Como fazer a transformação da sua empresa para o cloud computing

imagem

06 Dezembro 2022

imagem

Utilizar diferentes recursos sob demanda e de forma remota é indispensável para o modelo de trabalho atual. Entenda como o cloud computing pode ajudar a sua empresa e como fazer a migração para este modelo de computação 

A transformação digital é necessária para pequenas, médias e grandes empresas. Já não dá mais para negar esta realidade ou tentar levar a empresa sem que ela tenha recursos de acesso, segurança e recuperação de dados, em caso de algum desastre, à distância de um clique. 

A computação em nuvem possibilita estes recursos e mostra-se cada vez mais necessária para o dia a dia das empresas. Afinal, a Cloud Computing é um modelo de operação computacional que possibilita usar diversos recursos sob demanda, que podem ser compartilhados ou liberados rapidamente e com o mínimo esforço. 

Quem é dono/dona de empresa sabe: ou você se adapta ao novo mercado ou não estará no páreo para concorrer com quem enxerga à frente. Na hora de tomar uma decisão, é necessário analisar dados e reunir as informações para seguir no caminho que faz sentido para o crescimento do seu negócio. 

A rápida evolução tecnológica que aconteceu na última década, reflete na rotina das empresas, que puderam evoluir com as facilidades que a IoT, o processamento de dados dos clientes, os aplicativos digitais e a segurança cibernética trouxeram. 

Durante a pandemia de Covid-19, então, a evolução tecnológica deu um salto ainda maior, mostrando que o acesso remoto à informação e a facilidade de recursos são imprescindíveis para a sobrevivência da empresa. 

Neste artigo, você vai entender como funciona, quais são os benefícios e como realizar de uma vez por todas a migração dos dados da sua empresa para a nuvem. 

>> Como funciona o Cloud Computing

O Cloud Computing funciona a partir dos servidores interligados da empresa que presta serviço em nuvem. Estes servidores são flexíveis o suficiente para se ajustar às necessidades de processamento, espaço, memória e banda de cada cliente. 

Assim, a empresa paga para que este espaço e sua funcionalidade estejam disponíveis para ela a hora que for necessário. 

Entre os principais serviços de nuvem estão a Infraestrutura como Serviços (IaaS), a Plataforma como Serviço (PaaS) e o Software como Serviço (SaaS). 

>> Saiba mais sobre IaaS: 

https://brascloud.com.br/pt-br/blog/conheca-as-principais-vantagens-da-iaas-para-seu-negocio 

Além disso, os estilos de nuvem dividem-se entre Nuvem Pública, Nuvem Privada e Nuvem Híbrida. 

A escolha entre os estilos de nuvem e qual serviço adotar, é uma análise feita pelo gestor da empresa, ao tomar a decisão de fazer a migração para o Cloud Computing. 

>> Benefícios da Computação em Nuvem 

O movimento de migração para a nuvem é global e existem motivos para isso. Entre os benefícios da computação em nuvem, está a redução de custos da empresa. Afinal, o contrato com um servidor de cloud computing é pontual, sendo dispensável o espaço físico para manter a estrutura de armazenamento de dados, como acontece com o data center, por exemplo. 

Além disso, ainda é possível aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento da empresa de forma prática e muito ágil; o suporte para este tipo de serviço é 24 horas por dia e o armazenamento é ilimitado. Caso seja necessário um banco de dados maior, o cliente precisa apenas solicitar a partir da plataforma, devido à escalabilidade do sistema. 

Assim como o backup de dados sensíveis é muito mais prático e rápido de ser feito, a facilidade de acesso a qualquer informação também não fica de fora dessa agilidade. Basta estar conectado à internet para ter acesso aos dados que estão na nuvem. 

Agora que você já entendeu o que é a cloud computing, como ela funciona e quais são os benefícios dela, vamos te contar como fazer a migração para a nuvem.   

>> Como fazer a migração para a nuvem

É importante ter em mente que todo o time da empresa precisará ser envolvido no processo de migração para a nuvem. 

No entanto, este movimento precisa contar com o apoio da área de TI da empresa. Afinal, cada gestor de área entende melhor que qualquer outro profissional os dados e documentos mais relevantes que devem ir para a nuvem, mas as dúvidas que podem surgir ao longo do caminho podem ser mais direcionadas ao profissional da área. 

Tendo em vista o engajamento da força de trabalho, siga o passo a passo abaixo: 

- Cada área da empresa deve fazer um levantamento do que precisa ir para a nuvem. Como essa migração pode acontecer ao longo do tempo, faz sentido elencar quais são os documentos que devem ir primeiro para a nuvem. Assim, é possível ter uma noção de como começar a migração; 

- A migração exige teste, análise, identificação e solução de problemas. Por isso, é essencial estabelecer as etapas de migração para a nuvem; 

- A partir de uma análise com todo o time, entenda qual o melhor tipo de nuvem para a sua empresa; 

>> Entenda o porquê de utilizar uma nuvem pública: 

https://brascloud.com.br/pt-br/blog/por-que-usar-um-provedor-de-cloud-publica 

- Fornecedores de cloud computing precisam oferecer, no mínimo, backup, criptografia e garantias em situações de falência ou venda da empresa. Atenção a estes detalhes na hora de escolher um fornecedor; 

- Como o time estará envolvido, é importante que os gestores saibam quem poderá ter acesso a quais dados e quais funções as pessoas poderão exercer. O plano de integração do cloud computing é uma das ferramentas de segurança da informação da sua empresa; 

- Se você optar por fazer uma migração para a nuvem de forma parcial, preveja a integração entre informações locais com o servidor remoto;

- Antes de informar todo o time de como ficou organizada a nuvem da sua empresa, faça testes de segurança e desempenho com dados menos sensíveis; 

- Treine toda a sua equipe para entender a solução na nuvem e saber quais são os acessos e a dinâmica da empresa. Assim, todos poderão manter as boas práticas e saber como seguir com segurança. 

Seguindo o passo a passo indicado, é possível fazer a migração para a cloud computing de forma organizada e dinâmica. O profissional de TI da sua empresa pode adaptar as dicas à realidade do seu negócio.


Conte com a Brascloud para realizar a migração da sua empresa para a computação na nuvem. Além das vantagens citadas acima, ainda garantimos autonomia na hora de montar seu modelo de cloud computing e flexibilidade para mudar seu plano a hora que você quiser. Conheça nossos planos.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br