Definição de computação em nuvem - Entenda detalhes!

imagem

24 Agosto 2022

imagem

No seu início, a definição de computação em nuvem era muito ampla que fazia uma inclusão de todos os tipos de serviços digitais e terceirizados através de uma infraestrutura computacional.

Dessa forma, não tinha uma caracterização clara da forma de funcionamento que indicasse a sua distinção e vantagens específicas. Mas, conforme foram se estabelecendo os resultados dentro do mercado de forma sólida, começaram as sugestões de definição de computação em nuvem

Definição

A computação em nuvem é a distribuição de recursos virtuais de TI pela internet. É a computação sendo usada para o consumo de um serviço, pago de acordo com o uso feito em uma plataforma de serviços na nuvem. A nuvem é uma forma de fazer o gerenciamento dos recursos de TI no lugar da utilização de máquinas locais ou data centers particulares por um suporte virtual.

Com ela, os usuários podem ter acesso a recursos virtuais de computação, rede e armazenamento que se encontram online através de um provedor remoto. Todo o processo pode ser acompanhado de forma instantânea e em tempo real, auxiliando empresas que precisam avaliar a sua estrutura, aumentando ou diminuindo, no momento de responder às mudanças na demanda.

A computação em nuvem permite o acesso em qualquer hora e lugar, de forma conveniente para juntar, compartilhar e configurar os recursos computacionais para rápido fornecimento e liberação com facilidade de gerenciamento ou interação com um provedor de serviços.

Características ligadas na definição de computação em nuvem

Acesso a informações por rede

Com a computação em nuvem é possível manter recursos disponíveis por uma rede de forma acessível, estabelecidos por mecanismos padrões para diferentes tipos de dispositivos digitais ligados a internet.

Serviço por demanda

O serviço da computação em nuvem deve permitir que o usuário possa determinar novos recursos de forma automática, sem a necessidade de estabelecer uma interação humana pelo provedor de serviços.

União de recursos

O provedor de serviços deve juntar os recursos computacionais para serem usados por múltiplos usuários, sendo eles, constituídos e reconstituídos de acordo com suas demandas.

Eles precisam fornecer uma forma de independência de localização, sobre a qual, o usuário não possua um total controle sobre onde os recursos utilizados estão hospedados. Porém, os provedores devem se capazes de especificar esse local através de um alto nível de divagação.

Serviços de verificação

Os serviços de computação em nuvem precisam controlar e otimizar os recursos automaticamente, deixando disponível ferramentas que façam a medição dos recursos usados em um sistema apropriado para a forma de recurso que é usado. Deve estar disponível a habilidade de monitorar, controlar e consultar as formas de utilização deles de forma transparente.

Rapidez na flexibilidade

Os recursos precisam estar alocados, prontos para a liberação flexível e automática em alguns casos para uma adaptação na necessidade de consumo. O cliente deve ter todos os recursos disponíveis que pareçam ilimitados, para guardar a quantidade necessária para qualquer momento.

Dentro da definição de computação em nuvem, um provedor de serviços deve fornecer tudo o que o usuário precisa sem a necessidade de outro.

Não deve haver a exigência de alteração no contrato de fornecimento de serviços toda vez que quiser fazer alterações nos recursos computacionais disponibilizados. Os provedores que agem de acordo com a definição de computação em nuvemprecisam ter os recursos que possam ser alocados ou deslocados, com uma reconfiguração que age de acordo com a necessidade.

Vantagens

Para muitas empresas, colocar na nuvem todas as operações de TI ou algumas delas, pode levar a grandes vantagens.

Investimento menor: Na computação em nuvem, boa parte do orçamento com TI passa a ser uma despesa operacional.

Eficiência de custo: Tanto uma pequena empresa quanto uma grande corporação, conseguem os mesmos benefícios das grandes economias em escala que obtidas pelos provedores de serviços de nuvem. eles conseguem estender e flexibilizar o uso do hardware, poupando muitos custos.

Inovação facilitada: Dentro da empresa, de uma forma geral, a computação em nuvem ajuda a traçar caminhos mais fáceis até as inovações. Os departamentos de TI têm uma boa flexibilidade de banda que leva a melhorias nos processos de negócios, levando a grandes mudanças. Enquanto isso, as suas duas partes comerciais direcionam recursos, com economia e de forma rápida para os programas experimentais, levando a expansão ou diminuição, sem a necessidade de um planejamento detalhado ou investimento inicial na infraestrutura.

Facilidade para a continuidade dos negócios: É possível fazer uma automatização na hora de criar cópias de backup de dados e sistemas operacionais. O armazenamento em nuvem melhora a proteção e disponibilidade dos dados.

Elasticidade: Além da alta escalabilidade, os recursos de computação em nuvem se expand facilmente, podendo diminuir capacidade ou custos na baixa demanda. Mas, assim como a tecnologia avança, o conceito de computação em nuvem continua em evolução, por isso, a definição atual, não é definitiva.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br