Como fazer uma migração de sucesso para a nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O empreendedor moderno está sempre a procura de boas oportunidades comerciais, sejam elas para a abertura de um novo negócio ou para a expansão daqueles que já estão estabelecidos, com isso, a utilização de softwares e plataformas digitais se tornou necessidade para o gerenciamento e controle das informações e dos processos dentro de uma empresa.

Uma tecnologia que acabou crescendo muito, em conjunto com esse processo de informatização, foi a utilização dos servidores em nuvem para aprimorar e agilizar as atividades empresariais.

O que antes era, por muitos, chamada de febre, a computação em nuvem de tornou aliada e fundamental para milhões de empresas ao redor de todo o mundo.

Além de ser uma forma mais barata de manter dados armazenados e gerenciar aplicações e programas, essa tecnologia oferece a possibilidade de escalar e ser expandida de acordo com a necessidade do cliente em questão.

Entretanto, quando se trata da implantação de uma solução de nuvem dentro de uma empresa, é fundamental que se tome atenção a diversos fatores para que essa ação possa ocorrer sem grandes dores de  cabeça. Nesse artigo, vamos citar alguns dos principais pontos e trazer dicas para que sua migração para a nuvem seja um sucesso!  

1. Certifique-se que esse é o momento certo

A migração para um servidor na nuvem não é uma tarefa simples e irá exigir bastante tempo e disposição de sua equipe.

Coloque todas as cartas na mesa e entenda as demandas que essa atividade terá, se esse é o momento certo para o seu negócio ou se, talvez, seja necessário aguardar mais para evitar que a migração acabe sendo feita de forma acelerada e pouco cuidadosa.  

2. Tenha um planejamento

É fundamental que você tenha todas as etapas desse processo bem planejadas e preparadas, tenha certeza de quais serviços ou conteúdos serão migrados e a ordem que tais ações precisam ser executadas.

Pesquise informações e tire todas as suas dúvidas com a empresa que irá fornecer o trabalho de nuvem para você.

3. Tente não afetar a equipe

Procure métodos de preparar suas operações na nuvem de maneira que ela minimize o impacto em sua equipe.

Caso uma ferramenta importante seja o alvo dessa migração, procure trabalhar com uma versão similar em paralelo para que não seja necessário travar a rotina de trabalho de sua equipe.

Caso se trate de uma migração de informações e conteúdos constantemente usados, pensem em operar a migração fora do horário comercial, muitas das plataformas oferecem um atendimento vinte e quatro horas e dessa maneira sua equipe consegue trabalhar com mais tranquilidade

4. Procure profissionais experientes

Caso seja sua primeira experiencia com uma migração na nuvem, procure, se possível na sua equipe, por profissionais que tenham executado tal operação anteriormente e ouça dele todos os contratempos que acabaram acontecendo e as soluções que foram encontradas.

Dessa forma você estará preparado para o famoso acaso, pronto para agir em situações que não foram previstas, mas que, por se tratar de um processo bastante delicado e minucioso, tendem a acontecer.

5. Teste tudo!

Após a migração, sua próxima tarefa é testar e tudo que fora feito anteriormente.

Seja a função mais simples ou a mais complexa, dessa forma você pode descobrir pontos que precisam de atenção antes mesmo deles virem a falhar, se antecipando ao erro e ganhando tempo para a sua equipe lá na frente. 

Dependendo da escala da migração, talvez seja necessário de um outro profissional, para que juntos vocês tenham a certeza de que sua migração foi um sucesso.

6. Se necessário, treine a sua equipe antes de migrar para a nuvem

Talvez a dica mais obvia dessa lista, mas dependendo do que fora incluído nessa migração, pode ser que seja interessante treinar sua equipe, apresentar as mudanças e dar a oportunidade a ela a tirar as dúvidas já de antemão.

Uma equipe profissional bem treinada saberá como utilizar ao máximo as ferramentas e melhorar sua rotina de trabalho a isso. Uma equipe que não tem um treinamento correto, dificilmente conseguirá extrair tudo que as ferramentas poderão oferecer e isso acaba tornando seu investimento, tanto monetário quanto de tempo, um desperdício. Mesmo que você siga essas dicas à risca, escolher qual é o serviço de nuvem ideal para o seu negócio também é um fator crucial para tornar sua migração um sucesso.

A Brascloud oferece uma solução em nuvem totalmente nacional, com planos flexíveis, cobranças em reais brasileiros e um suporte disponível a toda hora, oferecido por brasileiros nativos. Acesse o site e confira já como a Brascloud pode ajudar o seu negócio!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br