Como encontrar um provedor de data center no Brasil?

imagem

06 Novembro 2023

imagem

Atualmente, tanto planejar o orçamento anual da sua empresa quanto decidir o melhor parceiro em data center para as demandas do seu dia a dia são ações que têm igual importância entre si. Afinal, estas decisões são essenciais para gerir de maneira mais eficiente e segura o seu negócio. 

Dessa forma, contratar um serviço de data center sobre o qual você entenda e que precisa seguir as regras do mesmo país em que está a sua empresa, pode fazer a diferença inclusive na economia do seu negócio ao final do mês. 

Neste artigo vamos te mostrar como encontrar um provedor de data center no Brasil e quais as vantagens de ter esse parceiro comercial no país em que está a sua empresa.   

 

A importância do data center

Grandes, médias e pequenas empresas precisam ter um ambiente seguro e eficiente para sua força de trabalho e os sistemas que gerem todos os dias. Com o avanço diário das ferramentas tecnológicas, armazenar, gerenciar e proteger dados críticos são atividades corriqueiras mas, que ao mesmo tempo, demandam atenção. E é aí que entram os provedores de data centers. 

Por terem um ambiente seguro, que permite que as empresas concentrem suas principais operações e que garantem um acesso remoto, os data center são serviços bastante procurados, mas nem sempre é fácil saber qual contratar.

 

Encontre um data center no Brasil

Entre as vantagens de contratar um data center no Brasil, está a latência reduzida, que considerando a localização do data center, garante tempos de resposta mais rápidos para os usuários finais, o que é realmente importante para aplicativos e serviços que dependem de comunicações em tempo real.

Ser guiado pela legislação local também é um grande benefício, afinal, as empresas que operam no Brasil devem cumprir regulamentações específicas do país. Um data center local, garante o cumprimento das leis de proteção de dados, como a LGPD, e outras regulamentações relevantes para a mesma região.

Outra grande vantagem é ter um suporte técnico próximo. Saber que uma equipe especializada pode resolver rapidamente qualquer problema de hardware ou conectividade, por exemplo, é tranquilizador. Se essa equipe for multidisciplinar, então é ainda melhor. 

Afinal, quanto maior for o conhecimento dos profissionais que atuarão no seu data center, mais personalizado fica o serviço, o que é também é outro benefício.Quanto mais atenta a equipe estiver às demandas da sua empresa, mais poderá atendê-la de forma eficiente. 

Certifique-se da escalabilidade do provedor de data center, para que ele possa atender às suas necessidades atuais e futuras, considerando o crescimento da sua empresa.   

A redundância e a segurança dos data centers locais são itens de extrema relevância. Geralmente, estes provedores oferecem níveis avançados de redundância com uma variedade de opções de conectividade, que é essencial para a comunicação eficiente de dados. 

Além, é claro, da segurança física e digital que precisam contar com medidas rigorosas como o controle de acesso e vigilância por vídeo, e proteção contra ameaças cibernéticas, que vão garantir que os dados permanecerão seguros e disponíveis, mesmo em situações de emergência.

Todas essas ações são importantíssimas frente a uma atitude transparente de negociação. Não deixe de perguntar suas dúvidas, faça questão de compreender tudo o que está sendo dito. 

Mostre que a intenção é fechar uma parceria a longo prazo e que, para tanto, é preciso conversar com honestidade e confiabilidade tanto na equipe quanto na infraestrutura que a empresa está dizendo ter, inclusive a questão do suporte técnico 24x7, que é essencial.  

 

Tipos de Data Centers

Agora que entendemos os principais benefícios e características dos provedores de data center no Brasil, é importante saber os tipos disponíveis e qual é o melhor para a sua empresa. 

 

  1. Colocation

Oferece espaço físico, energia, resfriamento e conectividade para empresas que desejam hospedar seus próprios servidores e equipamentos de TI. 

Por ter uma infraestrutura compartilhada, empresas de diversos tamanhos podem alugar um espaço neste tipo de data center, que é ideal para quem quer controlar seus servidores, mas não quer gerenciar a infraestrutura física.

 

  1. Data Centers Privados

Sejam construídos pela empresa (on-premises) ou contratados de terceiros, os data center privados sugerem controle total e personalização da infraestrutura, mas requerem um investimento significativo em capital e manutenção. 

Assim, empresas com alta demanda de recursos e que precisam de total controle sobre a infraestrutura muitas vezes optam por data centers privados.

 

  1. Data Centers Compartilhados

Muito próximos aos data centers de colocation, mas com serviços adicionais, como servidores virtuais, armazenamento em nuvem e serviços gerenciados. 

 

  1. Data Centers em Nuvem

Os cloud computing, como também são conhecidos os data centers em nuvem, talvez sejam os mais populares, pois são oferecidos por gigantes como o Azure, da Microsoft, com serviços de infraestrutura e aplicativos pela internet. 

Neste caso, vale lembrar que apesar de a infraestrutura física estar localizada em data centers em todo o mundo, as empresas brasileiras podem acessar recursos de nuvem remotamente. 

 

  1. Hyperscale

Adotado por empresas como o Google, Facebook, Apple, Amazon, é a solução ideal para empresas que estão expandindo rapidamente. Sua arquitetura é capaz de redimensionar e acompanhar o aumento da capacidade de processamento de dados, memória, recursos de armazenamento, entre outras ferramentas. 

 

  1. Enterprise 

Apesar de ter uma estrutura similar ao do Hyperscale, é um data center menor, gerenciado pela equipe de TI própria da empresa que constrói a infraestrutura dentro ou fora de uma organização. 

É um modelo bastante procurado pelas empresas e a tendência é aumentar esta procura pelos próximos anos. 

 

  1. Edge

Este é um data center comum, mas que com uma estrutura menor, localizada próximo dos usuários finais. Assim, reduz ruídos e atende demandas de Big Data como Spotify, Netflix, Internet das coisas, entre outros exemplos.

São vários os fatores que pedem atenção quando o assunto é contratar data center para a sua empresa. Uma coisa, no entanto, todos esses provedores precisam ter em comum, para que você considere a contratação: certificação. 

Estes documentos são concedidos por instituições que têm autoridade global no segmento de TI. Assim, as empresas estão sempre atualizadas quanto às novidades do setor e podem garantir a confiabilidade da infraestrutura e da segurança, além de identificar problemas e soluções de forma rápida, reduzindo falhas. 

A equipe especializada da Brascloud pode ajudar a sua empresa a escolher o melhor data center, que vai atender às demandas do seu negócio e, o melhor, sem surpresas financeiras ao final do mês. Entre em contato, será um prazer lhe ajudar. 

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br