Conheça as principais vantagens da IaaS para seu negócio

imagem

01 Dezembro 2022

imagem

A infraestrutura como serviço é uma solução que traz economia, versatilidade e segurança para sua empresa

A cloud computing tem uma ampla variedade de serviços que facilitam a rotina dos profissionais de TI e trazem benefícios às empresas que os adquirem. Com soluções que resolvem os mais diferentes tipos de necessidade, a tecnologia em torno da nuvem tem potencial transformador para qualquer negócio.

Entre as tecnologias que envolvem a cloud computing, a IaaS está se mostrando uma excelente solução para empresas que desejam diminuir a infraestrutura interna de TI dentro do espaço físico da corporação.

Saiba mais sobre esse termo e conheça as vantagens de adotar a infraestrutura como serviço. 

>> O que é IaaS?

O termo em inglês "Infrastructure as a Service" significa infraestrutura como serviço e tem como objetivo fornecer a solução de recursos de TI em nuvem, sem necessidade de ter um espaço físico para que os servidores sejam alocados.

Na infraestrutura como serviço, a empresa que oferece a solução disponibiliza o hardware dos data centers e o cliente fica responsável por garantir o gerenciamento dos dados e recursos.

Sendo assim, o cliente pode dispensar a instalação de um data center próprio dentro da estrutura da empresa e contratar somente o serviço de armazenamento em nuvem. Esse serviço permite que as empresas tenham escalabilidade tanto no downgrade quanto no upgrade. 

>> As principais vantagens da IaaS

Agora que você conhece o conceito da IaaS, saiba quais são os principais benefícios que a solução pode agregar para sua empresa:

1. Redução de custos

A implementação da IaaS dentro de uma empresa traz uma redução significativa com os gastos, tanto com a infraestrutura interna quanto com manutenções, instalações e custos extras de operação.

Com a contratação de uma empresa parceira para cuidar da infraestrutura de armazenamento e gestão de dados e sistemas, a contratante não precisa se preocupar com a aquisição de hardwares e construção de um espaço físico para instalação dos servidores.

Além disso, por ser uma solução que permite escalabilidade nos serviços, a IaaS faz com que a empresa não gaste com novos equipamentos para suprir a necessidade de ter mais espaço de armazenamento.

Outros custos que são reduzidos giram em torno do espaço físico em si: energia elétrica, manutenção, limpeza, refrigeração, entre outros.

2. Solução de disaster recovery aprimorada

A utilização dos serviços de cloud computing estão aprimorando as ferramentas de disaster recovery (recuperação de desastres). Armazenando servidores e dados em soluções de IaaS, além de ter mais segurança contra imprevistos, os gestores podem recuperar o que for perdido de forma mais rápida e barata.

Ao invés de estruturar um local físico dentro da empresa para backup e segurança, tudo fica armazenado em serviços online que permitem a recuperação total dos dados. Como forma de baratear os custos das operações, os serviços de recuperação só são cobrados em caso de utilização, e não de forma contínua.

3. Disponibilidade constante dos sistemas

Com a garantia de ter mais segurança no armazenamento dos servidores na nuvem, as empresas podem se preocupar menos com a indisponibilidade dos sistemas. Isso porque a chance de ter qualquer imprevisto no funcionamento da nuvem é muito menor do que quando são utilizados servidores físicos.

Nas soluções de IaaS, quando qualquer servidor tem alguma falha, a rede é direcionada para outro equipamento, garantindo a plena funcionalidade dos sistemas do cliente. Essa segurança aumenta a produtividade da equipe e evita transtornos com clientes internos e externos.

4. Oportunidades de negócios

Quando uma empresa passa a negociar grandes projetos, um dos fatores que devem ser levados em consideração é se a estrutura de serviços está apta a oferecer a solução que o cliente deseja.

Isso porque muitas vezes esses serviços de maior dimensão necessitam de uma infraestrutura de TI mais robusta, com servidores potentes e com possibilidade de escalabilidade. 

Quando a empresa conta com uma solução IaaS, os gestores garantem o atendimento das necessidades do cliente sem preocupar-se com a infraestrutura interna, pois os servidores podem ser armazenados na nuvem de acordo com a dimensão do projeto.

5. Solução versátil e segura

O uso da infraestrutura como serviço tem se mostrado uma solução versátil, pois permite a escalabilidade da capacidade de armazenamento, viabiliza o crescimento das oportunidades da empresa e permite que os gestores criem novos produtos e sistemas com agilidade.

Além disso, a segurança é uma palavra-chave quando falamos de IaaS. Quando os servidores ficam armazenados em nuvem e não dependem de uma estrutura física local, aumenta o nível de proteção contra invasões, depredações e desastres naturais.

As soluções de IaaS trazem economia, segurança e oportunidades, chegando como uma opção estável e constante de oferecimento de um serviço indispensável de armazenamento para sua empresa.

Quer saber mais sobre esse serviço e como aplicar no seu negócio? A Brascloud pode te ajudar. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas. 

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br