Nuvem pública: como pode ajudar a sua empresa

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Nuvem pública é a nuvem mais utilizada pelas empresas do Mundo inteiro. Esse modelo de Cloud computing é talvez o que te dê maiores vantagens de utilização, lembrando que é importante ver se esse modelo realmente atende as necessidades da sua empresa.

As nuvens públicas podem ser exatamente o que você precisa para garantir uma maior produtividade da equipe e uma competitividade muito maior do seu negócio.

No post de hoje, vamos te mostrar como a nuvem pública pode te ajudar, suas vantagens e desvantagens, e se vale a pena investir nesse modelo de cloud computing. Vamos lá?

Mas o que é nuvem pública e qual o seu funcionamento?

No atual mercado de cloud computing, temos três modelos de nuvem que são mais utilizados: nuvem pública, nuvem hibrida e nuvem privada.

A nuvem pública, que é a que vamos focar neste artigo, é talvez a mais comum e a mais utilizada atualmente. Nesse modelo de contrato, a empresa prestadora de cloud computing mantém a infraestrutura de TI e aloca seus recursos de computação e armazenamento para diversos clientes de forma simultânea.

Um exemplo que talvez você já ate utilize, é o Google Drive, embora seja totalmente desenhado para uso pessoal de cada um. Se você contratar a nuvem pública, a empresa contratada virtualiza diversos itens, como: softwares, plataformas e infraestrutura, dentro claro, de todo o sistema remoto, totalmente independente e isolada de outros clientes da empresa.

Você vai receber em recursos o que contratou e poderá alterar esse plano de acordo com as suas necessidades de demanda.

Principais vantagens e benefícios da nuvem pública

Mas, porque a nuvem pública é a mais procurada do mercado? Vamos logo as principais vantagens desse modelo de cloud computing.

É importante destrincharmos algumas dessas principais vantagens que geralmente diretores e gestores buscam na hora de contratar um serviço de nuvem.

Você vai reduzir custos com a nuvem pública 

Contratando um serviço de cloud pública, você não precisa investir em equipamentos caros, manutenções, atualizações e rotinas de backup.

Essas obrigações ficam todas por conta da empresa que você contratar, com uma estrutura própria você iria gastar muito verba e ainda ter uma equipe responsável por tudo isso.

Dessa forma você economiza verba para colocar outros projetos em prática, sobrando um investimento que você não teria caso sua estrutura fosse totalmente física.

É importante lembrar, que você só paga pelo que utiliza, logo fique tranquilo, você não vai contratar um plano engessado, muito pelo contrário, você vai adquirir um plano flexível com investimentos de acordo com as suas necessidades de demanda.

A nuvem pública é segura?

Existem alguns mitos a respeito da nuvem pública não ser a mais segura do mercado, porém não passa de mito. Vou usar aqui, uma analogia bem simples e prática, você prefere guardar seu dinheiro de baixo do colchão ou em um banco?

Provavelmente você prefira colocar seu dinheiro no banco. Isso ocorre porque você tem mais segurança em uma agência bancária, os bancos têm sistemas de segurança muito rigorosos e é por isso que você guarda o seu dinheiro lá.

Na nuvem pública também é assim, por mais que você esteja com seu dinheiro na sua casa e sobre os seus olhos, você ainda pode estar sujeito a ameaças e roubos.

Migrando seus dados para a nuvem pública você escolhe um sistema totalmente seguro e com possibilidade de backup para poder reparar qualquer problema.

Flexibilidade

Quando você transforma seu investimento de infraestrutura em serviço, você garante uma flexibilidade essencial para qualquer empresa em um mercado que se altera muito e de forma rápida, esse inclusive pode ser um diferencial para te diferenciar dos seus concorrentes.

Na nuvem pública, você pode investir só para o que precisa, em períodos mais difíceis, talvez você precise de planos mais baratos e em períodos de altas demandas você precise de maiores capacidades de desempenho e armazenamento.

Existe alguma desvantagem deste modelo de nuvem?

Podem existir sim desvantagens na utilização deste tipo de nuvem, mas estas estão mais associadas à qualidade do provedor que você contratou, por isso é importante analisar bem antes de contratar esse tipo de serviço.

Portanto, a questão se existe ou não uma desvantagem, da nuvem pública, está mais associado a suas necessidades de demanda. Se você tiver uma empresa gigantesca, por exemplo, que possa investir valores extremamente altos com infraestrutura, talvez a nuvem privada seja melhor para você, mas caso contrário a nuvem pública é o modelo mais indicado para a sua empresa.

Eai, gostou do nosso conteúdo de hoje?

Caso você tenha alguma dúvida sobre a nuvem pública é só entrar em contato com a Brascloud, que é especialista aqui no Brasil neste modelo de nuvem.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br