Multicloud

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O que é multicloud?

A multicloud é uma estratégia para a adoção de serviços de computação em nuvem para implementar soluções de diferentes prestadores de serviço, com uma maior quantidade de serviços, disponibilidade e flexibilidade.

Ela vem crescendo no mercado e está presente na rotina de muitas empresas depois dos modelos de nuvens híbrida, privada e pública.

A ideia é auxiliar os gestores a terem um maior controle dos recursos e fazer a conseguirem uma integração da nuvem no ambiente de trabalho. O aumento no uso da nuvem no ambiente corporativo trouxe mais necessidades. Por isso, as empresas precisam aprender a lidar com uma demanda maior de recursos e de diferentes de ferramentas de nuvem para uma constante atualização.

O fato é que os serviços de ums único provedor de nuvem pode não conseguir atender às demandas internas.

Esse é o papel da multcloud, permitir que gestores de TI possam criar melhores estratégias para a computação na nuvem. O objetivo é sempre procurar meios para que os serviços se adaptem às necessidades do negócio.

É possível continuar com a infraestrutura híbrida ou só utilizar os serviços da nuvem pública. Assim, a infraestrutura de TI pode ser planejada conforme as metas e demandas para uma maior diversidade nas ferramentas de TI usadas em cada setor.

Ela proporciona a vantagem da possibilidade de adquirir uma empresa que trabalha continuamente com serviços de nuvem para uma grande performance. Dessa forma, um gestor consegue uma maior maleabilidade de migração para aplicações de prestadores de serviço, de forma mais econômicas ou de maior performance, utilizar os pontos fortes de cada.

Com a multicloud, o negócio começa um investimento nas plataformas de nuvem mais adequada para as necessidades, sem a limitação de um único prestador de serviços. A empresa com multicloud terá sempre ferramentas de grande performance e qualidade, com um ambiente de trabalho cheio de soluções bem escolhidas para atender à demanda de usuários.

Funcionamento

A multicloud é uma estratégia tem como base as nuvens pública, privada e híbrida. A nuvem pública os serviços são oferecidos na internet para domínio público, disponíveis para qualquer pessoa o utilizar ou adquiri-los. A privada mantém os serviços oferecidos dentro de uma rede interna, só para usuários selecionados.

Já a híbrida combina a nuvem com a privada. Com os 3 tipos de nuvem, uma empresa pode mover dados sensíveis da rede privada para a pública.

Isso proporciona mais solidez para empresa na organização, criar um bom planejamento, escolher um bom fornecedor e melhorar o armazenamento e a segurança dos dados. A nuvem múltipla estimula uma mudança digital com uma base importante que facilite os processos de negócios. A nuvem múltipla deve ser adotada, pois... É muito eficiente no uso de serviços, Otimiza a capacidade do processo, Permite um melhor aproveitamento do tempo, Melhora a capacidade.

Por que adotar a estratégia de multicloud?

Integração de serviços: Podendo utilizar diferentes fornecedores e de tipos de nuvens, a multicloud integra os serviços de cada fornecedor, com uma maior opção de gerenciamento para atender as necessidades da empresa.

Resistência: A multicloud é uma forma de impedir a perda de dados e acabar com a inatividade causada por falhas nas aplicações na nuvem. Ela é a melhor escolha caso apareça algum tipo de bloqueio do fornecedor.

Padronização: As tecnologias de virtualização e nuvem vem substituindo os data centers. A configurações dos sistemas aumentou e se tornou mais complexa, estimulando mais o uso de tecnologia como serviço para as empresas.

Flexibilidade: A flexibilidade da multicloud permite que as empresas com os recursos computacionais possam estar mais próximas dos usuários para conseguir o desempenho ideal com pouca latência.

Continuidade e segurança:  O ambiente que adota este tipo de armazenamento ganha vantagens da nuvem privada e pública, diminuindo as chances de perda de informações ou de tempo por causa de um período de inatividade.

Gerenciamento de dados: As ferramentas que combinam para a automatização e coordenação de processos mais complexos na administração do sistema, como configurações de aplicativos, balanceador de carga, armazenamento de dados, banco de dados, matriz de armazenamento, servidor web, etc.

Otimização:  A multicloud melhora a capacidade de selecionar vários serviços ou recursos de diferentes provedores para ajudar o ambiente em nuvem mais indicados para as tarefas.

Investimentos: A multicloud permite o uso da combinação de serviços de forma mais competitiva e objetiva em relação ao custo e benefício.

Multicloud e nuvens híbridas

A nuvem híbrida funciona com serviços em nuvem planejados de políticas para uso, gestão e armazenamento. Assim, é preciso criar de uma solução para mais de uma opção de nuvem. Ela contempla 2 tipos de infraestrutura, que trabalham a partir de uma orquestração ou integração.

A multicloud implementa um mesmo tipo que vem de diferentes fornecedores. Os serviços podem não estar ligados ou serem interdependentes. Para a nuvem híbrida é vital a integração é fundamental.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br