Cinco principais tendências da área de TI para 2023

imagem

05 Janeiro 2023

imagem

O mercado atual está bastante pautado nas tendências da área de tecnologia. Saiba quais são e como você pode aplicar na sua empresa 

Ao mesmo tempo em que as demandas da área de tecnologia crescem exponencialmente, o mercado fica sem força de trabalho qualificada, quase que de forma concomitante. 

Não por acaso, uma das tendências da área de tecnologia para 2023 é o chamado Outsourcing de TI, ou seja, empresas que precisam muito da área da tecnologia (quase todas, atualmente), contratam uma outra empresa especializada em recrutar talentos da área. 

Se a estimativa da Gartner é de que até 2025, 60% das empresas deverão trabalhar com cinco ou mais tecnologias sem fio, pode-se praticamente comprovar de forma empírica o crescimento do setor, principalmente devido aos anos de pandemia de Covid-19. 

>> Tendências que impactam o mercado

Com isso, olhar para as tendências da tecnologia da informação para 2023 é, também, estar com a atenção voltada para o que o mercado pode esperar dos próximos 12 meses.  

Neste momento, em que as rotinas já voltaram ao normal, considerando que este normal é, muitas vezes, o trabalho híbrido ou totalmente remoto, o setor de tecnologia é muito promissor para jovens talentos. Como não poderia ser diferente, é imprescindível para o crescimento do mercado. 

Dito isso, continue lendo o artigo e conheça cinco das principais tendências da área de TI para 2023. 

>> Cinco principais tendências de TI para 2023

Business Intelligence

A tomada de decisão baseada em dados já virou padrão para pequenas, médias e grandes empresas. A grande questão aqui é que o Business Intelligence (BI) como software consegue analisar um grande volume de dados e, assim, ajudar na tomada de decisão e na prospecção de novas oportunidades. 

Analisar processos e comportamentos dos consumidores está entre as habilidades do BI. Ora, crescer baseada em dados concretos é o que toda empresa precisa.

Aliás, as interações entre máquinas (M2M) e entre máquina e ser humano também vão ficar ainda mais afinadas. Com a retomada do mercado, é importante estudar se sua empresa pode aproveitar a onda e reposicionar sua área de TI a partir do BI. 

Soluções por verticais 

Considere que na computação em nuvem, setores como saúde, manufatura, cadeia de suprimentos, agricultura e finanças estejam divididos em colunas, como em uma planilha. A partir destas verticais, empresas fornecedoras de cloud computing podem oferecer produtos específicos para cada uma dessas verticais. 

Assim, será possível criar rapidamente as soluções ideais para cada um do setor, considerando a flexibilidade, escalabilidade e segurança das informações em nuvem. 

Segurança Digital/IoT 

A cada dia, a Internet das Coisas (IoT) ganha mais espaço. Já não é uma novidade surpreendente uma geladeira que informe o que está faltando na lista de compras, por exemplo. 

No entanto, assim como a cibersegurança está atuando fortemente com questões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), novos parâmetros de segurança deverão ser pensados e criados para todo e qualquer dispositivo conectado à rede. 

Neste ponto, a inteligência artificial é a ferramenta ideal para ajudar as equipes de segurança responderem mais rápido aos ataques cibernéticos, além de antecipar mudanças e agir com prevenção. 

Sustentabilidade e tecnologia 

Sim, é imprescindível pensar na sustentabilidade em todo o cenário da tecnologia. O alto consumo de computação traz custos ambientais altos.  

Então, além de ações sustentáveis para o meio ambiente e o desenvolvimento da chamada “TI Verde”, a rotina da empresa também precisa olhar para relacionamentos sustentáveis.  

Ou seja, garantir um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo. Assim, é preciso que a liderança da empresa entenda a importância da sustentabilidade como um todo, inclusive considerando que cada vez mais investidores buscam por empresas com credenciais verdes, em diferentes áreas.  

Sistema Imunológico Digital (DIS)

Lembra que falamos sobre a segurança ser uma tendência ainda maior para 2023? Pois o Sistema Imunológico Digital parece ser um upgrade dessa segurança. Isso porque este sistema aprende com os ataques e se torna mais resiliente. Assim, o DIS (sigla em inglês), consegue ajudar o sistema a se recuperar mais rápido de falhas e incidentes. 

Engana-se quem acha que esta solução demora a chegar no Brasil. De acordo com o Check Point Research, o país registra, em média, 1540 incidentes por semana. É urgente uma tecnologia que melhore ainda mais a experiência do usuário que pode ter menos bugs, erros ou falhas de segurança.  

>> São “só” estas tendências?

Sabemos que foram elencadas diversas informações por aqui e você pode se perguntar, mas e assuntos como metaverso, blockchain, WEB 3.0… estão fora das tendências para o próximo ano? 

A verdade é que não! Estes assuntos continuam se desenvolvendo e ficando cada vez mais robustos e presentes nas nossas vidas. No entanto, entendemos que estas cinco tendências são como as bases para que todos estes outros assuntos possam se desenvolver. 

A Brascloud ajuda a sua empresa a ser flexível, ter escalabilidade e estar conectada às últimas tendências da área de TI, com autonomia e confiabilidade. Conheça nossos planos e esteja à frente do mercado. 

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br