Como funciona cloud computing

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tendência que veio para ficar. Permitindo o armazenamento de informações em servidores remotos e com dados que podem ser consultados de qualquer lugar via internet, esse sistema ganhou adeptos dentro e fora do mundo corporativo.

Prova disso são os servidores de e-mail ou os sites que oferecem a possibilidade de os internautas guardarem textos, fotos ou vídeos sem precisar ocupar a memória de seus celulares ou computadores com os arquivos.

Mas, apesar de ser tão popular, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da cloud computing. É o seu caso? Você tem uma vaga noção sobre o que seja essa tecnologia, mas gostaria de entendê-la melhor? Então acompanhe esse texto.

Aqui vamos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre a cloud computing, uma tecnologia que faz parte de nossas vidas. 

O que é a cloud computing

A cloud computing, como acabamos de mencionar, é um sistema que permite o armazenamento de informações em servidores que estão fora do plano físico. Esses dados podem ser acessados sempre que a pessoa precisar, de qualquer lugar e com múltiplos dispositivos.

Ao contrário da memória de um computador ou de um HD externo, por exemplo, na cloud computing, a capacidade de armazenamento não é algo definido.

Ela é elástica. Ou seja, pode ser aumentada sempre que for necessário. Na computação em nuvem, todos os dados são acessados rapidamente, e o internauta consegue, inclusive, saber qual a velocidade de comunicação com o servidor, como as informações são processadas e quantas pessoas usam essa ferramenta.

Esses últimos dados são fundamentais para empresas que usam essa ferramenta diariamente, como os bancos. Com o desenvolvimento das plataformas online, é cada vez maior a demanda por espaço e velocidade de compartilhamento de informações.

Além disso, a cloud computing pode ser utilizada para que algumas tarefas cotidianas sejam executadas mais facilmente, caso da contabilidade e da análise de dados, que utilizam a nuvem para hospedar os dados de diversos clientes e fazer operações em poucos segundos. O uso dessa tecnologia, além de agilizar o processamento de dados, permite que diversas empresas utilizem ferramentas online sem a necessidade de instalações ou da aquisição de licenças, tornando o processo mais prático, rápido e barato.

Como a cloud computing funciona?

Para muitas pessoas, como o usuário comum, a cloud computing funciona de uma maneira simples: dados são inseridos em um servidor virtual e, com a senha correta, essas informações podem ser acessadas rapidamente, de qualquer lugar e plataforma.

Esse conceito até esta correto, se pensarmos no usuário doméstico. Quando a cloud computing é utilizada no ambiente corporativo, a explicação muda. Afinal, existem outros tipos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de negócio.

A cloud computing privada, por exemplo, é uma rede em nuvem desenvolvida para apenas um único usuário. Essa pessoa tem acesso a uma rede exclusiva, onde armazena dados e tem acesso totalmente seguro. Em geral, a cloud privada é utilizada por empresas que preferem manter seus dados em uma rede fechada, sem acesso da concorrência.

Já a cloud computing pública é a utilizada por boa parte das plataformas que conhecemos. Aqui, todo a infraestrutura de funcionamento e as aplicações necessárias para o seu uso são contratadas por várias pessoas ou empresas. Esses contratantes compartilham todos os componentes da rede, mesmo que os utilizem de forma individual.

É importante deixar claro também  que a cloud computing pública, mesmo que contratada por várias pessoas, não permite que uma empresa tenha acesso a plataformas ou dados de outra. Todo o acesso é feito via login e senha individuais, da mesma forma que fazemos com nosso e-mail pessoal ou corporativo, por exemplo. Mesmo estando armazenados em nuvem, não conseguimos acessar os dados de terceiros caso não tenhamos permissão para isso.

Por fim, existe a cloud computing híbrida. Utilizando mais de um tipo de serviço, essa rede mescla uma estrutura pública e uma privada, e pode ser utilizada por empresas que possuem uma rede fechada mas, em alguns momentos, querem deixar seus dados abertos,seja porque precisam multiplicar sua rede ou porque o espaço atual é insuficiente.

Como uma empresa pode adotar a tecnologia de cloud computing em seu dia a dia?

Agora que você conhece todos os benefícios dessa tecnologia e como ela funciona, é hora de saber como uma empresa que deseja utilizar a cloud computing pode aplicá-la em seu dia a dia.

As empresas podem utilizar, por exemplo, o serviço de IaaS, ou infraestrutura como serviço. Aqui, uma empresa terceirizada é contratada para que seja implementada uma infraestrutura em computação. Essa prestadora de serviço fornecerá o hardware e o software necessários para que a cloud funcione, além de fazer sua configuração.

Por ser um serviço mais barato, ele é uma boa pedida para empresas que precisam da nuvem, mas não podem gastar muito. Há ainda outros tipos de serviços que podem ser contratados em nuvem, como plataformas ou softwares.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br