Object storage: o que é e qual sua relação com a cloud computing

imagem

23 Novembro 2022

imagem

O armazenamento de objetos é uma ferramenta para gerenciar dados não estruturados de forma individual, com segurança e eficácia

A conectividade, seja para usuários finais ou grandes empresas, está cada vez mais presente nas atividades do dia a dia. Essa facilidade de manter-se online faz com que o número de dispositivos conectados à internet cresça cada dia mais e, consequentemente, o número de dados gerados também aumente consideravelmente.

A alta demanda por conexões e armazenamento de dados de dispositivos físicos acompanha o crescimento do espaço que a IoT (Internet das Coisas) está tomando no mercado.

Essa crescente nas informações digitais precisa ser absorvida pelas redes de armazenamento de dados e, por isso, ferramentas como o object storage surgem como boas opções para gestores de TI.

Esse método, que está diretamente relacionado à cloud computing, trabalha com dados não estruturados, ou seja, dados como vídeos, fotos, informações de redes sociais, músicas, e-mails, entre outros.

Quer saber mais sobre o object storage e como ele pode ser uma boa opção para seus negócios? Confira mais sobre essa ferramenta abaixo.

>> O que é object storage?

Traduzido para o português, object storage significa armazenamento de objetos. Essa metodologia permite armazenar e gerenciar os dados de forma não estruturada, fazendo com que essas informações não sejam consideradas em forma de “blocos” de dados, mas sim como objetos.

Dessa forma, os dados não são vistos como um conjunto de informações. Cada um deles é visto de forma individual, com sua própria nomenclatura, metadados vinculados e identificação própria.

Essa forma de armazenamento permite que grandes quantidades de dados não estruturados sejam guardadas, como arquivos de áudio e vídeo, fotos, e-mails, históricos de páginas da internet, entre outros conteúdos digitais.

Essa ferramenta facilita a busca por dados, torna a estruturação mais rápida e eficaz e permite que dados possam ser recuperados de forma mais segura.

>> Relação do object storage com a cloud computing

Assim como tudo que envolve a cloud computing, o conceito de object storage utiliza ferramentas de armazenamento na nuvem para guardar dados e informações importantes.

Quando armazenados na nuvem, os sistemas de object storage distribuem os dados por diversos dispositivos físicos, mas permitem que os usuários possam acessar toda e qualquer informação relacionada a eles por meio do armazenamento virtual.

>> Como funciona o object storage

No método utilizado no object storage, os dados não são armazenados em blocos. As informações sobre determinados arquivos são mantidas em forma de objeto vinculado aos metadados e com uma identificação sobre o que aquele dado se refere.

Essas informações são armazenadas em um ambiente físico, mas que permite acesso por meio digital também. Dessa forma, quando um usuário precisar acessar um dado de determinado arquivo, o sistema de object storage vai facilmente encontrá-lo rastreando os metadados e a nomenclatura.

>> Principais vantagens

Por ser um método que permite grande armazenamento de dados com baixo custo envolvido, o object storage torna-se uma ferramenta bastante eficaz para empresas que trabalham com quantidades massivas de informações.

Confira as principais vantagens que um sistema de armazenamento de objetos pode oferecer para seus negócios.

Escalabilidade

Quando as ferramentas do object storage são utilizadas para armazenar os dados, é possível que grandes quantidades de informações sejam guardadas sem que o gestor se preocupe em solicitar aumento do pacote de armazenamento.

Segurança

Os dados possuem informações importantes e sigilosas sobre clientes, usuários, parceiros e sobre a própria empresa. Portanto, quando esses dados são disponibilizados na nuvem o gestor deve saber escolher o nível de segurança do sistema, opção permitida em ferramentas de object storage.

Custo-benefício

Com um custo menor do que outras formas de armazenamento de dados, o object storage busca oferecer uma solução mais econômica. Utilizando essa forma de guardar informações, o cliente paga apenas pelo espaço que consumir, ainda que seja para uma quantidade elevada de dados a serem armazenados.

Infraestrutura

No object storage os dados de diferentes empresas ou usuários são armazenados utilizando a mesma infraestrutura. Isso permite que, ainda que utilizem o mesmo local para armazenamento, o acesso de cada um seja restrito aos seus próprios dados. Essa divisão gera economia e facilidade às empresas contratantes, pois não precisam se preocupar em ter uma infraestrutura própria.

Rápida localização

Ao utilizar metadados vinculados aos objetos, o usuário pode encontrar as informações necessárias com mais facilidade e velocidade nos mecanismos de busca. O tipo de arquitetura de dados sem os níveis hierárquicos também é uma ferramenta que acelera a localização dos arquivos.

>> Conte com a BRASCLOUD

Agora que você já conhece o conceito de object storage e compreende a relação dessa ferramenta com a cloud computing, conheça as soluções que a BRASCLOUD pode oferecer para impulsionar seus negócios.

Entre em contato agora e fale com nosso time de especialistas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br