Cloud computing, uma breve história sobre

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Cloud computing, essa é uma tecnologia que vem crescendo e se consolidando com o passar dos anos no mundo inteiro. As vantagens de migrar os dados da sua empresa para a nuvem são enormes e se você pensa em crescer o seu negócio, com certeza a nuvem tem que estar nos seus planos.

Através da cloud computing, você pode armazenar e gerir seus dados de onde estiver, necessitando de um computador com internet e o acesso de login adequado, isso facilita muito a vida de empresários, mundo afora, principalmente aqueles que possuem dados extremamente importantes ou que precisam de planos flexíveis para o seu negócio.

Neste post de hoje, vamos te explicar como surgiu essa ideia da cloud computing, uma história que veio para facilitar a vida de muitas pessoas e tenho certeza que você vai colocar a nuvem como uma das prioridades da sua empresa para os próximos anos.

Mas primeiramente, quem criou a cloud computing?

Apesar de a tecnologia ser nova, o conceito da cloud computing já é mais antigo. Alguns relatos históricos, dão conta que a ideia sobre esse modelo de armazenação de dados  surgiu no início da década de 60.

O cientista da computação norte-americano John McCarthy, que foi o inventor do termo inteligência artificial, fez a defesa da proposta de ?time-sharing?, ou podemos dizer computação por tempo compartilhado.

cloud computing

O cientista disse que a computação poderia permitir que uma máquina de computador pudesse ser utilizado de forma simultânea por dois ou mais usuários. Neste casso as pessoas poderiam realizar tarefas e aproveitar o tempo disponível dos recursos.

Na visão de McCarthy, esse compartilhamento poderia reduzir custos e, além disso, iria permitir o pagamento somente pelo período utilizado.

Essa teoria, com esse modelo, foi apresentado pelo cientista, durante um discurso no Massachussetts Institute of technology, nos Estados Unidos, no ano de 1961.

Nesse discurso, ele sugeriu a criação da utility Computing ou podemos dizer computação como serviço de utilidade pública, como exemplo deste tipo de serviço, podemos utilizar a água, energia, rede de esgoto, etc.

Já em 1962, Joseph Carl Robnett Licklider, do MIT, já falava sobre a criação de uma rede que seria interligada por uma rede de computadors, e nos anos de 1969, Leonard Kleinrock, cientista norte-americano que liderava o advanced research Projects Agency Network,, endossou o conceito de Utility Computing, do Cientista McCarthy.

De onde surgiu o nome Cloud Computing

A origem do nome cloud computing, vem  dos diagramas das antigas redes de dados ISN (Rede de serviços digitais) e frame relay, que foram projetadas por operadoras telefônicas.

Neste caso, a interligação entre ambas eram representadas por desenhos de nuvens, com o objetivo de sinalizar algo que estava fora do alcance das empresas.

O termo cloud computing, foi sinalizado pela primeira vez em 1997, em uma palestra que foi ministrada por Ramnath Chellappa. Muitas pessoas conhecem a cloud computing, como computação na nuvem, dados na nuvem e por aí vai, esse nome tem ficado cada vez mais frequente na vida das pessoas e espera-se que nos próximos anos fique ainda mais comum ouvir que uma empresa mantém seus dados na nuvem.

Hoje, a mais de 50 anos depois da declaração de John McCarthy sobre a computação como uma utilidade pública, temos a nuvem como um serviço que cresceu muito.

Esse produto começou a ser oferecido comercialmente por volta de 2008, com empresas de pequenos, médios e grande porte adotando este tipo de tenologia.  Nos dias atuais podemos dizer que esse serviço  praticamente já virou um serviço de utilidade pública, como disse McCarthy.

A tese de McCarthy se confirmou

A visão de McCarthy há 60 anos, acabou se cumprindo. Uma das vantagens que você tem ao contratar uma prestadora de serviços de cloud computing, é a opção de pagar só quando utilizar.

Você é que manda no seu investimento, caso sua empresa tenha uma necessidade um pouco maior, você pode investir de acordo. Posteriormente, caso você decida diminuir, seja a capacidade de armazenamento ou processamento, você tem total liberdade. Além disso, contratar um provedor, é bem mais barato que investir em estrutura para poder guardar seus dados na nuvem.

Você pode alugar um provedor terceiro, e desfrutar das vantagens com total segurança, flexibilidade e escabilidade. Lembrando que é importante pesquisar bem antes de escolher o provedor ideal para a sua empresa.

Caso você queira saber mais sobre cloud computing, ou tenha ficado interessado em crescer sua empresa e migrar seus dados para a nuvem, a Brascloud é uma empresa brasileira com servidor próprio aqui no Brasil. Podemos te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio, baseado nas suas necessidades, que tal dar um oi para a gente?

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br