Nuvem pública: este é realmente um modelo de cloud segura?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Nuvem pública, talvez por ter este nome, você possa pensar que esse modelo de nuvem não tenha tanta segurança por ser pública.

Saiba que você está totalmente errado, a nuvem pública é a mais utilizada no meio empresarial no mundo inteiro e vem crescendo cada vez mais ano após ano.

É muito mais seguro você manter dados importantes da sua empresa em uma nuvem pública do que em gavetas e armários na empresa, por exemplo, se você ainda utiliza este ultimo método, é importante ficar atento quanto a segurança dos dados da sua empresa. No post de hoje, vamos te mostrar os benefícios que a nuvem pública pode trazer para você e explicar sobre o seu modelo de segurança também.

Como podemos definir a nuvem pública

Esse modelo de computação em nuvem é a mais comum e utilizada no mundo inteiro, e podemos defini-la como uma série de serviços de computação que são oferecidos por empresas prestadoras de serviços de nuvem.

A infraestrutura, neste caso, é compartilhada pelo provedor contratado, este modelo é muito utilizado por que tem um excelente custo benefício, pois é uma tecnologia extremamente flexível e elástica, com planos que cabem no seu bolso.

Neste caso você vai pagar apenas o que utilizar, logo você manda no seu investimento na nuvem pública, está tudo sobre o seu controle, sem planos engessados, com valores definidos em contrato. Existem alguns mitos que dizem que a nuvem pública não é segura, e em alguns casos, muitos usuários acabam descartando este modelo de cloud computing por pensar que pode ter uma invasão nos seus dados ou algo do tipo.

A nuvem pública não é segura

Esse é um dos principais medos e questionamentos dos usuários que pretendem contratar um serviço de armazenamento de dados na nuvem. É verdade, que neste modelo os recursos são compartilhados entre diversos usuários, e é até bem normal que algumas pessoas considerem este modelo como um risco para os dados de sua empresa.

Mas bem, nos últimos anos, uma série de investimentos foi feita para garantir a segurança dos dados das empresas que contratam a nuvem pública para a sua empresa.

Os data centers, que são os locais onde estão toda a estrutura de cloud, e onde também seus dados ficam armazenados, geralmente são extremamente protegidos. Câmeras de segurança, sensores biométricos e alarmes são colocados em toda esta estrutura para garantir que nenhum invasor tenha acesso à estrutura do data center, garantido uma segurança muito forte.

Falando virtualmente, o monitoramento é feito de forma contínua. Recursos, softwares e programas de segurança são monitorados frequentemente para garantir uma experiência segura com os dados da sua empresa. Além desses fatores extremamente importantes, precisamos lembrar as possibilidades de atualizar sistemas de forma muito rápida, evitando a exposição dos usuários por período prolongado. Neste caso, os recursos utilizados geralmente estão sempre em sua última versão, garantindo o menor número de falhas, possível.

Controle na nuvem pública 

Uma pequena parcela de empresas, adotam o modelo de nuvem privada por considerar, um nível maior de controle sobre os recursos e acredita que só neste modelo terá este controle dos dados. Bom, como já comentamos, a nuvem publica oferece recursos altamente eficazes e seguros para sua empresa, dependendo das suas necessidades e do perfil da sua empresa.

Neste caso é sempre bom, ter alinhado com a prestadora de serviços que você contratou, como vai funcionar o controle dentro do seu plano contratado, você com certeza terá acessos com login e senha, sendo que você pode controlar quem pode acessar os seus dados, distribuindo entre seus colaboradores, acessos com níveis diferentes conforme suas necessidades.

Eai, está mais convencido que a nuvem pública pode ajudar a sua empresa? Esse modelo de nuvem vem crescendo muito e a Brascloud é especialista neste nicho aqui no Brasil, podemos te ajudar a migrar os dados da sua empresa para a nuvem pública de forma super segura.

E caso você tenha ficado com alguma dúvida, ou ainda esteja com certa desconfiança em relação a este modelo de tecnologia, é só entrar em contato com a gente, vai ser um prazer levar a sua empresa para um patamar maior, que é o mundo da cloud computing.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br