Glossário de Cloud Computing: Os Principais Termos que Você Precisa Saber

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O cloud computing é uma tecnologia que está em evidência no mercado da tecnologia e a previsão para os próximos anos são de aumentar ainda mais essa migração de empresas para a nuvem.

Como vem sendo uma ferramenta que virou rotina no meio empresarial, separamos no post de hoje, um glossário de cloud computing, para você entender os termos mais importantes do mundo da nuvem e os principais conceitos desta área.

Mas o que significa dizer que vai migrar os dados para a nuvem?

Quando alguém diz que vai migrar os dados para a nuvem, quer dizer que vai deixar os dados da sua empresa e de seus clientes não mais em um local físico, mas sim em um ambiente virtualizado formado por poderosos data centers.

Nesse caso, não vai ter mais a necessidade de se ter aquela pilha de papéis impressos guardados em estantes em armários, além de ajudar o meio ambiente praticando o TI verde, você vai ter acesso muito mais fácil, rápido e seguro de seus dados e de seus clientes. Mas vamos ao nosso glossário de cloud computing.

Para começar nosso Glossário de cloud computing os famosos data center

O data center pode ser considerado como o coração da sua empresa, se o data center chega a parar sua empresa pode literalmente parar também.

É no data center que os dados mais preciosos da empresa ficam armazenados.

Dando uma definição mais técnica para o data center, podemos dizer que um data center é um ambiente que é projetado para abrigar servidores e outros componentes, como sistema de armazenamento de dados, por exemplo.

Além disso, é no data center que ficam localizados aqueles famosos racks cheios de computadores de alta performance, com altas capacidades de armazenamento e processamento.

Praticamente tudo fica armazenado em um data center, desde uma simples busca que você fez no Google para encontrar uma simples notícia aos dados mais sigilosos de uma multinacional.

O data center, portanto é um termo extremamente importante dentro do nosso glossário.

ERP na nuvem

Quando você tem um ERP na nuvem, ao contrário dos modelos tradicionais, você não vai precisar de um investimento inicial substancial.

A solução em nuvem, transfere para o cliente a responsabilidade de implementação e manutenção  do sistema na nuvem, cabe a empresa contratada a responsabilidade de manter o sistema funcionando perfeitamente na nuvem.

É importante neste caso, analisar bem o pacote contratado. Quando você utiliza um ERP na nuvem você consegue várias vantagens, como mobilidade, você acessa os dados do seu sistema de qualquer lugar do mundo, claro que é necessário um acesso de login e senha para isso.

E é importante a questão da segurança das suas informações, seu sistema ERP estará bem mais seguro na nuvem.

Cloud computing

Cloud computing significa computação na nuvem. Onde você vai armazenar os seus dados e dos clientes da sua empresa, caso você escolha migrar seus dados do físico para a nuvem.

Você utiliza memórias e capacidades de armazenamento de computadores super potentes da empresa de cloud contratada por você e também servidores compartilhados pela internet.

Redundância de dados

Para que a indisponibilidade não ocorra, o fornecedor de cloud computing contratado por você aplica esse conceito de redundância de dados.

Isso significa que haverão backups dos dados em datacenter diferentes, para que se um falhar, terá disponibilidade em outro.   Por isso, o sistema de cloud está preparado para possíveis panes, além de ter uma segurança muito forte em caso de problemas em data centers.

Multicloud

Nós podemos definir multicloud como a utilização de vários provedores de cloud para alimentar e armazenar os dados da sua empresa.

Nesse sentido, você pode dividir os seus dados em servidores de cloud computing diferentes. Se você tiver alguns dados mais sigilosos pode deixar em um servidor e se tiver alguns dados mais simplificados, pode pôr em outro servidor.

O multicoloud não é um novo modelo de tecnologia em si, ele pode ser definido como uma forma de implementação de cloud computing. Por ter um modo bem flexível de implementação, tem sido utilizado por vários empresários do mundo inteiro.

SaaS

O SaaS é um termo utilizado para designar a disponibilização de um software em forma de um serviço, que faz o contraponto com o modelo tradicional de venda de licenças e unidades. 

Nesse caso é como se fosse uma assinatura, o cliente contrata um plano e paga apenas pelo que ele utiliza, sem haver a necessidade de comprar uma licença especifica.

PaaS

Já o PaaS, permite a disponibilidade de uma plataforma para testes, desenvolvimento e implementação de forma simplificada, sem precisar de uma configuração de infraestrutura.

Nesse caso, além de contratar sistemas de hardware, o cliente tem a possibilidade de adquirir sistemas operacionais, banco de dados, servidores, web ou ferramentas de desenvolvimento personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Nuvem pública

Esse é o modelo de nuvem mais comum no mercado. Oferece custos benefícios excelentes para todo tipo de empresa. Esse tipo de nuvem tem o servidor compartilhado, porém cada um com seus acessos privados,

Nuvem Privada

Ao contrário da nuvem pública, a nuvem privada tem um servidor próprio. Fica tudo disponibilizado para apenas uma empresa. Esse modelo é indicado para empresas que possuem dados sensíveis como dados bancários de clientes, por exemplo.

Nuvem hibrida

Já a nuvem hibrida é uma mescla da nuvem pública com a nuvem privada. Você obter um plano extremamente personalizado nesse caso, optando por guardar algumas informações mais sigilosas na nuvem privada e algumas nem tão sensíveis na nuvem pública.

Eai, gostou do nosso post de hoje? Agora que você já entendeu os principais termos de um glossário de cloud computing, que tal saber um pouco mais sobre como implementar essa tecnologia na sua empresa? A Brascloud é uma empresa brasileira, com data center próprio que pode te ajudar a fazer o processo de migração dos seus dados para a nuvem, pode chamar a gente.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br