ERPs Legados Cloud Pública

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O que é ERP?

A sigla ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais que envolve sistemas e pacotes de software e permite que organizações gerenciem suas atividades de negócios diariamente. Esses sistemas estão ligados e estabelecem diversos processos de negócios com uma grande corrente de dados entre eles.

O sistema de ERP evitam a repetição desnecessária de dados e levam a uma maior integridade das informações com apenas uma fonte.

Os sistemas de ERP comandam as mesmas informações para criação, armazenamento e utilização dentro de processos comuns, seguros e centralizados. A integridade de dados permitindo que cada tarefa seja bem executada em toda a empresa. Ele se tornou fundamental para a administração de milhares de negócios de diferentes setores.

Migração do ERP para a cloud

Antigamente, os sistemas de ERP eram muito caros para os pequenos negócios. Porém, com a nuvem, apareceu a SaaS para as menores empresas terem os mesmos software de ERP que as empresas maiores. A ERP na nuvem não precisa de grande investimento e ajudam a inovar e aproveitar as novas oportunidades de negócios.

Migrar o ERP para a cloud permite o acesso às informações de longa distância, melhorando a produtividade. Dessa maneira, ele proporciona uma maior segurança para as informações de forma escalável, e quando a empresa precisar de mais espaço para armazenamento, poderá tê-la rapidamente.

Quando o ERP está na cloud, ele fica dentro de uma rede para servidores remotos, sem a necessidade do armazenamento físico na empresa.

A nuvem torna o ERP mais acessível, diminuindo as despesas operacionais e capitais, acabando com a necessidade de comprar software e hardware ou de contratar funcionários internos de TI. Ocorre uma economia ao não necessitar de uma grande infraestrutura de suporte e os funcionários podem voltar toda a atenção no gerenciamento de TI para as tarefas com um maior valor agregado.

Mas, fazer uma migração para a cloud não é algo simples. O administrador deve analisar as diferentes situações e ter uma equipe que entenda do assunto.

Sistema legado

O sistema legado é uma forma de aplicação que continua a ser usado para economizar no custo ao não o substituir ou reestruturá-lo.

Benefícios do ERP

Com os sistemas de ERP, as empresas conseguem ordenar os diferentes departamentos, cuidando do fluxo de trabalho e economizando, através de bons resultados.

Alguns benefícios são: maior eficiência, consistência, visão aprimorada, menores custos operacionais, maior taxa de adoção, redução de riscos, economia no setor administrativo e operacional e melhor colaboração.

Como fazer uma boa migração para a cloud

Antes de migrar para a cloud, existem elementos que devem ser avaliados pelo gestor:

Avalie a necessidade da empresa

Antes de migrar o ERP para a nuvem, é essencial que todos os decisores da companhia entendam os benefícios dessa escolha e as etapas de transição nesse processo. É preciso eliminar qualquer dúvida da equipe antes de começar o trabalho.

Disponibilidade da migração do ERP

Existem sistemas que inviabilizam uma mudança na infraestrutura. Dessa forma, é importante buscar informações com o fornecedor do ERP para definir a viabilidade de mudança para uma boa escolha para a empresa.

Mapeamento e backup

É preciso estruturar os processos desenvolvidos dentro do sistema ERP e analisar quais informações devem ser inseridas primeiro. Outro fator fundamental, é fazer o backup de dados para prevenir a perda de arquivos durante o processo. Com isso, o trabalho da equipe é facilitado, reduz as chances de problemas.

Equipe

Uma boa migração para a cloud precisa de uma equipe técnica especializada no assunto. A melhor coisa a fazer é ir atrás do serviço de uma empresa terceirizada, caso a equipe interna de TI não tenha a qualificação adequada ou não possua tempo suficiente.

Profissionais

Uma boa migração de ERP precisa de um prestador de serviço de confiança e com qualificação para trabalhos operacionais na nuvem.

O trabalho precisa ser feito em etapas para maior tranquilidade e segurança. Um profissional especializado consegue indicar qual é melhor tipo de nuvem para o negócio e dar orientações referentes ao armazenamento ideal para uma grande performance. Ele criará testes e fará o monitoramento dos resultados do desempenho na cloud para ajustes necessários.

Como melhorar os sistemas de ERP antigos

Há formas para o sistema legado se atualizar ao substituir por algo novo, mudar para uma versão mais atual ou fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mantendo a base. Para melhorar os sistemas antigos, é preciso levar em consideração a data de criação dos sistemas legados.

Uma forma de atualizar o sistema é reformular o código para se adequar ao PaaS. Assim, não é preciso mudar a corrente de negócios que já fazem parte do sistema antigo. Pode mudar o sistema antigo por uma SaaS ao comprar um sistema como ERP ou CRM neste modelo e readequar o fluxo de informação para o novo sistema.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br