IaaS - Saiba tudo sobre isso!

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A adesão da computação em nuvem pelas empresas é uma grande estratégia para o mundo dos negócios. A aplicação do armazenamento em nuvem proporciona muitas vantagens quando comparada à tradicional das tecnologias da informação (TI). E nisso, o IaaS (Infrastructure as a Service) possui muita importância.

O que é IaaS?

A IaaS (Infraestrutura como Serviço) possui todos os recursos de um data center local, mas é uma forma virtual que pode ser usado só usando através da internet.

Com esse serviço, são hospedados na nuvem todos os componentes do data center de forma virtual com a infraestrutura de TI por completo.

O IaaS tem a função de suprir todas as necessidades da infraestrutura necessária para a PaaS e o SaaS.

O objetivo é facilitar e tornar mais acessível o fornecimento de recursos, como servidores, rede, armazenamento, entre outros recursos que são essenciais para atender a demanda, para incorporar sistemas operacionais e os aplicativos.

Ele permite que que o usuário possa acessar recursos, como armazenamento pela rede e diminuir os custos de manutenção da infraestrutura terceirizada.

O provedor de IaaS possui diversas ferramentas e serviços para fazer o gerenciamento da infraestrutura, tornando mais fácil os processos de monitoramento e controle dos acessos, com a análise das cargas de trabalho com políticas de segurança para backups, replicações e planos para recuperação. Os recursos são oferecidos pela rede de servidores interligados na web e divididos em várias regiões diferentes para melhorar a segurança.

Assim, o provedor fica responsável pela manutenção da infraestrutura. Com o IaaS, a empresa consegue ter acesso ao ambiente online já preparado para receber os seus dados, sistemas, fazendo configurações de rede e tudo que faz parte do data center. Alguns provedores de internet de IaaS conhecidos são a Microsoft Windows Azure, a Amazon Web Services e o Google Cloud.

Vantagens

Gastos com capitais

O IaaS acaba com os gastos iniciais de ter que cuidar, configurar ou de gerenciar um datacenter local, sendo ótimos para serem empregados em start-ups e jovens empresas.

As empresas que utilizam a IaaS não precisam comprar qualquer hardware para as centrais de dados, nem pagar para manter e substituir os equipamentos. Só é preciso pagar pelo que foi usado.

Melhora a continuidade dos negócios

O IaaS aumenta a disponibilidade, continuidade de negócios e permite uma recuperação de desastre mais fácil.

Usando data centers da própria empresa, tudo sai mais caro, porque é necessária uma grande quantidade de equipamentos tecnológicos e funcionários especializados em TI.

Foco nos negócios

Adotando o IaaS, os funcionários da empresa ficam livres para se concentrar e focar nos principais negócios e na sua forma de organização sem ter que se preocupar com a infraestrutura de TI.

Estabilidade

O sistema IaaS não exige da empresa uma manutenção, atualização de software e hardware ou a resolução de problemas com equipamentos.

Segurança

Um bom provedor de serviços de nuvem fornece um sistema de IaaS que traz segurança para os aplicativos e dados da empresa.

Atualização

A infraestrutura da computação necessária pode ficar pronta em minutos ou horas de acordo com as mudanças na infraestrutura, sem ter que esperar dias para isso.

Mudanças nas condições de negócios

A IaaS proporciona uma escalabilidade vertical de forma rápida, com os recursos corretos para acompanhar os picos de demanda para seu aplicativo, e adequando os recursos quando a atividade diminui para economizar dinheiro.

Armazenamento, backup e recuperação

Com o IaaS, as empresas evitam gastos de capital com armazenamento e seu gerenciamento.

A IaaS é ótima para cuidar e lidar com demandas que não podem ser previstas e para manter o armazenamento em crescimento constante. Ela facilita o planejamento e o gerenciamento dos sistemas para a recuperação e backup.

Disponibilidade

As empresas podem acessar os aplicativos, dados e outros recursos sempre que a internet estiver disponível. As empresas aderem cada vez mais ao sistema IaaS para cuidar do trabalho móvel e estabelecer planos de continuidade da empresa e para a recuperação de desastres.

Manutenção no mercado

Com a disponibilidade sob demanda e grande agilidade, o sistema IaaS ajuda as empresas a se desenvolverem e implementarem novos produtos e serviços de forma mais rápida.

Escalabilidade

As empresas conseguem ser dimensionadas de forma rápida de acordo com a sua capacidade de expansão e contração, conforme as necessidades de variação de oportunidades do mercado ou da demanda do mercado. Com a IaaS, a empresa só aluga a infraestrutura que for usada de uma empresa terceirizada que tem um bom potencial, com ferramentas e outros recursos.

Flexibilidade

O modelo do IaaS é o ideal para cuidar das cargas de trabalho temporárias, experimentais ou inesperada. Em alguns momentos pode ser mais econômico hospedar os recursos na nuvem, desenvolver e testar a aplicação em um ambiente IaaS.

Depois de terminar, tudo o que pode ser transferido para outro local ou permanecer no mesmo lugar.    

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br