se sua empresa precisa de um servidor específico para um projeto com duração prevista de um ano, uma instância reservada pode oferecer descontos significativos em relação a uma Instância on-demand.

Além disso, essas ferramentas podem ser dimensionadas de acordo com as necessidades da empresa, como quantidade de memória ou processamento necessário para realizar tarefas específicas, como usar um cofre digital para armazenar dados confidenciais.

Gerencie seus recursos com eficiência

Gerenciar seus recursos de nuvem com eficiência pode ajudar a reduzir os custos de infraestrutura. É importante monitorar e otimizar o uso de recursos para garantir que você esteja usando apenas o que precisa. Redimensione suas instâncias quando necessário e desabilite as opções ociosas.

Por exemplo, um e-commerce que vende batedeira industrial precisa de processamento pesado para executar as tarefas, é importante dimensionar a instância de acordo com a demanda de processamento. Afinal, desativar recursos ociosos, como instâncias de servidor que não estão sendo usadas, pode economizar dinheiro a longo prazo.

Considere arquiteturas sem servidor

As arquiteturas sem servidor podem ser mais econômicas, pois cobram apenas pelo tempo de execução do código, ao invés de pagar pelo tempo de execução de uma instância inteira. Dessa forma, você não precisa pagar por recursos ociosos, o que pode reduzir significativamente seus custos de infraestrutura. 

Além disso, as arquiteturas sem servidor podem ser dimensionadas automaticamente, o que significa que você não precisa se preocupar com o gerenciamento da capacidade de seus servidores. Isso pode ser especialmente útil para empresas com picos de tráfego ou que precisam executar tarefas de processamento intensivo em horários específicos. 

Por exemplo, se você estiver usando um bico de bunsen para executar um processo químico em um laboratório, uma arquitetura sem servidor pode ser uma opção mais econômica, pois você paga apenas pelo tempo em que seu código é executado, não pelo tempo em que o servidor está ativo .

Utilize ferramentas de monitoramento de custos

Por fim, é importante monitorar constantemente seus custos de infraestrutura de TI na nuvem. Existem diversas ferramentas disponíveis que podem ajudar a controlar seus gastos e identificar oportunidades para reduzir custos. 

Por exemplo, algumas ferramentas permitem que você configure alertas para avisá-lo quando seus custos excedem um limite pré-determinado, o que pode ajudar a evitar gastos excessivos. 

Além disso, algumas ferramentas podem ajudá-lo a identificar recursos ociosos e sugerir maneiras de otimizar seu uso. Isso pode ajudá-los a reduzir os custos de infraestrutura de TI na nuvem a longo prazo. 

Reduzir os custos de infraestrutura de TI na nuvem pode ser um desafio, mas seguindo as práticas recomendadas apresentadas neste artigo, sua empresa pode economizar dinheiro e se beneficiar das vantagens da nuvem. 

Ao escolher o provedor certo, usar instâncias com desconto e reservadas, gerenciar recursos com eficiência, considerar arquiteturas sem servidor e utilizar ferramentas de monitoramento de custos, é possível reduzir seus custos de infraestrutura de TI em nuvem.

Gostou do conteúdo? Deixe aqui nos comentários e não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Até breve! 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br