Nuvem pública privada e híbrida

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A Computação em Nuvem vem sendo bastante utilizada nas empresas, para qualquer pessoa, acessarem os recursos computacionais sem TI para cuidar das possíveis falhas, diminuindo gastos e melhorando a sua produtividade.

Com ela há maior escalabilidade, flexibilidade e performance. Ela pode ser implantada em diferentes áreas, desde softwares de gestão integrada a sistemas de sincronização de arquivos.

Os serviços de Computação de nuvem se divide em 3 tipos de gerenciamento: nuvem pública privada e híbrida. Cada uma dessas formas de gerenciamento possuem suas próprias características em relação aos preços de contratação, à flexibilidade e a força de controle. 

Nuvem pública privada e híbrida: qual armazenamento em nuvem escolher?

Para escolher a melhor forma de armazenamento dentro da nuvem pública privada e híbrida, deve-se saber as características de cada tipo e analisar qual é a que melhor se enquadra a sua empresa, através do melhor custo-benefício e segurança. O armazenamento em nuvem é um meio tecnológico pelo qual os recursos computacionais ficam disponíveis para usuários que usam conexões de rede. Com ele é possível sincronizar arquivos entre diferentes aparelhos, cuidar das plataformas de gestão, ajuda no desenvolvimento, teste de aplicativos e máquinas virtuais.

Benefícios

Independente de ser nuvem pública privada e híbrida, as empresas conseguem melhorar as políticas de segurança e privacidade de dados, qualquer problema de falhas de segurança em computadores de trabalho não prejudicará serviços corporativos.

Nas empresas que fazem desenvolvimento de software, a nuvem ajuda durante o processo de criação com um sistema mais integrado e eficiente. É possível construir uma plataforma de desenvolvimento de compartilhamento, com mudanças de código fonte submetidas e avaliadas com mais facilidade.

Com o acesso de informações por qualquer objeto e local com internet, os funcionários da empresa podem fazer atendimentos a parceiros comerciais de forma atualizada e precisa. Dentro do ambiente de trabalho ocorre uma flexibilização da rotina e diminuição dos custos operacionais. A nuvem se tornou um elemento obrigatório para as empresas que querem flexibilidade, melhor atuação com escalabilidade operacional e competitividade.

Nuvem pública privada e híbrida

Nuvem pública: Dentro dos tipos de nuvem pública privada e híbrida, essa é a forma mais comum de implementação de computação em nuvem. Os recursos de servidores e armazenamento são de um provedor terceirizado dentro da Internet. Nela hardware, software, etc, pertencem e são cuidadas pelo provedor.

Dentre as três categorias de nuvem pública privada e híbrida, o armazenamento na nuvem pública, permite o compartilhamento do mesmo hardware, local de armazenamento e de rede com outras empresas ou pessoas físicas. Os serviços e gerenciamento da conta pode ser feita pelo próprio usuário através de um navegador da web.

Ela é, normalmente, utilizada para a criação de email na web, aplicativos de serviços office para escritório online, armazenamento e locais para desenvolvimento e realização de testes. Não é preciso ter um hardware ou software, pois o pagamento é só pelos serviços que utiliza. Além disso, o provedor de serviços fornece a manutenção e os recursos ficam disponíveis para cuidar das necessidades da empresa com segurança.

Nuvem privada: Dentro dos tipos de nuvem pública privada e híbrida, ela é a que oferece recursos que só podem ser usados por apenas uma empresa. A parte física se encontra em um datacenter local dentro da empresa ou em um provedor de serviços terceirizado.

A grande diferença da nuvem publica é que os serviços e a infraestrutura ficam só dentro da rede privada com hardware e software cuidando apenas de uma empresa ou organização. Com ela é mais fácil personalizar os recursos para cuidar de elementos de TI específicos. As nuvens privadas são mais utilizadas por órgãos do governo, instituições financeiras e empresas de grande porte que realizam operações vitais para os negócios com um maior controle.

A nuvem privada personaliza o ambiente de acordo com as necessidades específicas dos negócios. Os recursos pertencem e são compartilhados apenas pelos usuários da empresas quem tem acesso. Isso melhora as formas de controle e segurança, com escalabilidade e eficiência.

Nuvem híbrida: Dentro dos tipos de nuvem pública privada e híbrida, é a que une a infraestrutura local das nuvens privadas com as nuvens públicas para um melhor aproveitamento de vantagens que as duas oferecem.

Na nuvem híbrida as informações e os aplicativos podem ser realocados entre as nuvens públicas e privadas para maior flexibilidade e formas de implantação. Numa nuvem híbrida pode ser utilizado o cloud bursting, que é quando um aplicativo ou recurso é executado na nuvem privada até atingir uma alta demanda.

Quando isso acontece, o fluxo pode migrar para a nuvem pública para uso dos recursos de computação adicionais. Com ela, a empresa consegue manter uma infraestrutura privada para dados e ações confidenciais. Além disso, há o uso dos recursos adicionais da nuvem pública com escalabilidade, pagando por potencialização, só quando for necessário.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br