O Que é Edge Computing

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Edge computing ou traduzido de forma livre, computação de borda, é uma tecnologia que também é conhecida como a próxima etapa da internet das coisas, que está em um grande crescimento pelo mundo todo inclusive.

Essa tecnologia otimiza o uso dos dispositivos eletrônicos que podem ser conectados a internet, com objetivo de aproximar a computação da fonte dos dados coletados.

Dessa forma, o processamento acaba ocorrendo o mais próximo possível do local do usuário ou da fonte de dados. Neste post, vamos te trazer um pouco dessa tecnologia que vem se tornando mais comum nos últimos anos, e como o edge computing ter relevância nas empresas.

Mas o que é edge computing?

A tecnologia edge computing, está relacionada a internet das coisas, além disso, se baseia em uma rede de micro data centers, para armazenar e processar dados requisitados de forma local.

Esse conceito para quem conhece a primeira vez, até parece difícil de entender, mas quando você entende os benefícios do edge computing, fica muito mais fácil compreender esse modelo de tecnologia.

Quando utilizamos o conceito de internet das coisas, queremos dizer que o recolhimento dos dados é feito por meio de dispositivos, que reúnem o que foi coletado, neste caso, a quantidade depende do equipamento e ai os dados são enviados a um centro ou cloud de processamento.

O Edge computing ajuda a não levar todos os dados para estes centros ou cloud, pois ele classifica os dados de forma local e também separa aqueles que podem ser processados ali mesmo, o que faz diminuir o trafego que será enviado por fim até a cloud.

Estes dados são processados nos extremos de uma rede e uma parte é enviada aos diretórios centrais, e é por isso que temos o nome, edge computing.

Principais benefícios do edge computing

As empresas que tendem a ser afetadas com más conectividades dos seus dispositivos, podem se beneficiar muito utilizando o edge computing, já que a necessidade de enviar informações por longas distâncias, para  cloud, por exemplo, será menor.

Outra vantagem muito importante que a computação de borda traz, é a diminuição de custos na empresa com transmissão de dados.

Além disso, outro fator extremamente importante é a rapidez com que esta tecnologia trabalha.

Áreas que podem se beneficiar desta tecnologia

Vários setores podem aproveitar a tecnologia de computação de borda, principalmente empresas que precisam diminuir a latência e ter mais rapidez no processamento de seus dados.

Áreas da saúde, por exemplo, que lidam com vidas, poderia usufruir muito deste tipo de tecnologia. Áreas de marketing digital com automações para e-commerces podem usufruir também do edge computing, para processar pagamentos e fretes mais rápidos, por exemplo.

Além de uma outra infinidade de áreas. Seria extremamente importante você aliar a computação de borda ao cloud computing, a computação em nuvem já tem milhões de vantagens e utilizando também a computação de borda, você vai conseguir resultados muito bons em termos de agilidade de processamento de dados.

Funcionamento do Edge computing

Quando você utiliza edge computing, os seus dados ainda são levados para a cloud. Porém, neste caso, existe uma espécie de filtro  intermediário que é responsável por processar as informações que é chamado de gateway.

Neste caso, essa máquina fica mais próxima do dispositivo que originou todas as informações, que chamamos de extremo da rede.

Fog computing é a mesma tecnologia?

Às vezes você ouviu falar no termo fog computing, e talvez até leu as mesmas informações que estão neste artigo, isso se deve pelo fato de o termo fog computing, ser apenas uma variação de nome para o edge computing.

Mas eai, o que achou do nosso post de hoje? Lembre-se que o edge computing é uma excelente tefcnologia para você trabalahr juntamente da nuvem, você terá muito mais agilidade com o seu processamento de dados.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do edge computing ou também queira conhecer mais sobre o universo da nuvem, a Brascloud é uma empresa brasileira com data center local, e especialista em cloud computing, chame a gente, vai ser um prazer ajudar a sua empresa a crescer.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br