O que analisar antes de migrar seus dados para a nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Cada vez mais, os serviços de cloud ganham espaço dentro dos ambientes corporativos. O que antes poderia ser considerado apenas uma tendência passageira, se tornou parte fundamental do trabalho de inúmeras companhias espalhadas em todo o mundo. Por conta de sua fácil implementação, utilização e possibilidade de redução de custos, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais atraente para quem procura uma solução direta para as necessidades de processamento de dados, armazenamento remoto e hospedagem de ferramentas, sem ter a preocupação de construir uma infraestrutura interna para suprir as demandas.

Entretanto, a migração desses dados é uma ação extremamente importante e deve ser feita com alguns pontos crucias em mente. 

Segurança

A segurança dos dados é um dos pontos mais importantes que se precisa considerar quando se pensa em migrar para a nuvem. Embora existam diversas certificações de seguranças e protocolos aplicados pelas plataformas de nuvem, ter a certeza do processo de segurança especifico da plataforma contratada pode evitar possíveis dores de cabeça mais para frente no processo. 

Os servidores em nuvem apresentam uma estrutura mantida sempre nas versões mais recentes dos softwares, sempre recebendo o que é de mais atual e mais seguro para as aplicações usadas, diminuindo a possibilidade de vulnerabilidades e brechas de segurança a serem exploradas. 

Desempenho

Além da segurança, a infraestrutura geral dos servidores também é crucial de ser analisada. Procure sempre optar por data centers modernos e que possuam equipamentos de ponta para evitar que ocorram instabilidades e que isso possa afetar o seu processo de trabalho.

Também vale a pena levar em consideração a qualidade de sua conexão com a internet, para que ela também não venha a limitar a quantidade de acessos ou atrasar a transferência dos dados de uma ponta a outra, também impactando a usabilidade.

Backup

A forma com que os backups irão funcionar também precisam ser verificadas e levadas em consideração. Um plano de backups bem definido e recorrente é fundamental para evitar a perda de dados importante caso ocorram problemas técnicos ou falhas cruciais durante a utilização.

O volume armazenado nos backups também precisa ser avaliado e ajustado de acordo com a necessidade. Caso o serviço não cubra um backup geral do sistema, se faz necessária a seleção de certas partições ou até mesmo pastas dentro do armazenamento em disco disponível.

Acompanhamento

O acompanhamento e o suporte oferecidos pela empresa podem salvar ou acabar com a sua migração para a nuvem. Procure sempre saber como funcionará o processo de migração e adaptação dos serviços a estrutura da nuvem, sempre verificando o modelo que fora aplicado para isso, caso seja um sistema de pagamento por horas trabalhadas, quantas horas estão incluídas no projeto inicial e o custo que elas podem ter caso sejam necessárias horas adicionais.

Outro ponto é o suporte oferecido pela empresa. Pesquise se o suporte oferecido pela empresa é bem reconhecido e oferece fácil contato e grande disponibilidade. Certos serviços oferecem uma base de suporte em outros países, o que pode dificultar esse contato, então realmente procure informações. Caso conheça alguém que já tenha trabalhado com essa empresa anteriormente, levando essas dúvidas. Dedique um tempo em pesquisa para que não precise ter contratempos ao longo do processo.

Flexibilidade

Entender sobre a flexibilidade do plano selecionado também é um ponto importante no momento de decidir entre migrar para a nuvem ou não. Verifique os limites que a plataforma apresenta e avalie se será uma solução viável a longo prazo.

Talvez hoje a sua exigência seja pequena, mas, em uma possível expansão da empresa, pode ser que seja exigida uma maior demanda computacional e, sabendo que o serviço atual poderá cobrir a necessidade, evita a contratação de um diferente servidor, precisando fazer a interligação entre ambos.

Preço

A precificação é o fator em que todos os pontos anteriores acabam esbarrando. Embora existam diversas opções competentes no mercado, grande parte delas também apresenta valores de implementação e manutenção bastante altos, em alguns casos, até mesmo sendo cobrados em uma moeda estrangeira, tornando os custos em um valor varável que pode aumentar consideravelmente de uma hora para a outra. Claro que todos os pontos anteriores são fundamentais, mas senão se não estiverem alinhados com um valor justo, continuam sendo opções inviáveis.

Pensando nisso que a Brascloud foi criada, um serviço de cloud totalmente brasileiro, com suporte e atendimento feito por nativos, uma solução completa para a segurança de seus dados, escalabilidade total dos planos e o melhor, você paga só pelo que utiliza. Possuímos diversos planos customizáveis para atender diretamente as suas necessidades. Acesse já o nosso site e confira tudo que a Brascloud pode oferecer para você e a sua empresa e contrate o serviço de nuvem definitivo!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br