Data center: 4 principais perguntas para se fazer ao contratar

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Com a popularização das plataformas de armazenamento em nuvem, muitos profissionais de TI estão tendo que atualizar os seus conhecimentos para se manter em dia com as tendências de mercado. Dentre essas novidades, um dos termos que acabou ganhando mais relevância e se popularizou bastante, foi o data center.

Embora não se trate de um conceito nunca antes visto em terras brasileiras, considerando que diversas empresas de grande porte já utilizavam esse serviço, mas em uma escala muito menor e em grande parte das vezes contratando empresas internacionais, a utilização do termo se fez comum e ainda gera dúvida.

Os data centers são espaços, sejam em apenas uma sala ou em diferentes ambientes, dedicados ao alojamento de sistemas computacionais, sejam ele voltados para soluções de telecomunicação ou armazenamento de dados.

As salas de alojamento não se tratam de ambientes comuns, necessitando de tratamentos específicos para que os equipamentos funcionem em sua total capacidade sem comprometimentos na durabilidade. Entretanto, definir qual é a empresa correta para se trabalhar é uma decisão importantíssima e que precisa ser muito bem avaliada de antemão.

Pensando nisso, separamos algumas perguntas que consideramos importantes para que a sua migração para a nuvem seja a mais tranquila e com o mínimo de atrito.

O quanto de banda vou precisar para ter o melhor desempenho possível?

A utilização de uma solução em nuvem pode ser resumida como uma conexão a um servidor externo, funcionando por meio da internet, entretanto, o seu plano de rede pode se tornar um empecilho durante esse processo.

Levantar esse questionamento ao seu provedor traz os dados necessários para que você consiga entender se a sua empresa está preparada para tal ação.

Dependendo da conexão demandada, talvez seja necessário procurar um diferente provedor de internet ou até mesmo uma forma diferente de conectar sua empresa a banda larga, dependo de onde ela está localizada, ações que podem acabar demandando bastante tempo e até recursos do seu negócio.

Quais são as especificações técnicas e a infraestrutura do data center?

Embora bastante simples, procure conhecer melhor os dados técnicos do data center que você está pensando em contratar.

Saber quais tipos de equipamentos estão fisicamente operando pode ajudar você a otimizar o seu uso do servidor.

Procure questionar também o calendário de manutenções da empresa, certificando de que, não só ele exista, mas que ele não venha a conflitar com o seu planejamento de uso do mesmo.

Outro ponto que é importante saber é sobre a infraestrutura da empresa, procure por soluções que possuam as principais certificações de qualidade e regimento do mundo dos servidores cloud.

Se possível, faça uma visita ao local e conheça de perto todo o funcionamento, além de ser uma oportunidade para tirar todas as dúvidas, também será um momento importante para te trazer uma gama muito maior de conhecimento sobre o serviço.

Qual a frequência de intermissões no sistema e qual a média de duração delas?

Instabilidades na rede de cloud, inevitavelmente, acontecem, assim como também, de vez em quando, são necessárias pausas no serviço para manutenção ou troca de componentes físicos, e isso é totalmente normal.

Todavia, é importante estar ciente de antemão sobre a frequência desses períodos e o tempo de resposta da empresa em questão.

Talvez não seja um problema recorrente, mas se levar um longo tempo para solucionar a cada vez que necessário, dependendo da sua demanda e do valor cobrado, pode ser interessante repensar a decisão.

Tenho como mudar de plano?

É claro que ao selecionar o seu plano, você irá procurar o modelo que mais se encaixa em suas necessidades atuais, entretanto, saber como funciona o processo de mudança de plano pode te ajudar a não ter dores de cabeça no futuro.

Como os trabalhos executados em uma solução para a nuvem costuma, durar um bom período de tempo, ter a ciência de que a plataforma estará preparada para atender uma possível aumenta de demanda torna todo esse processo mais tranquilo, sem a necessidade de perder possíveis possibilidades de negócios por incapacidade computacional do servidor onde você está hospedado. Vale também perguntar sobre a possibilidade de diminuição do que fora contratado.

Talvez a migração veio em um momento de grande necessidade, onde a empresa tinha maior demanda, após esse período, não é interessante para o seu negócio continuar pagando por um plano que não será utilizado em seu potencial total. Procurando mais informações sobre cloud ou talvez tenha mais dúvidas que deseja solucionar?

Entre em contato com a Brascloud! Somos uma solução de nuvem totalmente nacional, com suporte local e planos flexíveis, conheça agora!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br