Cloud data center ou servidor dedicado: qual escolher?

imagem

21 Julho 2023

imagem

Entenda as diferenças entre os dois modelos e saiba qual é a melhor opção para seu negócio

Ao pensar na estrutura de TI de uma empresa, um questionamento importante surge: qual tipo de servidor utilizar? No mercado existem dois modelos muito conhecidos, o cloud data center e o servidor dedicado e é comum que os gestores tenham dúvida na hora de fazer a escolha para implementar na sua estratégia.

Cada um dos modelos tem suas particularidades, portanto devem ser analisadas os conceitos de cada um, compreendidas as diferenças e só então deve ser feita a escolha de acordo com o que mais faz sentido para a realidade da empresa.

Quer saber mais sobre cloud data center e servidor dedicado? Confira detalhes sobre esses modelos no artigo abaixo:

>> O que é cloud data center?

Quando falamos de cloud data center, estamos falando de uma solução hospedada em nuvem. Ou seja, os recursos não encontram-se nas estruturas próprias da empresa contratante, mas sim nos servidores de um provedor e são disponibilizados em nuvem para que o cliente tenha acesso.

Esse modelo é considerado um IaaS (infraestrutura como serviço), com recursos oferecidos sob demanda e de acordo com a necessidade de cada cliente. Isso inclui a capacidade, o nível de desempenho, o processamento, entre outros detalhes. 

 

Conheça as vantagens de IaaS para o seu negócio 

 

Ao contratar uma solução de cloud data center, o provedor fica responsável por garantir a disponibilidade dos recursos do servidor (que pode ser utilizado por mais de um cliente) e o cliente fica responsável por fazer a gestão e configuração dos dados hospedados no servidor virtual.

>> O que é servidor dedicado?

O servidor dedicado, também conhecido como bare metal, é um modelo de data center baseado em máquinas físicas. Trata-se de um computador de uso exclusivo do cliente contratante no qual podem ser acessados os recursos, softwares, gerenciamento do armazenamento, entre outros.

Esse tipo de servidor tem tal nome justamente por ter os recursos dedicados ao cliente contratante. Toda a estrutura e a capacidade dos servidores dedicados é configurada dentro da necessidade específica de cada solução, sendo um serviço adaptado e flexível para cada cliente.

 

>> Diferença entre cloud data center e servidor dedicado

Agora que você já sabe o conceito de cloud data server e servidor dedicado, conheça um pouco mais sobre as principais características de cada um e entenda as diferenças entre os dois modelos:

 

» Custo benefício

Cloud data center: para soluções que não são de alta complexidade, o valor cobrado para uma estrutura de cloud é um excelente custo-benefício para empresas que não querem preocupar-se com estrutura própria de data center. Outro ponto importante quando falamos de valores é que ao optar por um serviço na nuvem, o cliente não precisa arcar com custos de aquisição e manutenção de equipamentos, nem com estrutura física disponível in loco.

Servidor dedicado: esse modelo é muito utilizado em soluções mais complexas, com um custo naturalmente mais elevado por contar com estrutura dedicada e exclusiva de uso do cliente. Com hardware poderoso para processamento e armazenamento de dados, o valor é bastante justo pelo serviço oferecido.

 

» Segurança

Cloud data center: um dos grandes diferenciais do cloud data center é que normalmente ele é hospedado em nuvem pública, onde diferentes usuários compartilham do mesmo espaço para armazenar e processar seus dados. Ainda assim, é uma solução segura onde cada usuário tem suas próprias credenciais de acesso que permitem chegar somente aos dados de sua propriedade.

Servidor dedicado: por ser um servidor dedicado e exclusivo, o espaço de armazenamento e processamento não é dividido com outros usuários. Sendo assim, a solução torna-se ainda mais segura, com controle total do cliente e administradores de TI.

 

» Escalabilidade

Cloud data center: soluções em nuvem normalmente são oferecidas em sistema sob demanda, ou seja, é cobrado por aquilo que é utilizado. Esse fator facilita muito a escalabilidade, uma vez que o desempenho e a capacidade da solução é adaptada de maneira rápida e fácil conforme a necessidade do cliente.

Servidor dedicado: por se tratarem de máquinas físicas, o ajuste das configurações e da capacidade requer manutenção desses equipamentos. Por isso, a escalabilidade depende da inclusão ou troca de peças, ou seja, cada vez que é necessário aumentar ou diminuir a capacidade da solução, é preciso realizar uma manutenção nos computadores.

 

Se você busca por uma empresa completa com uma equipe qualificada para auxiliar na escolha da melhor maneira de armazenar seus dados, a Brascloud tem a solução. Nosso time de especialistas está disponível para ajudar empresas a estruturarem as melhores estratégias de TI para seus negócios.

 

Clique aqui e entre em contato agora mesmo.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br