Armazenamento em nuvem como funciona?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Armazenamento em nuvem como funciona?

Antes de falarmos sobre isso, é importante estabelecer o que é o armazenamento em nuvem. Fazer armazenamento em nuvem quer dizer que você irá guardar os seus arquivos em um ambiente que não é físico, como pen drive, cartão de memória, etc. É um lugar dentro da web onde é possível salvar e guardar qualquer tipo de informação dentro, sem a necessidade carregar essas informações e levar para onde for.

Suas músicas, vídeos, fotos, trabalhos da faculdade e etc ficam lá guardados e disponíveis para você ver quando, como e onde quiser. Basta ter um smartphone, notebook, tablet, computadores ou qualquer outro dispositivo ligado a internet.  Esse armazenamento é feito por um provedor de computação dentro da nuvem, que vai fazer o gerenciamento e operando sobre o armazenamento físico de dados.

A disponibilidade age de acordo com a necessidade capacidade e custo. Há diversas formas de armazenamento em nuvem e que possuem diferentes focos e especificações, como os especializados em guardar e-mails ou fotos digitais, alguns ficam abertos a qualquer tipo de informação. Mas um fator importante é que a maior parte deles, dispõe o serviço de forma gratuita para os armazenamentos de uma quantidade limitada de dados e que em certa quantidade, começa a cobrar um valor mensal ou anual.

Armazenamento em nuvem como funciona: Como é feito o armazenamento

O armazenamento na nuvem acontece de acordo com um fornecedor externo da nuvem que possui a capacidade e gerencia o armazenamento físico de dados e transmite essa habilidade para a internet, como uma forma de pagamento, de acordo com o uso. No armazenamento em nuvem, os fornecedores fazem o gerenciamento das informações, da segurança e da replicação para tornar disponível as informações lançadas por aplicativos ao redor do mundo.

Esses aplicativos entram na nuvem usando protocolos para os tipos de armazenamentos tradicionais ou por uma API. Existem fornecedores que permitem o uso dos serviços complementares que ajudam a coletar, gerenciar, proteger e analisar dados de grande fluxo.

A forma mais simples de armazenamento é quando um usuário faz upload de arquivos e pastas para o armazenamento online, onde há a proteção feita com o uso  de encriptação que são acessados usando um login e senha. Para que tudo isso aconteça, os provedores dos serviços agem com centenas de centros de dados ou data centers. Os equipamentos precisam de reparos e manutenção, mas, antes, os dados são copiados para diversas máquinas, que é o processo chamado de redundância que evita a perda de arquivos.

Armazenamento em nuvem como funciona: Armazenamento pessoal

Google Drive: Ele é um dos serviços de armazenamento mais populares do mundo e simples de usar. Com ele o usuário pode fazer trabalhos escolares, planilhas, apresentações de trabalhos, e etc, integrando os outros serviços oferecidos pelo Google, como o Google Docs, Sheets, Fotos, etc. As ferramentas que são disponibilizadas são muito parecidas com as populares como Word, Excel e PowerPoint.

Mas, também, há a forma offline, para mexer com os arquivos mesmo quando a internet cai. O espaço fornecido para esse tipo de armazenamento é de 15 GB de espaço gratuito, desde que o usuário possua um Gmail.

iCloud:O iCloud é o serviço de armazenamento em nuvem da Apple para os Macs, iPhones, iPads e iPod touch, como um backup para os equipamentos da marca. Porém, também, pode ser usado nos PCs. O usuário ganha 5 GB de espaço gratuito para armazenar fotos, vídeos, documentos, aplicativos, etc.

Dropbox: O Dropbox foi um dos primeiros serviços com a proposta de armazenamento na nuvem mais acessível para os usuários. Ele permite guardar todos os tipos de arquivos e com cada pessoa que você convida, é liberado mais espaço de armazenamento que pode ser de até 16 GB. Ele pode ser acessado pelo computador e pode ser instalado um aplicativo no smartphone e configurar para o salvamento automático de todas as fotos. A versão gratuita é de 2 GB de espaço.

OneDrive: O onedrive, também, é um dos serviços de armazenamento mais populares, simples e pode ser usado, assim como o Google Drive, podem ser feitos trabalhos escolares, planilhas, e etc. Ele é um serviço da Microsoft que permite o armazenamento de qualquer tipo de arquivo com liberação de espaço gratuito de até 5 GB de espaço.

Obs.: Os sites de rede social como Youtube, Facebook e Instagram, também, são considerados serviços de armazenamento em nuvem.

Armazenamento em nuvem como funciona: Por que usar

O uso de armazenamento na nuvem permite que os arquivos estejam organizados e seguros, sem riscos de perda ou problemas com vírus e, tendo acesso às informações a qualquer pelo celular, computador ou outro aparelho que pode ser usado para acessar a internet

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br