Hospedagem em nuvem como funciona?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A hospedagem cloud é um serviço usado com a finalidade de disponibilizar um ou mais servidores virtuais diferentes, sendo que não ficam alojados em lugar físico e específico, mas em vários deles ao distribuir os recursos em vários aparelhos ligados a internet.

Dessa forma, no lugar do acesso por um  servidor individual, é possível trabalhar de um cluster com recursos de um pool, ou seja, caso ocorra alguma falha na transmissão, outro servidor manterá tudo funcionando sem problemas.

Ela faz com que os aplicativos e websites sejam acessíveis usando os recursos de nuvem. O site fica hospedado em várias máquinas físicas, sendo possível expandir ou reduzir a demanda de recursos usados. As tecnologias que podem ser usadas para suporte são a cluster, grid ou uma rede CDN. 

Tecnologia cluster

Nela 2 ou mais servidores trabalham juntos como se fossem um só, com o gerenciamento de um software específico para distribuir as tarefas.

Tecnologia grid

Ela usa vários computadores dentro de uma rede local ou de longa distância, sendo uma grande máquina virtual de altas taxas de processamento com as tarefas divididas entre elas.

Tecnologia de rede CDN

Essa rede armazena o conteúdo de um site dentro de múltiplos servidores, alocados em diferentes locais do mundo.

Com isso, qualquer internauta pode acessar o site que faz parte de seu interesse, usando o servidor mais próximo fisicamente de onde está, com alta velocidade e tráfego de dados que precisam de menor largura de banda.

Hospedagem em nuvem como funciona: Características

Todos os aplicativos e soluções são feitos através de uma rede na nuvem no lugar de apenas  um servidor; Existe uma escala nos recursos de acordo com o que  o usuário precisa; Só se paga por aquilo que é utilizado; Os bancos de dados SQL ou de NoSQL podem ser suportados; As soluções são automáticas e controladas por APIs, portais na web e aplicativos para dispositivos móveis.

Hospedagem em nuvem como funciona: Vantagens

A hospedagem em nuvem permite grande flexibilidade, sendo que diferente das tradicionais podem acomodar picos de tráfego ou demandas sazonais.

Com ela, os usuários pagam só pelo que utilizam por mês ou por hora, se diferenciando dos valores fixos característicos do modo tradicional. A hospedagem em nuvem não permite que aconteça tempo de inatividade, pois os sites e aplicativos ficam em uma rede de servidores.

O tráfego passa pelas interfaces de rede separadas, ficando tudo protegido. Os clientes precisam levar em consideração um provedor que oferecem opções físicas e operacionais, que proporcionam segurança de aplicativo e dados.

As empresas usam dados sensíveis, na qual, pode acontecer a separação de dados de hardware, com servidores dedicados. Esses provedores possuem ferramentas e algumas possuem serviços especializados para o gerenciamento do local de hospedagem na nuvem.

As empresas que são especializadas em desenvolvimento de software melhora a implementação e diminui o valor dos custos usando uma plataforma de hospedagem em nuvem com alto desempenho com implementação mais rápida.

Hospedagem em nuvem como funciona

Para poder contratar este serviço é importante saber como ele funciona, sendo que o nível mais básico se encaixa dentro da classificação da infraestrutura virtualizada, podendo ser usado o Serviço IaaS e Plataforma como Serviço PaaS.

Cada servidor ajuda a fazer uma determinado quantidade de tarefas. Obs.: No caso em que ocorre uma condição de sobrecarga, o uso de hardware de um servidor de baixa qualidade pode causar muita dor de cabeça para o desempenho da rede.

Hospedagem em nuvem como funciona: Nuvem IaaS e PaaS

Dentro da plataforma IaaS, são oferecidos os recursos para hardware virtuais que precisam ser instalados para o uso do ambiente de software, enquanto ocorre a criação de aplicativos da web.

Com a plataforma PaaS, o ambiente de software permite a instalação e desenvolvimento do aplicativo dentro da web de forma mais rápida.

Cada um desses servidores dentro de uma configuração dentro da nuvem faz uma certa quantidade de tarefas. Se um dos servidores apresentar falhas, outros servidores agem usando uma capacidade de backup. Os recursos que são necessários para que haja uma disponibilidade contínua de serviços para hospedagem na web.

Hospedagem em nuvem como funciona: Redundâncias

Ao armazenar o site em uma hospedagem na nuvem, com a informação sendo dividida em várias redundâncias.

Dessa forma, ele estará sempre disponível online no tráfego dentro da web. Com os serviços de redundância o site consegue garantir uma maior segurança e confiabilidade ao disponibilizar todas as informações em uma nuvem na rede, para que não sejam perdidos dados.

O método mais usado é o sistema de backup com as informações duplicadas e armazenadas em um espaço físico. Dentro das empresas, elas possuem um espaço ilimitado para armazenamento com oportunidades de segurança e otimização dentro dos serviços de um sistema operacional de uma empresa.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br