O que é PaaS e como funciona este sistema

imagem

06 Fevereiro 2023

imagem

Por ser um modelo de cloud computing, a plataforma agrega diferentes vantagens para as empresas que estão em sua jornada da computação em nuvem

Que a cloud computing mudou muito o cenário empresarial do mundo todo, não é uma novidade. A possibilidade de se ter acesso a dados e informações de forma remota, rápida e segura ampliou o leque de oportunidades para os mais diferentes serviços e produtos. E, como já falamos por aqui, a tendência (inclusive para 2023) é que a TI crie e desenvolva cada vez mais ferramentas neste sentido. 

>> Saiba quais as cinco principais tendências da área de TI para 2023

https://brascloud.com.br/pt-br/blog/cinco-principais-tendencias-da-area-de-ti-para-2023 

Entre as ferramentas que se mostram necessárias para um modelo de computação em nuvem está a plataforma como serviço, mais conhecida como PaaS (Platform as a Service, em inglês), que oferece tudo o que a empresa precisa para fazer aplicações: software de sistema operacional, redes, servidores, armazenamento, ferramentas de desenvolvimento e bancos de dados. 

Certo! Mas como esse PaaS realmente funciona e quais são os benefícios dele? A gente te conta mais nesse artigo. 

Afinal, o que é o PaaS?

O Plataform-as-a-Service tem como principal característica oferecer uma solução em nuvem completa e flexível, com toda a infraestrutura, inclusive o software e o hardware, para projetos que quiserem desenvolver, executar e gerenciar aplicativos. Isso inclui as fases de compilação, teste, implementação e atualização também.  

Como todo o ambiente de PaaS é criado e estruturado em nuvem, desde aplicativos simples até os mais complexos, feitos para grandes empresas, ele pode ser administrado de forma remota, o que agrega ainda mais qualidades para a estrutura. 

Essa característica facilita o acesso dos desenvolvedores da área de TI, pois eles podem fazer login a qualquer momento, de qualquer lugar, o que aumenta a oportunidade de a equipe trabalhar com diferentes forças de trabalho e expertises de várias partes do mundo. 

E como funciona a ferramenta?

É importante destacar que é o provedor de cloud computing que oferece o PaaS e fica responsável por uma ou mais etapas da jornada da empresa na nuvem. O mesmo acontece com outros modelos de computação em nuvem, entre eles a Infraestrutura como Serviço (IaaS) e o Software como Serviço (SaaS). 

E aí é que entra a grande diferença entre cada serviço. Com o PaaS, o provedor de cloud não gerencia rede, armazenamento, servidores ou sistemas operacionais, mas tem controle total das aplicações e configurações realizadas. 

Como a plataforma permite a flexibilização e a adaptação de infraestruturas prontas para usá-la, conforme as necessidades da empresa ou projeto, e ainda fica sob responsabilidade de desenvolvedores, é possível desenvolver aplicativos de diferentes finalidades, sem precisar contratar novos profissionais para tanto. 

Público, privado e híbrido

Exatamente. O funcionamento do PaaS depende do seu modelo, que pode ser público, privado ou híbrido. Entenda as diferenças: 

- PaaS Pública é bastante ágil e permite que o contratante controle a instalação do software e o provedor da nuvem faz todo o gerenciamento de TI necessário para hospedar aplicativos; 

- PaaS Privada pode ser hospedada no data center da empresa ou em provedor de nuvem pública. Tem a mesma agilidade da PaaS Pública com segurança de dados e possível redução de custos mesmo em uma eventual expansão da nuvem; 

- PaaS Híbrida é o melhor dos dois mundos. Tem a flexibilidade e a capacidade infinita da Pública e a eficiência de custos e controle da infraestrutura interna da privada. 

Vantagens da PaaS

Para alguns serviços, vai além de ser vantajoso. O PaaS é essencial. Garante agilidade e eficiência no atendimento, melhora a comunicação interna da empresa e a automatização de vários processos. 

Aumento da produtividade, otimização das operações e redução de erros estão entre as vantagens de contratar este modelo de cloud computing. Veja mais alguns benefícios: 

- Reduz custos com licenciamento de software e gestão de aplicativos; 

- Ambiente compartilhado de desenvolvimento de aplicações em nuvens. A equipe DevOps agradece!; 

- Experimentar e testar novos sistemas operacionais com mais liberdade e bom custo-benefício; 

- Acesso a uma grande variedade de recursos que seriam contratados de forma individual, como middleware, sistemas operacionais e bancos de dados; 

- Menos tempo para codificar novos aplicativos e flexibilidade para acompanhar as mudanças do mercado. 

Tudo isso para te dizer que, se você presta serviços online, precisa otimizar processos, melhorar o desenvolvimento e gerenciamento de aplicações ou até implementar a IoT na sua empresa, o modelo PaaS de cloud computing é para você. 

Conte com o time da Brascloud para te dar o suporte necessário 24x7 e, assim, manter sua empresa atualizada no mercado. Contrate nossos planos com autonomia e conte com a nossa equipe de especialistas para qualquer dúvida.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br