Data center de Missão crítica, como escolher seu ambiente

imagem

06 Novembro 2023

imagem

Inteligência Artificial, nuvem, Internet das Coisas, Big Data & Analytics são a realidade atual, que fazem com que os Data Centers sejam lugares importantíssimos para que os meios de comunicação e toda a quantidade de dados processados diariamente sejam eficazes para toda a sociedade. 

Ou seja, se há algumas décadas o ambiente em que o Data Center precisava estar alocado podia ser basicamente um porão com baixo consumo de energia elétrica e poucas exigências quanto ao nível de redundância, o cenário atual mudou completamente. 

Atualmente, essa tecnologia é conhecida, inclusive como Data Center de missão crítica, o que significa dizer que - ainda que de forma resumida - que ele é um sistema que, se falhar ou for interrompido, faz com que toda uma operação pare. 

A “operação”, neste caso, são serviços essenciais de comunicação e consumo de informações para todos os tipos e tamanhos de empresa. Assim, são necessárias instalações que viabilizem a conectividade que liga esses dados de ponta a ponta, que vem  ser o papel fundamental do Data Center. 

Isso posto, sim, a escolha do ambiente para um data center de missão crítica é uma decisão fundamental para qualquer empresa que dependa fortemente de seus sistemas de TI para operações diárias. 

Neste artigo, vamos falar dos ambientes projetados para receber um data center de missão crítica, que precisa manter a continuidade dos serviços e minimizar o risco de interrupções. Para tanto, é necessário considerar fatores como localização, segurança, energia e refrigeração.

 

Características dos ambientes para data centers de missão crítica

Antes de mais nada, vale ressaltar as principais características deste ambiente: Localização Estratégica,  Segurança Física e Cibernética, Energia Redundante e Ininterrupta, Refrigeração Eficiente, Conectividade de Alta Velocidade,Manutenção Regular e Monitoramento,  Testes de Recuperação de Desastres e Escalabilidade. 

Escolher tal  ambiente é uma decisão complexa que envolve vários fatores críticos. Porém, ao fazer as escolhas certas em cada um desses aspectos, as empresas podem garantir a disponibilidade, a confiabilidade e a segurança de seus sistemas de TI, garantindo assim a continuidade das operações críticas.

Outro ponto importante é ressaltar que, embora tais lugares não sejam necessariamente secretos, eles precisam ser monitorados 24x7, pois podem ser alvos de incidentes diversos. Alguns exemplos são as torres de controle de aeroportos, os hospitais, as instalações de transmissão de estádios, os call centers, entre tantos outros segmentos que utilizam uma grande quantidade de processamento de dados e conectividade para funcionar. 

Atenção para estes aspectos  

De acordo com as características que falamos acima, separamos oito dicas importantes para a escolha do ambiente para data center de missão crítica. Acompanhe com a gente. 

Conforme falamos, a localização estratégica deste ambiente é um dos fatores mais cruciais, pois precisa ser um local possível de minimizar riscos, como desastres naturais, falhas de energia ou ataques cibernéticos. 

Assim, é importante considerar a proximidade aos principais centros de negócios, o acesso de pessoal autorizado no local, e a facilidade do fornecimento de energia, redes de comunicação de alta velocidade e recursos de refrigeração confiáveis. 

Atenção, também, ao pé direito alto do espaço, super importante para a passagem de cabos, dutos e área de manutenção, bem como contar com espaço para resfriamento do ambiente. 

A segurança física e cibernética são fundamentais para proteger os ativos de TI e os dados sensíveis. Sistemas de controle de acesso, vigilância por vídeo 24x7, firewall, detecção de intrusão e criptografia de dados são alguns dos recursos necessários para que o data center esteja realmente protegido. 

Ainda neste aspecto, analisar os riscos ambientais do entorno do ambiente é fundamental. É importante, por exemplo, que não tenha curso de água, rede de esgoto ou tubulações primárias muito próximas da edificação. 

Locais próximos a material combustível ou, até mesmo, emissores de radiações e interferências eletromagnéticas também são desaconselhados para edificações que receberão um data center. 

Já as fontes de energia redundantes e ininterruptas garantem a operação contínua dos servidores e sistemas. Então, a energia deve ser redundante e ininterrupta. Sistemas de energia de backup, como geradores diesel e UPS (Uninterruptible Power Supply) de alta capacidade, capazes de assumir a carga em caso de falha na rede elétrica principal são essenciais. 

A redundância na alimentação elétrica é essencial para evitar interrupções não planejadas.

Você já sabe que os servidores e os equipamentos de TI geram calor. Assim, um sistema de refrigeração eficiente é fundamental para manter a temperatura do ambiente dentro de níveis aceitáveis. 

Sistemas como o CRAC (Computer Room Air Conditioning) ou CFD (Computational Fluid Dynamics), evitam o superaquecimento e garantem o desempenho adequado dos equipamentos, sem um gasto maior com energia elétrica.  

Toda essa organização é para que o data center possa se comunicar de maneira eficaz com outros locais, a partir da internet. Assim, a conectividade de alta velocidade sugere a escolha de provedores de serviços de Internet confiáveis, além de implementar redes de alta capacidade. 

A conectividade redundante também deve ser considerada para garantir que uma falha em um provedor de serviços não resulte em uma interrupção significativa.

O data center de missão crítica requer manutenção regular e monitoramento constante. Ou seja, será preciso verificar os sistemas de energia elétrica, de resfriamento, a segurança e os servidores com frequência. 

Isso ajuda a identificar e corrigir problemas antes que causem interrupções, bem ajuda a identificar anomalias e responder rapidamente a elas.

É preciso prever o crescimento da empresa. Dessa forma, a escalabilidade do ambiente do data center de missão crítica precisa estar preparada. O local deve permitir a expansão de servidores, armazenamento e sistemas sem interromper as operações em andamento. 

A flexibilidade para adicionar mais capacidade é vital para manter a eficiência e o desempenho do data center.

Estamos falando vários pontos de precaução, mas fato é que acidentes acontecem. Ninguém está totalmente livre de falhas de energia, desastres naturais ou ataques cibernéticos. É a partir desta preocupação que entram os testes de recuperação de desastres. Eles garantem ensaios de eventos imprevistos, para que seja documentado um plano de recuperação de desastre. Assim, caso este aconteça, já se conhece o passo a passo ou, pelo menos, por onde começar a recuperar as informações danificadas. 

Esta atitude de precaução pode ajudar a garantir a continuidade dos negócios em um possível desastre natural.  

Haja com precisão

Destacamos acima dicas importantes para que você tenha atenção aos pontos essenciais necessários para um data center de missão crítica e, também, para mostrar que é como fazemos aqui na Brascloud. 

Garantimos um ambiente seguro e com todas as funcionalidades necessárias de um data center, para que você possa escolher uma opção prática para o seu negócio, como o nosso Cloud Data Center. 

Por aqui, você tem o custo da sua empresa controlado, sem surpresas no final do mês com redução de custos. Acesse e saiba mais sobre o Cloud Data Center da Brascloud.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br