A importância da nuvem na transformação digital nas empresas

imagem

29 Novembro 2023

imagem

A cloud computing tem um papel fundamental na transformação digital, pois é graças a ela que as empresas podem modernizar seus processos, trazendo mais tecnologia, conectividade e confiabilidade na execução das atividades do dia a dia.

Utilizando os inúmeros recursos que a cloud computing fornece, as organizações que optam por aplicar as facilidades da tecnologia têm benefícios e vantagens competitivas no mercado. 

Entre os pilares que fazem parte da importante participação da computação de nuvem na transformação digital, sobretudo dentro das empresas, a criação de uma infraestrutura flexível e escalável tem destaque, pois permite que os usuários ampliem suas possibilidades e utilizem a tecnologia de maneira mais eficaz e produtiva.

Essa vantagem fornece às empresas o acesso ágil a recursos computacionais que vão dos mais simples, para realizar tarefas corriqueiras do dia a dia, até recursos avançados em processos que têm impacto em diversas áreas de atuação.

De certa forma, a cloud computing chega como uma tecnologia que auxilia as empresas na adaptação dos seus processos para um gerenciamento mais próximo do digital e da tecnologia que diariamente avança positivamente.

Recursos e vantagens da cloud computing na transformação digital

Inovação, eficiência, produtividade e otimização de recursos. Esses são alguns dos objetivos almejados pelas empresas ao iniciarem o processo de transformação digital dentro da sua cadeia de negócios. 

Para quem já está inserido no mercado da tecnologia, é de fácil conhecimento e visibilidade o avanço da transformação digital, com recursos cada vez mais conectados e que tem potencial de alavancar o sucesso das empresas.

Nesse contexto, a cloud computing é inserida nos processos trazendo escalabilidade, flexibilidade, conectividade e agilidade na realização das tarefas.

Conheça agora os principais recursos a serem utilizados e as vantagens que a cloud computing oferece no processo de transformação digital empresarial.

  1. Escalabilidade

Em uma dinâmica que permite a adaptação da capacidade da solução de acordo com a necessidade do cliente, a cloud computing oferece o que chamamos de escalabilidade. 

Dependendo da demanda daquele momento, os recursos podem ter sua capacidade aumentada ou reduzida, seja em picos de uso mais intenso ou em caso de redução do fluxo de uso. 

Isso significa que o cliente terá sempre disponível uma solução que seja o suficiente para sua necessidade, sem sofrer com a falta de capacidade da solução ou pagar a mais por algo que não utiliza.

  1. Velocidade

Com provisionamento rápido, a cloud computing acelera a entrega dos recursos necessários para execução das tarefas. Na nuvem, o cliente tem a capacidade que precisa para sua solução de maneira praticamente instantânea, reduzindo as chances de erro nos sistemas por falta de eficiência nos recursos.

  1. Segurança

Um dos padrões seguidos rigorosamente pelos provedores de serviços de cloud computing é o alto nível de segurança nos sistemas que oferecem os serviços contratados. 

Essa é uma preocupação levada a sério e, por isso, os provedores investem em sistemas de segurança redobrada para proteger os dados dos seus clientes e seguir as regulamentações de privacidade.

  1. Flexibilidade

A nuvem é oferecida em três modalidades diferentes: a pública (em que diferentes clientes fazem uso do mesmo espaço), a privada (em que o cliente tem um espaço exclusivo) e híbrida (opção que une funções e recursos da nuvem privada e da pública em uma só solução). 

Fica a critério do cliente escolher a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades e orçamento.

  1. Economia

Uma das maiores vantagens oferecidas pela cloud computing às empresas é a redução de custos. Com a contratação dos serviços computacionais na nuvem, os clientes não precisam se preocupar em manter uma infraestrutura de TI complexa in loco, contratando os serviços necessários de provedores. 

Os custos operacionais muitas vezes podem ser mais baratos do que os custos de manter equipamentos, espaço físico, profissionais dedicados à manutenção e gerenciamento, entre outros gastos que um servidor local pode gerar.

Agora que você já conhece o papel da cloud computing no processo de transformação digital dentro das empresas, chegou a hora de você revolucionar seus negócios. Clique aqui e entre em contato com a Brascloud para conhecer as melhores soluções em cloud computing para sua empresa.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br