Adoção da nuvem - Você sabe o que é?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A adoção da nuvem exerce um grande impacto dentro das empresas e transformando o mundo dos negócios como um todo.

Presença digital

Nos dias de hoje, o mundo digital vem transformando a nossa forma de trabalhar e de viver. Por isso, é tão importante que as empresas tentem se adequar a essa grande transformação para melhorar a vida de todas as pessoas que fazem parte do ramo empresarial.

Apesar de muitos, ainda, tentarem se manter a parte do desenvolvimento digital não pode ser parado. As inovações tecnológicas vêm mudando o estilo de vida e ganhando um espaço cada vez maior e se consolidando em todos os setores da economia.

A adoção da nuvem mudou o jeito de como os negócios são feitos e por isso é vital que todas as empresas se adaptem para estar na nuvem. Aqueles que não estão na nuvem vão perdendo cada vez mais competitividade. Todos os setores precisam ter a capacidade de enviar uma resposta rápida com novas formas de se organizar e alterar os seus modelos de negócios para a tendência econômica atual.

O modelo de assinatura na nuvem é uma ótima forma de todos os setores se modernizarem, sem ter que gastar muito. É preciso olhar para o futura para poder estar inserido dentro da economia global dos dias de hoje.

A adoção da nuvem pode criar uma grande rede para cuidar dos suprimentos e unir fabricantes, parceiros e clientes.

Porém, as empresas, ainda, têm dificuldade em conseguir pessoal com um bom conhecimento tecnológico. Esse é um dos motivos pelo qual utilizar o provedor de nuvem é uma ótima opção para gerenciamento de hardware, servidores, backups e atualizações.

Benefícios da adoção da nuvem

Terceirização da infraestrutura

O uso de servidores de nuvem permite a terceirização da infraestrutura digital e cuida do gerenciamento das aplicações complexas e dos dados. As empresas gastam menos ao não precisar gastar com grandes servidores e soluções para o armazenamento de dados.

Dessa forma, enviar os dados e suas aplicações para a nuvem pode ser muito mais rentável que o armazenamento físico dentro da empresa. Pois, não é preciso investir na compra de equipamento, manutenção ou atualização do servidor.

Não ter que investir em hardware

Para muitas empresas, ter que investir em hardware pode ser completamente ineficiente. Os serviços contratados possuem capacidade de sobra para cuidar de um sistema e se adequar às mudanças na demanda.

Otimização da produtividade

A adoção da nuvem ajuda a melhorar a produtividade através do uso de IaaS. Com isso, o desenvolvimento e a implantação de aplicações ficam mais acelerados.

Outra contribuição é a automatização no gerenciamento, que ajuda a equipe de TI a agir de forma mais produtiva ao cuidar apenas das operações de missão crítica.

Mais agilidade

Uma empresa que escolhe colocar ou ampliar os servidores físicos acaba tendo muito trabalho e gastos, pois, isso, não pode acontecer de uma hora para outra.

O processo precisa ser bem feito, durando dias ou semanas. Ao usar os servidores de computação em nuvem, tudo acontece de forma prática e imediata.

Escalabilidade

Os servidores de nuvem permitem a multiplicação nas localizações, tempo de resposta mais rápido e gerenciamento mais eficaz.

Segurança com escalabilidade

Com o armazenamento em nuvem as formas de segurança são mais baratas em larga escala. Ele oferece várias formas diferentes de defesa, como filtragem e gerenciamento de atualizações.

A grande parte dos servidores de nuvem possuem em seus planos propostas abrangentes para a segurança dos dados e informações. Em boa parte dos casos, ter os próprios data centers é menos seguro, pois tem menos recursos de segurança.

Resiliência

A computação em nuvem pode proporcionar um ambiente altamente forte e que possa reduzir o potencial de falha e de queda do sistema. Maior capacidade para o provedor de nuvem fazer as realocações de forma dinâmica os recursos de filtragem, autenticação, criptografia etc.

Disponibilidade

A estrutura de um provedor de nuvem é maior do que a de uma empresa. Os grandes data centers possuem uma estrutura elétrica secundária com múltiplas formas para se conectar à internet para que não sejam necessárias paradas para manutenções.

Assim, é possível se recuperar de possíveis problemas e continuar com os negócios.

Perícia

A virtualização da computação em nuvem, proporciona imagens que podem ser usadas pela perícia forense de máquinas virtuais, sem a necessidade de desconectar a infraestrutura do sistema operacional. Isso significa que durante a análise, o trabalho pode continuar sem problemas.

Logs

A adoção da nuvem proporciona mais espaço para um armazenamento de baixo custo para logs, conservando os registros das atividades mais detalhadamente e por mais tempo.

Atualização mais rápida

Os servidores permitem uma padronização das imagens de suas as máquinas virtuais e dos softwares que são usados para os pequenos ajustes nos sistemas de segurança, deixando-os mais fortes e otimizados com atualizações contínuas.    

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br