Cloud gerenciada

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Para as empresas, ter um sistema de gerenciamento de dados, que permita a elas armazenar suas informações sem precisar gastar com a aquisição de equipamentos é algo muito importante. Afinal de contas, para os negócios, sobretudo os pequenos, saber economizar com algumas despesas pode significar muito para a rentabilidade da empresa.

Uma das áreas que costuma aumentar os gastos são os periféricos. Um sistema de armazenamento em nuvem pode resolver problemas, como a aquisição de servidores ou mesmo de equipamentos como os HDs externos, e corrigir também vulnerabilidades que poderiam representar um risco à segurança dos dados armazenados.

Mas, você entende realmente como esse sistema funciona? Sabe como ele poderia ajudá-lo a melhorar o gerenciamento de dados de sua empresa? Se a resposta for não, fique tranquilo. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, e como ele poderá modificar a forma como sua empresa guarda os dados. Confira.

O que é a cloud gerenciada?

Antes de explicarmos o que é a cloud gerenciada, é fundamental falarmos sobre o conceito de computação de nuvem, afinal de contas uma só existe em função da outra.

Na cloud computing, ou computação em nuvem, todos os dados, sejam eles textos, fotos ou vídeos, ficam armazenados em servidores que integram uma rede de dados. Sem um endereço físico, essas informações podem ser armazenadas em qualquer lugar e com quase qualquer dispositivo. Seja ele um computador, um tablet ou smartphone, não importa.

A cloud computing dá acesso total a todos os dados salvos ali, permitindo que você recupere as informações até mesmo em caso da quebra dos periféricos onde os documentos estavam sendo produzidos.

E a cloud gerenciada?

Na cloud gerenciada, os dados continuam salvos em nuvem. Ou seja, você não precisa estar na empresa, utilizando o computador com que trabalha todos os dias, para ter acesso a eles.

Mas, aqui, há um nível muito maior de segurança. Isso porque o acesso aos dados só é permitido mediante a aplicação de uma senha ou outro código de identificação, informado apenas a pessoas autorizadas, como os empregados de sua empresa ou seus sócios.

Isso significa que, na cloud gerenciada, todas as informações estão arquivadas em um ambiente controlado, seguro e cujo acesso é permitido apenas aqueles que estão autorizados. Além de proteger o acesso à suas informações, a cloud gerenciada elimina as preocupações das empresas com a segurança do servidor onde estão os dados e até mesmo com o ambiente em nuvem, que em alguns casos pode ter alguma vulnerabilidade.

Por que a cloud gerenciada é melhor do que o serviço comum de cloud?

O ambiente de cloud computing tradicional é bastante seguro, mas ao contratar a cloud gerenciada, sua empresa ganha uma proteção a mais. Isso porque, quando você usa um serviço de cloud gerenciada, além da proteção da criptografia, na cloud gerenciada seu serviço de dados é completamente monitorado. O que isso quer dizer?

astante simples. Aqui, uma equipe especializada monitora a segurança de sua rede, em busca de ameaças que possam comprometer a integridade dos dados armazenados ali. É como se você tivesse, à sua disposição, um funcionário completamente comprometido em identificar ameaças de invasão e roubo de dados e sempre pronto para barrar essas ações, garantindo que sua rede esteja sempre intacta.

Atualizações constantes

Quando uma empresa opta pelo uso de um servidor físico, precisa constantemente fazer atualizações na ferramenta, para que acompanhe as mudanças tecnológicas, incluindo dos equipamentos.

Mas, quando o local utiliza uma ferramenta de cloud gerenciada, essa preocupação deixa de existir, pois a empresa que desenvolve o conceito é a responsável por fazer essas atualizações e otimizações constantes. Desta forma, sua empresa precisa se preocupar apenas em manter os dados constantemente armazenados no cloud gerenciado, assim nada se perderá, e seus funcionários poderão dar continuidade ao trabalho.

Quais as vantagens de um serviço de cloud gerenciada?

Mesmo com esses pontos positivos, algumas pessoas ainda têm dúvidas se devem mesmo contratar um serviço de cloud gerenciada para a sua empresa. Por isso, separamos mais algumas vantagens que tornam esse produto uma alternativa melhor do que ter apenas um servidor em nuvem. Quando você tem um serviço de cloud gerenciada, por exemplo, pode contratar um sistema que se adapte exatamente ao que você precisa.

Configurações, sistema operacional, aplicações e espaço livre. Tudo é direcionado às suas necessidades. Além disso, em um sistema de cloud gerenciada, a fornecedora do serviço é quem realiza tarefas como o backup e monitoramento dos dados.

Sua empresa precisará, apenas, informar quais as configurações deverão ser aplicadas e como estas serão configuradas. Por isso, se você tem um volume constante de dados e gostaria de ter sua rede sempre protegida de acessos indevidos ou mesmo garantir que seus arquivos estarão armazenados de forma correta, considere a contratação de um serviço de cloud gerenciada.

O que para alguns pode ser uma despesa, para você se mostrará um ótimo investimento, recuperável em pouco tempo.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br