Benefícios do servidor em nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O servidor em nuvem é o conjunto de computadores e servidores, que estão compartilhados e interligados pela internet, com grande capacidade de fluxo no processamento, sendo que as tarefas ficam divididas entre as máquinas. Com o armazenamento feito pelo servidor em nuvem, aplicativos, arquivos e dados, não precisam estar instalados ou armazenados no computador ou em um servidor próximo. Pois tudo vai ficar disponível nas nuvens pela internet.

Como funciona o servidor em nuvem?

 Com o serviço em nuvem, todos os dados ficam armazenados em um local físico, mas não dentro do seu equipamento, mas, sim, em data centers distantes que pertencem ao servidor que foi contratado.

Os data centers ficam espalhados por todo o mundo e são guardados em vários níveis de segurança, tanto digital quanto física. Eles se interligam através da internet que propaga informações para vários servidores da mesma rede para que estejam sempre bem guardadas e seguras.

A comunicação do servidor em nuvem ocorre através do uso de dispositivos ligados à internet, como celular, computador, notebook, tablets, etc. Quando o usuário se conecta a um serviço, o computador tem acesso a uma porta e usa um protocolo para usar o servidor.

Os servidores usam login, senha e criptografia para restringir o acesso aos dados para garantir a segurança. Sendo que toda a informação enviada é dividida em vários pedaços para atrapalhar uma possível invasão de um hacker, porém essa divisão não precisa ocorrer no mesmo data center.

O que é criptografia?

A criptografia é o conjunto de regras e técnicas usadas para codificar informações, de uma forma que apenas as pessoas que tem a autorização pode acessá-las.

A sua função é impedir que o conteúdo das mensagens seja interceptado e decodificado por terceiros.

Vantagens de usar um servidor em nuvem

Custo de manutenção: O custo operacional para manter um servidor em nuvem é bem baixo e não há custo com gastos de manutenção. Dessa forma, os investimentos para atualização ou configuração se tornam desnecessários, pois tudo fica a cargo da empresa do servidor utilizado.

Usar um servidor em nuvem para o armazenamento é um processo mais viável economicamente.

Acessibilidade: A computação em nuvem permite uma ótima acessibilidade, pois as informações ficam em um data center e o seu gerenciamento de informações quando e onde quiser, apenas com o acesso à internet e os dados da conta para ter acesso a plataforma.

Eficiência: O servidor em nuvemotimiza os processos, proporcionando aos colaboradores mais tempo para gastar com outras atividades mais relevantes para a empresa. Quanto maior é a facilidade de acesso e otimização de atividades, mais eficiente será o processo de produção.

Custo-benefício: Uma das maiores vantagens desse tipo de armazenamento é que há um grande  custo-benefícios no processo. Quando você investe em um servidor em nuvem, todo o gerenciamento de dos da sua empresa é feito a partir de um data center.

Com isso, não é preciso gastar com licenças de software, hardware, energia elétrica ou equipamento, pois, tudo isso, pertence a parte física do servidor. Resumindo, fazer o armazenamento em nuvem ajuda a garantir a segurança de dados da sua empresa, gastando pouco com isso ao fazer esse tipo de gerenciamento de informações.

Espaço ilimitado: Ao contratar os serviços de um servidor em nuvem, você paga só pelo espaço de armazenamento que precisa. Quando você chega no limite contratado, basta pedir mais espaço, sem precisar realocar os arquivos.

Estabilidade: O servidor opera por 365 dias por ano, 24 horas por dia. Eles são constantemente monitorados e se aparecer alguma falha, o sistema faz o realocamento automático dos dados em outro servidor, com a integridade dos seus dados.

Segurança: Um servidor em nuvempossui variados tipos de recursos que ajuda a garantir a segurança de dados da sua empresa, através de softwares de criptografia de alta segurança. As suas informações ficam protegidas de possíveis contaminações por vírus ou invasões de hackers, assim como a plataforma de computação de nuvem, elas ficam a salvo de furto de equipamentos de um servidor físico.

Outro fator positivo é que as ferramentas fazem backup, assim, todos os seus arquivo ficam a salvo em outras plataformas de modo automático. Ou seja, aparecer algum erro ou falha no dispositivo que estiver sendo usado, assim, não haverá nenhum transtorno, pois haverá cópias de segurança em outro lugar.

Suporte e atendimento: Ao contratar os serviços de um provedor de nuvem, você já tem a sua disposição, como parte dos benefícios oferecidos, técnicos preparado para todo o suporte que precisar. Dessa forma, é possível garantir um funcionamento mais eficiente nas operações com atendimento dedicado em tempo integral com grande facilidade de gestão pelas empresas que precisam dos seus serviços funcionando 24 horas por dia, sem ter que se preocupar com qualquer interrupção inesperada.  

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br