O que é SaaS? Descubra agora

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Com a evolução da tecnologia, cada vez mais as empresas procuram ferramentas e soluções tecnológicas para problemas que antes precisavam de intervenção humana ou apresentavam um modelo de utilização complexo e pouco otimizado.

Dessa necessidade por soluções simples e diretas, nasceram os SaaS. A sigla SaaS, que em inglês significa Software-as-a-Service, ou software como serviço, serve para designar o modelo de comercialização de ferramentes ou plataformas digitais onde toda a manutenção e infraestrutura é de responsabilidade do fornecedor, oferecendo acesso ao usuário por meio de uma conexão com a internet e cobrando um valor específico por isso.

Embora possa parecer um conceito um pouco complicado e talvez até um modelo pouco usado entre as empresas, mas você ficaria surpreso em saber a quantidade de serviços você usa regularmente e são classificados como SaaS.

Acredito que os exemplos mais comuns, e que as vezes possam passar despercebidas como tais, são as plataformas de e-mail como Gmail e Outlook. Mesmo que essas plataformas não costumem cobrar diretamente de seus usuários, embora existam versões pagas, elas apresentam anúncios, tornando as mesmas também em uma forma de monetização e, consequentemente, um SaaS.

Um dos serviços cresceu muito com a evolução do dessa tecnologia foram os serviços de armazenamento em nuvem, sejam eles para uso pessoal, como Google Drive, Dropbox e iCloud, ou até mesmo soluções de cloud voltadas para o uso empresarial Assim como existem os SaaS, também existem os PaaS e IaaS, entretanto, se tratam de outras áreas da computação em nuvem.

IaaS, que vem de Infraestrutura como serviço, representa os serviços que apresentam uma infraestrutura de TI automatizada e escalonável, como uma forma de locação de um espaço para execução de sistemas ou recursos computacionais. 

Já o PaaS, plataforma como serviço, se compõe por plataformas e aplicativos em que o usuário consegue certa gama de funções, entretanto, não atua diretamente na estrutura de tal, trazendo recursos com o foco principalmente em gerenciamento.

Podemos usar como exemplo, e talvez os mais comumente usados, seriam as ferramentas para hospedagem de websites ou páginas na web.

Vantagens do SaaS

O ponto que sempre é levantado quando se fala na implementação de um sistema SaaS é a redução de custos. Mesmo se tratando de uma contratação externa e ?adicional?, o valor e tais serviços se dá por aquilo que você deixa de gastar por conta deles.

Na contratação de um data center, por exemplo, a empresa desfruta de todos os benefícios de um armazenamento na nuvem, podendo acessar seus dados de vários locais diferentes, sem precisar se preocupar com a contratação de um especialista no ramo para gerenciar os servidores internos, além é, claro, de não precisar fazer a aquisição de todos os equipamentos necessários, algo que pode facilmente alcançar a casa das dezenas de milhares de reais para operações que irão demandar mais da capacidade do servidor.

Além disso, a contratação de um SaaS oferece a empresa uma plataforma que se manterá em evolução e recebendo atualizações constantemente.

Em vez de fazer uma compra única e estar preso a uma única versão de um sistema, ela irá se adaptar com o tempo aos novos cenários que forem aparecendo, acompanhando as novas tendências de mercado e evitando a obsolescência.

A segurança também é um dos fatores mais importantes do SaaS. Como se trata de uma solução aplicada em larga escala para diversos outros usuários, ela é testada a exaustão, sempre encontrando e corrigindo eventuais falhas de sistema ou brechas na segurança da plataforma em questão, evitando possíveis ataques ou até mesmo perda de dados.

Desvantagens do SaaS

Sempre que alguém entra no assunto de SaaS para uso empresarial e apresenta as vantagens, alguém sempre lembra que esses serviços, em sua maior parte, são oferecidos por empresas internacionais, precisando que o pagamento seja feito em uma moeda estrangeira, sofrendo certa variação de valores ao longo do tempo, e que no suporte, os atendentes não são nativamente brasileiros, dificultando a comunicação. 

Entretanto, esse tipo de problema não é necessariamente aplicável a todas as empresas desse segmento, opções como a Brascloud, uma opção totalmente nacional de cloud service, não só oferece suporte feito por brasileiros, como a suas cobranças são feitas em reais e só após você ter consumido o serviço, tornando o processo muito mais simples.

Caso você queira saber mais sobre a Brascloud e o serviço que é oferecido, você pode clicar aqui e entrar em contato diretamente conosco para que possamos conversar melhor e encontrar a solução ideal para o seu caso!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br