O que você precisa saber sobre Armazenamento em nuvem?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é um serviço que permite armazenar dados e informações na internet em um sistema de armazenamento externo cuidado por outras. Há um grande número de sistemas de armazenamento diferentes.

Existe de armazenamento pessoal, armazenando e fazendo backup de e-mails, fotos, vídeos entre, outros, mas há as empresas usem o armazenamento em nuvem como uma solução de backup remoto para o qual é possível transferir e armazenar os arquivos de dados ou compartilhá-los.

Eles são escaláveis, adaptam-se de acordo com o que for necessário para a empresa ou indivíduo. Os dados e informações podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet. No armazenamento em nuvem é que acontece o gerenciamento e a edição de arquivos e pastas guardados no servidor online. Isso pode ser feito de qualquer lugar de distância e a qualquer hora do dia. 

Tipos de armazenamento em nuvem

Nuvem pública: A nuvem pública é a forma mais simples de fazer armazenamento e, também, é mais barata. A empresa providencia a estrutura necessária para o público através de interações de acordo protocolos da internet. O seu uso é recomendado para o armazenamento de dados e aplicações como anexos de e-mails, hospedagem de sites, vídeos e aplicativos.

Nuvem privada: A nuvem privada tem uma infraestrutura exclusiva para uma única empresa. O gerenciamento pode ser feito pelo próprio gestor da empresa, estando ligada aos centros de data centers internos. Este tipo é recomendado para empresas que preferem um controle das informações que são armazenadas nos seus servidores e que precisam de uma resposta rápida, sendo o mais seguro.

Nuvem compartilhada: A nuvem compartilhada é recomendada para empresas que precisam compartilhar dados e informações entre várias pessoas. Seu armazenamento pode ser feito por todos aqueles que estão envolvidos ou por uma entidade externa.

Nuvem híbrida: A nuvem híbrida mistura características da nuvem pública e da privada, potencializando as possibilidades de uso. Ela custa mais, por causa da sua mobilidade, sendo a melhor para as empresas.

Como funciona o armazenamento em nuvem?

As maiores empresas de tecnologia possuem grandes centros de dados com milhares servidores ligados 24 horas durante todos os dias do ano. A capacidade de armazenamento é enorme e os servidores ficam a quilômetros de distância do usuário que está conectados na internet. Ao acessar um serviço de armazenamento em nuvem, o usuário entra em, no mínimo, um desses servidores. Com ele, é possível enviar arquivos pela internet e mantê-los guardados em segurança.

Os arquivos enviados são salvos e distribuídos de forma automática em vários servidores diferentes. Dessa forma, e acontecer algo com um dos servidores, o usuário pode manter o acesso aos seus arquivos que, também, estão disponíveis em outros servidores. Sem perda de dados ou informações.

Benefícios

O armazenamento em nuvem traz vários benefícios não só para uso pessoal, mas no profissional.

Dinamismo e fácil mobilidade: O armazenamento na nuvem traz grande praticidade, dinamismo e mobilidade para realizar as tarefas do dia a dia. As informações podem acessadas de qualquer lugar e tipo de aparelho conectado a internet com uma conexão estável.

Economia: Os arquivos armazenados na nuvem ficam em um servidor digital, evitando a compra de novos eletrônicos ou acessórios para guardar arquivos. Assim, ocorre menos gastos, uso de menos dispositivos com mais espaço recebido.

Escalabilidade: O armazenamento em nuvem reduz custo, fornece mais agilidade, segurança e possibilidade de várias pessoas trabalharem juntas e ao mesmo tempo. Com tudo isso, os negócios podem ser feitos de forma mais fácil. Não há restrição na quantidade de dados e usuários simultâneos, podendo concentrar os esforços no ambiente digital e escalabilidade mais rápida.

Segurança: Uma das grandes preocupações com o armazenamento é a segurança das informações. No armazenamento na nuvem, só o usuário pode acessar o seu próprio material, onde, nem mesmo as empresas que proporcionam os serviços têm acesso ao conteúdo.

Personalização: Muitos dos serviços de armazenamento em nuvem são gratuitos e precisam de planos personalizados para usuários únicos e empresas. Quem necessita de mais espaço e das funcionalidades para gerenciamento de um projeto pode contratar um serviço mais potencializado.

Sem instalação: A maior parte dos aplicativos e softwares precisam ser instalados no dispositivo do usuário. Isso não ocorre no armazenamento em nuvem que permite acessar planilhas, editores de texto, calendários, entre outras multimídias sem instalação.

Projetos colaborativos: O usuário pode optar pela permissão ao acesso de outros usuários aos seus arquivos. Assim, é possível compartilhar e desenvolver projetos colaborativos com várias pessoas. Não é preciso sair de casa para trabalhar, pois tudo é feito pela internet. Melhorando a produtividade e a agilidades na hora de fazer as tarefas.

Melhor gestão: Com os dados armazenados em sistema de fácil acesso, é mais fácil controlar e gerenciar as informações pelo dispositivo conectado.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br