Cloud computing: Será que é realmente caro?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Embora muito se fale sobre a tecnologia de cloud computing, é inegável dizer que esse tipo de ferramenta veio para ficar e tem ganhado cada vez mais espaço no meio empresarial.

Companhia de pequeno, médio e grande parte já tem a nuvem como parte fundamental de suas operações e estão aproveitando tudo que essa inovação pode oferecer para o melhor desenvolvimento de seus projetos.

Mesmo ganhando notoriedade pelas vantagens que oferece, ainda existem certas concepções ligadas a cloud computing que persistem até os dias de hoje. Uma delas, senão a principal, é que se trata de uma tecnologia excelente, mas muito cara e fora do alcance de pequenos negócios, e é exatamente sobre isso que quero tratar nesse artigo.

Será que é caro?

Alguns anos atrás, quando essa tecnologia ainda estava em desenvolvimento em nosso país, existiam poucas opções de empresas que forneciam esse tipo de serviço e, em sua maioria, os valores eram cobrados em dólares, o que assustava um pouco as empresas em sua reação inicial, por isso, os serviços de nuvem acabaram ganhando popularidade por serem caros.

Porém, quando colocamos todos os pontos que a contratação de um serviço nuvem cobre por escrito, conseguimos notar que, na prática, ele acaba sendo até uma forma de redução de custos. Seguem os principais fatores:

1. Custo de manutenção

Ao efetuar a contratação de uma plataforma terceirizada para hospedar seus dados na nuvem, existe uma redução drástica no custo com a manutenção e gerenciamento interno de equipamentos.

O que antes poderia precisar de uma equipe dedicada para gerenciar um servidor e manter os cuidados básicos necessários para que tudo funcionasse como deveria, agora deixa de existir.

A própria empresa que irá fornecer esse serviço para você terá total responsabilidade e cuidado com a parte física da hospedagem de seus dados, mantendo as ferramentas atualizada e o ambiente de trabalho seguro e estável para que não influencie em seu ritmo de trabalho. Só pela redução da dor de cabeça, já valeria o investimento!

2. Escalabilidade

Normalmente, quando um servidor começa a ficar obsoleto e as tarefas começam a demandar por mais do que ele consegue oferecer, é feito todo um processo de compra de novos componentes, horas com ele desativado para que seja feita a instalação de novas peças e dedicação para que ele volte a funcionar perfeitamente com os componentes atualizados.

Todo esse trabalho é cortado quando se trata de armazenamento na nuvem. Como se trata de uma máquina virtual dentro de um servidor que ultrapassa o valor necessário, aumentar o espaço em disco ou a quantidade de memória RAM disponível é uma tarefa que pode ser resolvida em poucos minutos e sem a necessidade de nenhuma alteração na parte física do servidor.

3. Pague apenas pelo necessário

Algo que é muito comum para as empresas quando pensam em montar um servidor interno é a adição de componentes que podem oferecer mais capacidade para possíveis necessidades futuras, fazendo um investimento inicial maior do que o absolutamente necessário.

Com os servidores na nuvem, você tem a opção de contratar somente o que realmente necessita e irá usar. Em vez de começar a utilização em uma máquina com especificações que ultrapassam o que era realmente necessário, você pode iniciar com um plano mais modesto, que irá suprir a necessidade, mas que não irá oferecer muitas sobras, e ir aumentando a capacidade de sua máquina virtual ao longo do tempo de acordo com aquilo que é demandado.

Dessa forma, seu investimento inicial cai bastante e você não se torna refém de componentes caros e demorados períodos para substituição dos mesmos. 

4. A tranquilidade de saber que está tudo nos conformes

Um ponto que não necessariamente impacta diretamente no valor do serviço, mas que, se mal cuidado, pode gerar grandes prejuízos, é a segurança dos dados.

Os servidores na nuvem seguem rigorosos padrões de segurança e estão sempre sendo avaliados, com testados para garantir que tudo esteja na melhor condição possível e não existam falhas de segurança que podem acarretar ataques maliciosos, vazamento de informações ou até mesmo uma perda das informações que estão armazenadas.

Mesmo não sendo algo que impacta no bolso em um primeiro momento, mas, como dizem, tempo é dinheiro, e precisar recomeçar todo o processo em um novo servidor por comprometimentos na segurança certamente demandará de várias horas de trabalho de sua equipe.

Caso você esteja interessado em saber mais sobre o serviço de cloud computing, nós da Brascloud estamos a sua disposição! Somos uma solução totalmente nacional, com suporte feito por brasileiros nativos, disponível 24/7. Oferecemos planos que encaixam em exatamente aquilo que você procura, para que dessa forma você consiga reduzir os custos de sua operação. Acesse o site e saiba mais!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br