Cloud computing: por onde começar?

imagem

24 Janeiro 2023

imagem

Conheça mais sobre a computação em nuvem e saiba como migrar a tecnologia da sua empresa e alavancar seus negócios

A cloud computing, ou computação de nuvem, é uma estratégia de TI capaz de modernizar processos e transformar o dia a dia de pequenas, médias e grandes empresas. 

A ideia dessa tecnologia é substituir os data centers localizados dentro de cada empresa e migrar para a utilização de um banco de dados e serviços na nuvem. Esse armazenamento é feito com base em servidores que ficam localizados em espaços da empresa prestadora do serviço. 

Quer saber mais sobre cloud computing e conhecer como realizar a migração no seu negócio? Confira algumas dicas no artigo abaixo.

» Definição de cloud computing

Antes de pontuar os principais passos para fazer a migração do servidor físico para serviços de computação em nuvem, é importante conhecer o conceito dessa tecnologia.

A cloud computing é um modelo que utiliza serviços de rede para disponibilizar recursos computacionais às empresas contratantes, como armazenamento de dados, hospedagem de servidores, sistemas de trabalho, entre outros. 

Dessa forma, a empresa contratante não precisa ter em sua estrutura um data center físico, economizando espaço e recursos financeiros, uma vez que toda a infraestrutura de armazenamento fica localizada nos servidores do fornecedor e os acessos são feitos de maneira remota.

Esses serviços de nuvem podem ser contratados de três formas diferentes:

» Nuvem pública, que utiliza o mesmo servidor para armazenar dados de diferentes clientes. É uma opção de bom custo-benefício e a responsabilidade pelo gerenciamento e pela infraestrutura é do provedor.

» Nuvem privada, onde os dados, a infraestrutura e os serviços são operados pela própria empresa dona dos dados.

» Nuvem híbrida, que une algumas características da nuvem pública e privada de acordo com a necessidade da empresa.

» Saiba como implementar a cloud computing na sua empresa

Agora que você já conhece o conceito e os tipos de nuvem que podem ser utilizados, confira algumas dicas para implementar a cloud computing na sua empresa.

» Faça o levantamento dos dados

O primeiro passo para iniciar a utilização da cloud computing é fazer um levantamento para saber o que será migrado para a nuvem. A equipe responsável pela transição deve definir quais dados, sistemas ou serviços serão utilizados por meio da cloud computing.

» Crie um planejamento e defina prioridades

Com o levantamento feito, os gestores devem classificar o nível de prioridade de cada parte da empresa que será transferida para a nuvem. A migração não precisa ser feita toda de uma única vez, portanto a mudança pode ser feita em etapas de acordo com as prioridades definidas.

» Escolha entre nuvem pública, privada ou híbrida

A terceira etapa é a definição de qual tipo de nuvem será utilizada. Cada tipo possui suas particularidades e serve para suprir diferentes necessidades da empresa. É preciso avaliar e definir qual modelo de cloud computing faz mais sentido para a realidade do seu negócio.

» Realize testes

Para ter certeza de que a escolha feita foi a melhor para sua empresa, faça testes com alguns colaboradores utilizando dados menos sensíveis e sistemas que não são cruciais para o funcionamento da empresa como um todo.

» Treine sua equipe

Com os testes feitos e o serviço de cloud computing aprovado, é importante capacitar os colaboradores da sua empresa para que todos tenham familiaridade com a nova dinâmica de trabalho.

» Acompanhe o fluxo de trabalho

As mudanças devem trazer melhorias significativas no dia a dia da empresa. Acompanhe a produtividade dos serviços realizados, verifique o funcionamento da nuvem e realize melhorias e adaptações sempre que necessário.

A cloud computing é uma excelente opção para quem busca mais praticidade e modernização de processos. Conte com os serviços e os profissionais da Brascloud para otimizar as atividades da sua equipe. Entre em contato e conheça nossos planos. 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br