Data center

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa, sobretudo aquelas que lidam com um grande volume de dados diariamente, o data center é o coração da companhia. Ali estão armazenados um grande volume de informações e também equipamentos fundamentais para que o dia a dia de sua empresa seja produtivo e você tenha os resultados que deseja.

Mas, afinal de contas, você sabe como funciona um data center?

Tem ideia da importância dessa solução para o seu negócio? Se a resposta for não para qualquer uma destas perguntas, fique tranquilo. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber para compreender o funcionamento desse serviço, e como ele pode influenciar no desempenho de sua empresa. 

O que é o data center?

O Data Center, conhecido também como área de processamento de dados, é um ambiente pensado e projetado para abrigar equipamentos como servidores, itens que fazem o processamento e o armazenamento dados, além de sistemas que gerenciam a rede, casos dos switches e roteadores.

Como é o local onde estão armazenamentos servidores e bancos de dados, além de processar um grande volume de informações, o data center costuma ser construído em um local protegido contra incidentes como incêndios ou curto circuitos.

Além disso, recursos como a proteção contra altas temperaturas e a constante refrigeração ajuda a manter os equipamentos sempre funcionando corretamente. Por conta das informações que abriga, o data center costuma ficar em um local afastado da empresa e contar com um forte esquema de segurança, além de ter acesso remoto, permitido apenas a alguns funcionários da companhia.

Quem utiliza os data centers?

Além das empresas convencionais, que precisam abrigar um grande volume de documentos, essa tecnologia é amplamente utilizada por setores que lidam com um tráfego intenso de informações.

Esse é o caso de setores como energia, telecomunicações, internet, transportes, bancos, sistemas de segurança, saúde pública ou entretenimento. Para estes, aliás, é o coração de suas operações.

Graças às técnicas modernas aplicadas a esta solução, o data center moderno ocupa menos espaço que a solução atual, sendo ainda mais efetivo.

Para que serve o data center?

Para muitas pessoas, o data center serve apenas para processar um grande volume de informações ou, até mesmo, guardar esses dados, certo?

Errado. O papel do data center é muito maior do que isso. Todos os equipamentos que compõem um data center tem como papel fundamental realizar o processamento, de forma ininterrupa, desse volume de informações, permitindo que as organizações que precisam dos dados tenham tudo o que necessitam para realizem suas funções principais.

O que um data center precisa ter para funcionar adequadamente?

Para que a estrutura funcione de forma adequada, é necessário que o data center possua alguns recursos. Um deles é uma infraestrutura de rede. O que isso quer dizer?

Que, para que o data center funcione de forma adequada, ele precisa interagir com o tráfego IP e outros protocolos de comunicação. Desta forma, o sistema poderá endereçar e encaminhar todos os pacotes de dados que utilizam a internet, garantindo assim o funcionamento correto de toda a tecnologia. Essa verificação deverá ser feita por um profissional de TI.

Será essa pessoa a determinar o que é preciso para que o número desejado de servidores seja atingido e informar também quantos aparelhos serão necessários para compor o sistema. Além disso, um bom data center precisa ser alimentado por sistemas que evitem oscilações ou não sofram com a falta de energia elétrica.

Caso o local onde o data center for instalado registre esse tipo de incidentes, é necessário instalar equipamentos como no-breaks ou geradores de potência, para garantir que tudo funcione adequadamente.

Segurança

A segurança, tanto física quanto virtual, é outro ponto essencial para o bom funcionamento de um data center, independente do porte da empresa onde ele seja instalado.

Grandes ou pequenos todos os data centers devem contar com sistemas de proteção contra incêndio e que equilibrem a temperatura. Além disso, é necessário possuir um esquema que proteja os equipamentos que compõem o sistema, como câmeras de segurança e tecnologia de identificação, permitindo apenas o acesso de pessoas autorizadas.

No campo da tecnologia, um bom data center deve contar com soluções como backup automático, fazendo cópias de segurança regularmente, preservando assim os dados armazenados. Além disso, a estrutura deve possuir servidores virtuais e outros requisitos que garantam sua viabilidade, mesmo quando problemas técnicos ou mesmo de internet possam influenciar o desempenho dos equipamentos.

Como o data center pode ser utilizado?

Por ser uma solução muito completa, o data center pode ser utilizado de diferentes maneiras. É possível, por exemplo, construir esse tipo de infraestrutura, para que seja utilizado por uma única empresa. Ou, ainda, é possível montar um data center compartilhado, que será usado por duas ou mais empresas. Lembrando que cada uma delas deverá respeitar todas as regras de segurança.

Agora que você já sabe o que é um data center e para que ele serve, o que está esperando para adotar em sua empresa?

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br