O Que é um Data Center?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Com certeza ao mandar uma foto para o seu Facebook ou Instagram, você já se perguntou para onde vai essa foto, será que existe um local físico para guardar essas imagens?  Afinal de contas, tem de haver um repositório físico com todas as informações da internet, temos páginas com milhões de cadastros, mais de bilhões de acessos mensais e não podemos nem contar o número de informações que está na internet.

É ai que entra os famosos data centers, que é designado ao CPD (Centro de Processamento de Dados), onde estão armazenadas milhões e milhões de informações que se encontram na internet, se um dia os data centers parassem de funcionar ao mesmo tempo podemos dizer com propriedade que o mundo da tecnologia pararia.

O que é um data center?

Falando de forma simples, podemos definir um data center como um HD gigante onde estão armazenadas praticamente todas as informações da internet, falando de uma forma mais complexa, temos um data center como um ambiente super preparado e projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados.

Podemos dizer que um data center é o coração da empresa, pois nele estão contidas informações extremamente importantes que literalmente movem a empresa.

Os data centers necessitam de uma estrutura especial e isso também requer um certo investimento para implementar um na sua empresa, com o objetivo de abrigar milhares de informações de bancos de dados e servidores, os equipamentos na maioria das vezes são montados em racks ou armários metálicos, em casos de multinacionais podem abrigar até um prédio, como é o caso do data center da Amazon.

O que é necessário para ter um data center

Se você quiser implementar uma estrutura de data center na sua empresa, você deverá ter um investimento considerável para aplicar. Um ambiente para data center deve ser todo projetado para a melhor funcionalidade do mesmo, devem ter proteções contra incêndio, sistemas de resfriamento para os racks, com objetivo de manter a temperatura estável, é necessário também a utilização de pisos mais elevados, visto a necessidade de se colocar cabeamentos abaixo da sala climatizada.

Em alguns casos temos data center localizados até subterraneamente ou em bunkers abandonados da época da guerra fria, isso se deve pelo alto nível de proteção dessas estruturas, principalmente contra bombardeios.

A localização também é de extrema importância, de preferência um data center deve ser estruturado em um local que não passe por abalos sísmicos ou furacões, que tenham um nível de segurança alto e também tenha disponível pelo menos duas redes de energia independentes.

3 características principais que a operação de um data center necessita

1 Sistema de segurança

É de extrema importância que você tenha sistemas de segurança eficazes no local que for instalar a estrutura de um data center, como tecnologias de detecção e combate a incêndio, câmeras de vigilância, portas e vidros blindados, verificação biométrica, são algumas das principais opções para deixar o ambiente onde o data center será instalado mais seguro.

2 Energia Interrupta

Além da necessidade de se ter energia sem parar, é importante ter outros sistemas de energia, para que em caso de falha do principal, o segundo assuma a operação, sem deixar que os trabalhos parem, algumas formas de sistemas de energia secundários, são: baterias, nobreaks e qualquer tipo de sistema que não deixe faltar energia na sala ou no prédio onde está o data center.

3 Piso elevado

O piso elevado é uma necessidade para um data center funcionar perfeitamente, além disso esse piso precisa sustentar elevadas cargas que são representadas pelos equipamentos, como racks, servidores etc. além de claro abaixo acomodar dutos com cabeamentos elétricos e circulações de ar refrigerado para manter a temperatura interna do datacenter sempre dentro do padrão recomendado, é importante ressaltar que um servidor gera uma grande quantidade de calor, havendo assim toda essa preocupação com resfriamento.

Os maiores datas centers do mundo

350 East Cermak, localizado em Chicago (EUA), é o maior data center do mundo, fica localizado na estrutura de um hotel, o Lakeside Technology Center, além de ser um hotel de fato, também abriga operadores e provedores de serviços de rede, além de atender vários prestadores de serviços de telecomunicações e além claro de operações de data center para locatários corporativos.

O data center do Google, é claro que não poderia faltar na nossa lista, visto que tem em média cerca de 40 milhões de pesquisas por segundo, o que resulta em cerca de 3,5 bilhões de pesquisas ao dia, é muita pesquisa e a estrutura deste data center está dividida por alguns lugares do mundo, tendo alguns na américa do sul, Europa, Ásia e Estados Unidos.

O maior fica localizado em Mayes Country, com cerca de 98 mil metros quadrados. NAP of the Americas, esse é o responsável por praticamente toda a informação proveniente da América latina, uma construção localizada em Miami, construída para apenas para isso, a instalação conta com mais de 75 mil metros quadrados, reza a lenda, que até o FBI é cliente deles. Next Generation Data LT, localizado no País de Gales, em Newport, este data center tem cerca de 75 mil metros quadrados de 37,5 mil metros quadrados só de área técnica, o que o faz aparecer na nossa lista dos maiores do mundo.

Apple, com investimento de cerca de 1 Bilhão de dólares, investidos em cerca de 50,5 mil metros de estrutura, o data center da Apple, fica localizado na cidade de Catawba, Carolina do Norte, fechando assim a nossa lista. Como já foi dito anteriormente, um data center requer um alto valor de investimento, caso você queira aplicar na sua empresa, você tem também a opção de locação de um espaço dentro de um data center externo, como por exemplo, a Brascloud, reduzindo seus custos e operando em uma estrutura que atende todas as necessidades que um data center precisa.                    

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br