Containers - Saiba tudo!

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A tecnologia de containers possui várias vantagens que podem ser mais exploradas por profissionais de TI. Ela é uma tendência, que ainda é pouco usada deve crescer em sua adoção a medida em que o mercado vai se adequando e descobrindo como trabalhar com ela.

O que é um container na nuvem?

 O container na nuvem é um método para a virtualização, que permite a implantação e execução de aplicativos distribuídos sem começar com uma VM para cada um. Os contêineres são executados em um único host para um único kernel.

Cada container tem os seus próprios componentes para acionar um determinado software, com arquivos e mudanças de ambiente. O host limita o acesso do container aos recursos físicos para que cada um não gaste todos os recursos do aparelho.

Os contêineres possuem a habilidade de compactar o código fonte, configurações e dependências, permitindo uma consistência na estrutura, com maior eficácia nas operações e melhorando a produtividade do desenvolvimento e no controle.

Um container dentro de uma nuvem proporciona a criação de aplicações e serviços com escalabilidade com vários benefícios. O conceito de container na nuvem é um modelo de virtualização dentro da nuvem em um sistema operacional para implementar e executar aplicativos.

Um container tem o que é necessário para executar da aplicação e criação de soluções escaláveis, com os benefícios da nuvem. A partir disso, criou-se o conceito de Containers as a Service (CaaS) para que os desenvolvedores possam fazer o gerenciamento pelas chamadas de API?s, através de um provedor ou uma interface.

Os containers são bastante eficazes para alguns setores que começam a investir neles. Atualmente, as companhias estão percebendo que a estrutura de um serviço não é totalmente responsável por toda a operação.

Eles proporcionam grande escalabilidade, com a chance de utilizar a nuvem híbrida e fazer o uso eficiente dos recursos quando for necessário.

Aplicação

As principais aplicações de containers:

TI

Um cloud container pode auxiliar nas mudanças na área de TI para garantir uma maior agilidade, com maior acerto e diminuir o tempo para a realização de tarefas e de riscos no processo. A cloud container diminui a quantidade de colaboradores no processo, por não precisar instalar os sistemas operacionais. Ela, também, diminui o tempo para realizar as tarefas.

Ela consegue potencializar o uso do hardware que fica disponível, com um bom desempenho nas aplicações, e garantindo a agilidade para cuidar de aumentos de demanda para alterar os recursos.

Aplicação no e-commerce

A aplicação ajuda a migração da plataforma para diversos lugares dentro da nuvem. Os containers diminuem o impacto na migração, assim, a portabilidade da nuvem ocorre de forma prática e eficiente

Gerenciamento

O contêiner ajuda a gerenciar de forma eficiente, com o acesso a arquivos, dados e componentes que podem ser automatizados e disponibilizados na rede. Eles, também, podem ser compilados com soluções, serviços e dependências.

A abordagem acaba com alguns riscos no processo de desenvolvimento. O uso do container em nuvem ajuda a empresa a crescer de forma eficiente, com custos menores, potencializando o uso de recursos para priorizar desempenho.

Menos gastos

Ocorre uma redução dos custos de forma geral nos elementos da execução de atividades de TI. A necessidade de investir em hardwares potentes é menor, pois os containers conseguem proporcionar os recursos para a execução das tarefas. Pode acontecer uma redução na quantidade de funcionários.

A execução das atividades possui um custo menor, melhorando a rentabilidade média e libertando tempo e condições para o investimento em outras atividades.

Benefícios

Os contêineres não têm a sobrecarga exigida pelas VMs e permitem um amparo para muitos outros containers da mesma infraestrutura. Isso melhora o desempenho ao ter só um sistema operacional cuidar do hardware. Eles pertencem a atual tendência para as empresas que querem uma grande otimização para o mercado mais competitivo.

Disponibilidade

Os containers aumentam a disponibilidade do local, porque é desnecessário realizar o gerenciamento dos sistemas operacionais, com otimização dos recursos disponíveis.

Otimização

A falta da necessidade de sistemas operacionais, aumentando o foco nas aplicações, reduzindo o tempo e eliminando outros recursos.

Número reduzido de funcionários

Não é necessária a instalação e configuração sistemas operacionais, e, consequentemente, não é preciso mais profissionais especializados para realizar a instalação, manutenção e atualização deles.

Gerenciamento

O acesso a arquivos pode ser automatizado e disponibilizado na rede, melhorando o trabalho com imagens e vídeos, sites e lojas virtuais. Os processos se tornam mais ágeis com uma alta taxa de adesão por parte dos profissionais.

Os containers são voltados para aplicações que facilitam os processos sem precisar de sistemas operacionais. Eles permitem o compartilhamento de recursos dos sistemas computacionais para uma maior agilidade e elasticidade nas empresas, ligados ao aumento de performance e economia em investimentos.

É importante saber que a tecnologia de container auxilia a ter um ambiente muito mais ágil, facilitando novas abordagens.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br