Mitos sobre o Cloud Computing: O que é Verdade e o que é Mito?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Mitos sobre o cloud computing ou computação em nuvem. Já é uma realidade nas empresas e no mundo, na verdade, até na rotina diária da maioria da população, o cloud computing estar participando ativamente, talvez você não saiba, mas praticamente tudo que você faz na internet tenha ligação a computação em nuvem.

Apesar de muitas empresas já estarem utilizando este tipo de serviço, alguns mitos sobre o cloud computing existem no mercado, será que é muito caro migrar os dados para a nuvem? Será que os dados não ficam seguros?

Cloud computing não serve para empresa pequena ou que está começando agora. No post de hoje, vamos responder alguns mitos e verdades sobre esse serviço que vem crescendo no mundo inteiro, principalmente se você pensa em alcançar novos níveis com a sua empresa.

Como funciona o cloud computing

Primeiramente é importante explicar como funciona essa tecnologia, podemos dizer que a computação em nuvem se refere a utilização da memória e também das capacidades de armazenamento e processamento de computadores de alta performance que ficam localizados em data centers, geralmente terceiros.  Este tipo de serviço te proporciona acessar seus dados de qualquer lugar do mundo, claro que se você tiver login e senha de acesso para entrar, muita gente pensa que a segurança não é muito eficaz, mas a segurança é uma das características que vão fazer você migrar seus dados para  nuvem ainda neste ano. Mas vamos agora às verdades e mitos sobre o cloud computing, saiba o que de fato acontece quando você contrata um serviço de armazenamento de dados na nuvem e o que é apenas mito.

A computação na nuvem não é segura

Alguém que fala que armazenar seus dados na nuvem não é seguro, é porque talvez não conheçam o sistema ou talvez tenham tido uma experiência com uma empresa que não preze pela segurança dos dados de seus clientes.

Geralmente este argumento é utilizado também por pessoas que possuem datas centers locais, com altos investimentos e toda uma equipe para gerenciar, realizar atualizações e manutenções. Entretanto, esses servidores podem estar sujeitos a sofrerem danos, roubos e inclusive estão sujeitos a, possíveis quedas de energia. Quando você migra seus dados para a nuvem, dependendo do seu pacote, você tem um backup automático.

Além disso, só dados são distribuídos de uma forma que se alguma der alguma pane, as outras continuam operando, para que nada pare. Logo dizer que a computação na nuvem não é segura é um verdadeiro mito.

Você vai ter um retorno rápido sobre o seu investimento

Quando você migra seus dados para a nuvem, não existe a necessidade de instalação de grandes equipamentos, preparação para abrigar uma grande estrutura ou configurações bem complicadas em sistemas de diferentes computadores.

Tudo se encontra na internet, seus dados vão estar mantidos na nuvem de forma totalmente segura e rápida. Lembrando que você só paga pelo que utilizar, dependendo da necessidade de armazenamento e processamento da sua empresa, dessa forma você não vai desperdiçar recursos É importante ressaltar também que quando você terceiriza esse tipo de serviço, você não vai precisar investir em uma equipe preparada para fazer manutenções, atualizações e tudo mais.

A prestadora de serviços contratada por você é que realiza todo esse processo. Então esse ponto podemos considerar como verdade.

As soluções na nuvem reduzem a complexidade nos processos organizacionais da empresa

A computação em nuvem sozinha, não consegue diminuir a complexidade de determinado negócio. Caso você precise de algo muito personalizado e com muitas customizações, é preciso entender que a nuvem vai te ajudar a facilitar esses processos, porém não entenda a nuvem como a solução de todos os problemas.

É um grande erro acreditar que a nuvem vá resolver problemas gerenciais ou questões organizacionais, que precisam de fato ser resolvidos por gerentes e pela administração da empresa. Portanto, dizer que o cloud computing reduz a complexidade nos processos organizacionais é um mito.

A gestão é mais precisa

Investir em nuvem é sinal de praticidade, logo você pode acessar seus dados de qualquer lugar do mundo tendo apenas um computador com internet e como já comentamos tendo permissão para acessar tais arquivos.

Quando você viaja, você pode ter acesso a seus dados de forma precisa, e segura, lembrando que seus dados devem estar sempre atualizados para você ter a informação o mais precisa possível. Podemos dizer que nesse caso esse ponto é verdade.

Você vai precisar investir muito

Quando você contrata um serviço de armazenamento de dados na nuvem de uma empresa terceira, você pode escolher um plano que atenda as suas necessidades e você vai ser cobrado apenas pelo que utilizar.

Por isso é importante analisar o que você realmente necessita e passar para a empresa que você vai contratar, eles vão te direcionar para o melhor plano, e você paga só pelo que utiliza sem desperdiçar recursos. Logo dizer que investir em cloud computing vai te trazer gastos elevados é apenas um mito e talvez esse seja o principal deles.

Agora que você já entendeu quais são os mitos sobre cloud computing, e as verdades também, tenho certeza que você vai colocar o cloud computing como um dos investimentos para os próximos anos. Se você ficou com alguma dúvida lendo esse artigo, pode chamar a Brascloud, que é uma empresa com data center localizado no Brasil e prestadora desse tipo de serviço, podemos indicar o melhor plano para você.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br