Cloud server: o que é e quais são as vantagens

imagem

07 Agosto 2023

imagem

Em um cenário em que cada vez mais a cloud computing faz parte da rotina, buscar soluções que se encaixem no contexto traz muitos benefícios às empresas. Diante disso, algumas estratégias de hospedagem em servidores na nuvem estão ganhando destaque no mercado da TI e tornando-se importantes ferramentas na hora de fazer a gestão dos dados.

Além de ser uma solução que preza pelo custo benefício na hospedagem de informações, o cloud server tem muitas vantagens para quem o utiliza e tem um grande potencial para quem optar por essa modalidade.

Saiba mais sobre o cloud server no artigo abaixo e descubra se essa é a solução ideal para seu negócio.

O que é cloud server?

O servidor em nuvem, ou em inglês cloud server, é um modelo de computação de nuvem que une a capacidade de armazenamento e processamento de diferentes máquinas em uma só solução. Em um formato de sistema integrado, essa estratégia gera um desempenho superior, permite a distribuição mais organizada e assertiva dos recursos e torna os arquivos mais leves para hospedagem.

Sendo um modelo compartilhado de armazenamento, o cloud server direciona uma parte dessa capacidade para o serviço que o cliente necessita. Essa quantidade de espaço e processamento é oferecida de maneira virtual, ou seja, por meio da nuvem. 

Na prática, o cliente contrata o provedor de nuvem, hospeda seu site, aplicação ou conjunto de dados em determinado espaço da solução oferecida e o restante da capacidade geral do cloud server é direcionado para outros clientes que contratam o serviço.

As vantagens do cloud server 

Adotar o cloud server como modelo de servidor pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Com um conceito que traz robustez, segurança e praticidade, usuários que optarem por essa tecnologia têm grande valor agregado aos negócios.

Conheça as principais vantagens do cloud server:

Flexibilidade

Além da praticidade de poder acessar os arquivos armazenados na nuvem de qualquer lugar, os usuários do cloud server contam com o benefício de ter uma solução flexível. Isso porque a capacidade de armazenamento e desempenho do servidor varia de acordo com a necessidade, trazendo a qualidade que a empresa precisa diante de cada situação. 

Economia

Ainda que seja um sistema que traga robustez e alta capacidade, o custo benefício das soluções de cloud server é um grande diferencial. Por contarem com um servidor totalmente hospedado na nuvem, as empresas que contratam esse tipo de modelo não se preocupam com estrutura física in loco e, dessa maneira, economizam em equipamentos, manutenção e adequação de espaço.

Além disso, da mesma maneira que a solução se adequa às necessidades de desempenho, o custo pode se encaixar no orçamento diante do tamanho da empresa e da capacidade de investir em determinada tecnologia.

Segurança

Como já sabemos, com os servidores em nuvem os usuários não precisam se preocupar com o espaço físico in loco. Além de gerar economia, essa característica também agrega segurança na solução, pois em caso de sinistros, problemas por condições climáticas, tentativas de invasão ou falhas, o servidor em nuvem conta com sistemas de redundância e backup.

Desempenho

Com uma solução com alta disponibilidade, flexibilidade, segurança e escalabilidade, o bom desempenho da empresa só tem a aumentar. Uma solução eficiente como o cloud server permite a otimização de recursos e mão de obra, aumentando a produtividade da equipe com foco em atividades que são estratégicas para o negócio.

Quer saber mais sobre esse modelo de servidor em nuvem? Entre em contato agora com nosso time de especialistas e conheça soluções que podem ajudar sua empresa a alavancar os negócios.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br