Diferença entre cloud pública e privada

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Para estabelecer a diferença entre cloud pública e privada, vamos definir os conceitos.

O que é cloud pública?

A cloud pública é feita através de uma forma padrão de cloud computing (computação em nuvem). Nela um provedor permite o uso de recursos e ferramentas, como aplicativos, espaços para que os dados fiquem armazenados e locais para a hospedagem de sites e sistemas para qualquer pessoa.

Ela é popular entre pessoas físicas pela falta da necessidade de ter um suporte maior e que não precisa de uma segurança mais reforçada como a da nuvem privada.

Mas existem empresas que usam esse modelo para que as operações se tornem efetivas na hora de compartilhar documentos online, unindo tarefas e guardando conteúdos não sensíveis. 

O que é cloud privada?

A cloud privada faz parte dos serviços de computação oferecidos na Internet ou por uma rede privada, sendo usada apenas por quem é um usuário cadastrado a ter acesso ao conteúdo. Esse modelo, também, é conhecido como nuvem interna ou corporativa. Existem 2 tipos de serviços que podem ser usados em uma nuvem privada.

O primeiro é o IaaS, que permite que a empresa tenha acesso à acesso computação, rede e armazenamento como serviço.

O segundo é o PaaS, no qual é a empresa que faz todo o trabalho que vai de aplicativos simples até aplicativos sofisticados.

Diferença entre cloud pública e privada

Para você que tem uma empresa ou simplesmente precisa de um espaço para armazenar algumas coisas, aqui explicarei a diferença entre cloud publica e privada.

Para que serve uma cloud privada?

Ela possui uma infraestrutura que permite a hospedagem de informações no local ou em uma central de dados no provedor de serviços, o uso dela garante um maior número de controle e segurança. Todo o sistema é voltado apenas para uma empresa, sem compartilhamento de informações, em que tudo é feito com personalização na computação, no armazenamento e na rede.

Para que serve uma cloud pública?

Ao usar uma cloud pública, a infraestrutura é compartilhada entre diversas empresas, sendo que ela pertence e é gerenciada por um provedor de serviços, oferecendo um armazenamento rápido. Ela proporciona economia na hora de inserir um aplicativo e, com isso traz a possibilidade de mudar o direcionamento de recursos para atender à demanda e pagar pelo uso.

A diferença entre nuvem pública e privada

A Cloud Computing vem sendo bastante utilizada pelas empresas. Com ela, qualquer um pode ter ao seu alcance todos os recursos computacionais, sem precisar de um setor de TI, economizando dinheiro e estimulando a produtividade de qualquer empresa.

Os tipos de nuvem devem ser escolhidos conforme as necessidades e as demandas de uma empresa. Por exemplo, a nuvem pública é de baixo custo, sendo mais adequada para startups e micro e pequenas empresas.

O processo é simples e rápido, pois os servidores ficam em data centers externos, alocados em provedores cloud, fora da empresa. Apesar de ser pública, ela consegue manter uma boa segurança ao trabalhar com dados corporativos.

Ela é útil para as empresas em serviços de de hospedagem para os sites, e-mail, etc. Já a nuvem privada é a mais indicada para as empresas que estão se expandindo para ajudar na grande quantidade de demandas e de forma bem mais rápida. Ela proporciona um maior nível de segurança ao guardar as informações, pois ninguém irá passar pelo firewall da empresa.

Os servidores ficam em data centers dentro da empresa. Devido a isso, o gasto é maior, pois exige uma implantação de uma estrutura com hardware e vários equipamentos para um alto nível de segurança.

Como a diferença entre cloud pública e privada afeta um cliente?

A Cloud Computing possui muitas vantagens para clientes, usuários e os negócios online. Com ela a divisão dos recursos é mais simplificada para o planejamento de negócio na web.

A cloud pública é indicada para prestadores de serviços. Ela garante boa economia com os custos divididos entre os usuários. Ela é indicada para aqueles que só precisam pagar pelos recursos e demandas atendidas.

É para empresas que lidam com clientes que irão compartilhar os mesmos recursos e espaços, através de um gerenciador. A cloud privada é para empresas que precisam cuidados individuais que precisam da hospedagem de aplicativos e infraestruturas com maior segurança dos acessos e controles de dados.

Cloud híbrida: combinando a diferença entre cloud pública e privada

A diferença entre cloud publica e privada podem ser combinadas para dar origem a uma cloud híbrida. Com ela as empresas aproveitam as vantagens de um maior espaço na nuvem e determinar os serviços de computação para nuvem pública com aumento da quantidade.

Com a cloud híbrida, a empresa tem direito ao autoatendimento, escalabilidade, elasticidade, customização e controle de recursos dedicados em uma infraestrutura hospedada de forma local.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br