Cloud computing e segurança cibernética

imagem

14 Março 2023

imagem

Investir em segurança cibernética é tão importante quanto investir na segurança física da sua empresa. Além de estar protegido de ciberataques, a força de trabalho da empresa fica atenta a outras demandas necessárias

Passar a utilizar o cloud computing como armazenamento e fluxo de trabalho no dia a dia, deixa a sua  empresa atualizada com o mercado de trabalho. No entanto, é necessário estar atento a um detalhe bastante importante: a cibersegurança da empresa, de quem trabalha com você e, claro, dos seus clientes. 

Os ciberataques crescem - e ficam melhores - na mesma velocidade que a área de TI se desenvolve. Logo, é necessário estar sempre atualizado para que a segurança de dados e informações esteja garantida. 

A segurança digital da sua empresa é tão importante quanto a física, e o investimento precisa ser considerado. A boa notícia é que existem ferramentas confiáveis e que ajudam você e sua equipe de TI a ficarem atentos às ameaças. 

Neste artigo, a gente te mostra alguns benefícios de investir em cibersegurança e porque isso te deixa à frente no mercado de trabalho.  

A importância da cibersegurança

Pode parecer mais do mesmo, mas a verdade é que a pandemia de Covid-19 fez com que a tecnologia avançasse muito, em pouco tempo. Por consequência, a cibersegurança precisou acompanhar tal evolução, para que empresas e forças de trabalho que conseguiram seguir seu dia a dia de forma remota, estivessem seguros de acessos indevidos a servidores, roubo de senhas, sequestro de dados, fraude em transações financeiras, entre tantas outras formas de ataque. 

Assim, é possível perceber que é a prevenção que combate a esse tipo de crime. E é exatamente este o papel da cibersegurança, que une procedimentos e técnicas variadas para proteger sistemas, programas, redes e equipamentos contra possíveis invasões. 

A partir de ferramentas, a cibersegurança garante que dados sejam acessíveis apenas para quem tem autorização e responsabilidade com a segurança da informação, com integridade, disponibilidade e confiabilidade para ter acesso a dados específicos. 

Ou seja, além de aplicações como a VPN e o Senha Segura, também é importante que toda a equipe esteja ciente da transformação digital, desde a mudança para a cloud computing até a diferenciação de acessos a dados e informações, de acordo com a responsabilidade de cada força de trabalho. 

Pessoas, processos e tecnologia

Engana-se quem acredita que a TI é feita apenas por inteligência artificial. Muito antes pelo contrário. Afinal, quem faz a programação da máquina é uma pessoa. Além disso, quem vai ter acessos a determinadas informações também é uma pessoa, que irá exercer seu trabalho. 

Assim, fica cada vez mais latente a interação humanidade vs. máquina. Precisa ser uma junção entre as duas expertises, para que o negócio tenha toda a atenção necessária. 

Não por acaso, as melhores práticas em segurança precisam estar atreladas à governança corporativa e compliance da empresa. Só então a força de trabalho saberá o que fazer e como executar as ações no caso de um ciberataque, por exemplo. 

Existe, inclusive, a adoção do ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA), que é o modelo de segurança da Norma ISO 27001, para que as organizações possam estabelecer, implementar, operar, monitorar e analisar criticamente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Certo! Mas quais são as vantagens de investir em cibersegurança? Você pode estar se perguntando. Bom, vamos a elas!

Benefícios da cibersegurança  

Se a computação em nuvem vai apenas evoluir, afinal, muitas pessoas e empresas querem continuar trabalhando de forma remota e digital first, a cibersegurança tende a ser um item cada vez mais relevante para as empresas. Assim, é importante ressaltar os benefícios da cibersegurança que, na prática, são:  

- Proteger a integridade de propriedades intelectuais; 

- Ajudar os gestores a se preocuparem mais com o negócio em si;

- Fazer com que os negócios continuem, mesmo em caso de desastres ambientais;

- Deixar a empresa em conformidade com normas e regulamentos.

Entre as soluções que são ideias para aumentar a segurança da sua empresa e dos seus dados, estão:

- controle de acessos, permitindo que funcionários tenham apenas o necessário para exercer suas atividades (tendo acessos privilegiados em casos estratégicos); 

- utilização de criptografia; 

- monitoramento e auditoria dos acessos, em caso de ciberataque; 

- análises em tempo real para identificar diferentes movimentações e agir antes do ataque;

- backups constantes. 

Estas são algumas das medidas que devem ser consideradas na hora de investir em cibersegurança.   

Garantir o trabalho remoto da sua equipe e, ao mesmo tempo, estar tranquilo com a segurança física e digital da sua empresa são características que a cloud computing possibilita para o seu dia a dia. 

Isso sem contar a relevância da computação em nuvem para as práticas de ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês), principalmente considerando o meio ambiente. Segundo um estudo realizado pela Accenture, o trabalho na nuvem tem a capacidade de reduzir a emissão de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. 

Com planos flexíveis e o suporte 100% brasileiro da Brascloud, você garante trabalhar de qualquer lugar que tenha acesso à internet, tem acesso a VPN para te ajudar na proteção dos dados e, ainda, coloca em prática o cuidado com o meio ambiente. Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções.    

https://brascloud.com.br/pt-br/servicos 

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br