A importância do cloud computing para o varejo

imagem

17 Maio 2023

imagem

A cloud computing ajuda no dia a dia das empresas que trabalham com varejo, mas também em questões administrativas e do setor de RH. Saiba quais as vantagens da tecnologia para o setor

Gestão de vendas, de produção, de estoque, de business intelligence, de cadastro, de compras e até a gestão financeira de uma empresa que trabalha no setor do varejo precisa de um serviço que, atualmente, passou a ser básico: cloud computing

Se as compras online já eram uma realidade antes da pandemia de Covid-19, depois dela o mercado cresceu muito. Tanto que, de acordo com reportagem da IstoÉ, o Brasil registrou um aumento de 400% na abertura de comércio online durante o período da quarentena. 

E, é bem provável que você já saiba, mas a facilidade do e-commerce e a garantia de um boa experiência para o cliente em compra são possíveis graças à cloud computing. 

>> Saiba mais sobre cloud computing aqui

Cloud computing na prática

A facilidade, a escalabilidade e a segurança da computação em nuvem fizeram o consumidor confiar mais nas empresas que têm varejo online. Em um primeiro momento, a adaptação se deu por necessidade, era importante que o mínimo de pessoas possível trabalhasse fora de casa. 

Depois, a tecnologia foi melhorando e se adaptando aos novos hábitos de consumo. Com o varejo estando cada vez mais próximo do marketing, afinal, é preciso comunicar os produtos que estão à venda, a experiência do consumidor precisa ser de muito boa a excelente, para que ele volte e indique a sua empresa para futuros clientes. 

Qual é a tecnologia que permite uma escalabilidade que faça sua empresa crescer ou diminuir de acordo com a sua necessidade, possibilitando o acesso com segurança e ótima performance? A computação em nuvem. 

Benefícios para o varejo

Elencamos, abaixo, alguns benefícios da cloud computing para o setor de varejo: 

Alta disponibilidade:

O que garante a continuidade dos serviços que estão sendo utilizados, mesmo se ocorrerem falhas. Na prática, o ambiente de TI da sua empresa está distribuído em vários data centers, que têm sincronia em tempo real.  

Segurança:

 Além dos backups e retenções periódicas, que são de extrema importância para as empresas do setor não perderem informações valiosas, a nuvem também possibilita diminuir o risco de ciberataque, uma vez que é possível limitar qual usuário vai ter direito a que dentro da plataforma. 

Também é necessário considerar que com a LGPD estando em vigor, os dados dos clientes estão assegurados pela empresa. O setor do varejo é um dos que mais precisam se enquadrar, pois em geral os clientes precisam fazer um cadastro e compartilhar diversos dados pessoais. 

Assim, empresa, funcionários e clientes podem confiar no sistema de segurança da informação de seus dados e ativos.  

Experiência do cliente:

Diminuir o delay para responder os clientes no site ou nas redes sociais; automatizar tarefas burocráticas, que demandam tempo e atenção da equipe, que poderia estar desenvolvendo outros serviços e/ou produtos; motivar interações imediatas; ter informações com mais assertividade e qualidade.  

Com alguns cuidados como este, trabalhar para que o cliente lembre-se da sua empresa e a indique para os amigos. 

Economia de recursos:

Ao contar com uma fornecedora de cloud computing, sua empresa não precisará mais se preocupar com a manutenção do próprio data center ou da estrutura interna de hardwares, softwares e firewalls. Além disso, sua equipe de TI ficará disponível para pensar e agir de forma mais estratégica.   

Rápida implementação:

Com o know-how da equipe da fornecedora de cloud computing contratada, você precisa, apenas, informar o estilo de cloud computing que mais se encaixa ao que sua empresa precisar e esperar alguns minutos para que sua nuvem esteja totalmente equipada para executar as atividades do seu dia a dia. 

Mobilidade e aumento da colaboração:

Exatamente, se for necessário acessar algum dado ou informação de forma remota, a poucos cliques de distância é possível fazer. Então a mobilidade da cloud computing é de extrema importância para quem trabalha no setor. 

E, para além do acesso à informação, a força de trabalho ainda poderá se organizar para fechar relatórios, fazer balanços comerciais e trocar informações de forma remota e com segurança, aumentando a colaboração entre a equipe. 

Na Brascloud, você e sua empresa encontram o parceiro ideal para fazer a migração para a nuvem. De forma rápida e sem custos extras no final do mês, é possível otimizar a infraestrutura e os custos para que você alcance cada vez mais e melhores resultados. Fale com nossos especialistas.   

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br