Conheça como funciona e as principais vantagens de se utilizar um Servidor dedicado

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Hoje em dia ter um servidor dedicado em uma empresa, se tornou bem mais acessível que antigamente, quando pensávamos nesse assunto há uns anos atrás, imaginávamos altos gastos, com equipamentos enormes e uma equipe preparada para utiliza-lo.

Ainda temos custos maiores nesse modelo de servidor do que o servidor compartilhado é claro, porém hoje em dia sua empresa pode ter um servidor dedicado com certa facilidade, por isso separamos algumas dicas importantes para você estar por dentro do assunto. 

O que é um Servidor dedicado?

Servidores são simplesmente computadores onde os dados e informações do seu site ficam armazenadas, além de outras funções, o servidor é o que deixa suas fotos, posts, informações e links online por 24h. Quando você tem um servidor compartilhado, como o próprio nome já diz, temos um ambiente que é utilizado por diversos sites, podendo limitar e impactar no desempenho do seu site em certos momentos do dia, já que o mesmo pode ser dividido por centenas de empresas.

A principal vantagem desse tipo de serviço é o preço mas apesar do preço baixo, não é recomendado a utilização de servidores compartilhados, caso você seja uma empresa que tenha muitos acessos, ou necessita de configurações de hardware diferenciadas, um servidor dedicado é o mais recomendado para você.

Um servidor dedicado é uma opção tanto para sites como para sistemas, quando sua empresa tem um servidor dedicado, a mesma garante um espaço exclusivo no data center, nesse caso o servidor terá um ambiente de trabalho personalizado, podendo você configurar o serviço da melhor forma possível e de acordo com o que você necessita, portanto mesmo o servidor dedicado ter um preço mais elevado do que o servidor compartilhado, o retorno sobre o investimento pode ser bem melhor.  

Como saber se necessito de um servidor dedicado?

  De fato como você já sabe, existem sites de diversos tipos e com objetivos diferentes, portais, blogs, sites institucionais, sites de serviços, institucionais, e-commerce, entre outros. Cada um tem uma necessidade especifica e necessita de um perfil de hospedagem diferente.

Quando você estiver fazendo um planejamento para o seu site, tirando ele do papel de fato, é necessário você se perguntar qual o seu principal objetivo com a criação do mesmo, você terá um portal com muitos e muitos acessos simultâneos? Seu site disponibilizará um serviço que não pode ficar fora do ar por nenhum minuto sequer? Ou vai ter a necessidade de um alto poder de processamento e memória?

Se a sua resposta for sim na maioria dessas perguntas, com certeza você necessita de um servidor dedicado para armazenar os dados do seu site.   

Quais tipos de site utilizam um servidor dedicado?

Como o servidor dedicado é recomendado para empresas de alta demanda de desempenho, geralmente sites com grande volume de visitantes, como portais de notícias, e-commerce e blogs utilizam, sistemas com altas exigências de velocidade e desempenho também optam pelos servidores dedicados.

Empresas que necessitam de uma segurança maior no seu site, sistemas ou informações, encontram em um servidor dedicado a solução mais apropriada para o seu modelo de negócio.  

Três principais Vantagens de se utilizar um servidor dedicado

Ao decorrer desse artigo você encontra várias vantagens e benefícios em se ter um servidor dedicado. Porém, vamos citar alguns dos principais, que são super importantes, abaixo:

1. Mantenha suas informações seguras

Como já dissemos anteriormente, quando sua empresa contrata um servidor dedicado, a mesma tem acesso a um espaço exclusivo no data center, e com essa exclusividade, temos uma garantia muito maior de dados e informações, que podem ser dados internos da sua própria empresa, ou dados externos dos clientes.

Outro ponto importante, é que esses datas centers, tem processos que garantes a maior segurança das informações da sua empresa, como operação em redundância, salas refrigeradas, geradores de energia, e claro outras medidas que ajudam a manter suas seguranças a salvo.  

2. Informações não compartilhadas

  Se a sua empresa tiver um servidor dedicado aos seus recursos, como site. Blog, sistemas e etc, terá um aproveitamento muito melhor por causa da exclusividade oferecida a ela.

Olhando pelo outro lado se um servidor compartilhado acaba limitando as possibilidades da sua empresa, mesmo que com planos superiores, não chegamos nem perto ao desempenho de um servidor dedicado. Se você quer que seus recursos tenham uma segurança maior e não sejam compartilhados, o servidor dedicado com certeza é ideal para você.

3. Flexível

Os servidores compartilhados são cheios de limitações, como restrições a plug-ins, módulos entre outros. Já pelo lado do servidor dedicado, temos uma opção mais flexível, tanto na configuração do servidor, por ser mais personalizável e a necessidade de atender toda a demanda que o site necessite.

Possibilitando assim, a realização de todos os ajustes necessários para que o seu sistema ou site rode da forma mais personalizada possível.  

Escolha a melhor opção de acordo com o que sua empresa necessita

Bom, você já conhece as principais vantagens que um servidor dedicado pode oferecer para a sua empresa.

Agora você pode analisar quais são suas necessidades de momento e quais as funcionalidades que são prioritárias para a sua empresa, faça a escolha pelo produto que te atenda melhor, agora se você ainda ficou com alguma dúvida em relação aos servidores dedicados, entre em contato com a gente, estamos prontos para esclarece-las e ajudar no que for preciso.          

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br