Para que serve um data center: suas principais funções

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Para que serve um data center, esse termo pode ser desconhecido para muitas pessoas, mas saiba que essa tecnologia te ajuda muito, e esta presente inclusive na sua rotina diária.

Hoje vamos te explicar um pouco sobre esse, que é considerado por muitos, como o coração da era digital, pois é ali que ficam armazenadas todas as informações da sua empresa ou até suas informações pessoais.  Dependendo do tamanho do empreendimento que o data center está localizado, este pode acolher milhares e milhares de servidores, bancos de dados e demais componentes.

Para manter a segurança desse empreendimento, algumas medidas de segurança são adotadas, e seguidas de forma muito rígida.

No post de hoje, vamos te mostrar todo o poder que um data center possui, e porque ele é considerado o coração da sua empresa, saiba que por isso, é extremamente importante focar na segurança do empreendimento que o data center estiver localizado ou caso você for terceirizar um serviço de armazenamento de nuvem, fique atento se a empresa toma todas essas medidas de segurança.

Mas primeiramente, você sabe me dizer o que é um data center?

Como falamos anteriormente, o data center pode ser definido como o coração da sua empresa, caso ele pare, a sua empresa literalmente para também, É lá que ficam abrigados todos os seus dados mais importantes.

Para uma definição mais técnica, podemos dizer que um data center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes, como sistemas de armazenamento de dados.

Além da necessidade de processar  de maneira mais adequada, grandes quantidades de informações, os data center tem a necessidade de funcionar de forma interrupta por isso são projetados para não pararem, garantindo, dessa forma, um acesso restrito ao sistema de forma extremamente confiável e segura, para que sua empresa tenha acesso sempre aos dados quando precisar.

Porque um data center é tão importante assim?

Você pode até não saber, mas como foi dito anteriormente, um data center te ajuda em muitas tarefas da sua rotina diária.

Podemos dizer que quando você acessa sua internet, seja para ver notícias ou para procurar algum tipo de entretenimento, quando você acessa suas redes sociais, ve um vídeo no youtube ou até mesmo faz download de alguma coisa, e tudo isso nas proporções que existem hoje. só são possíveis graças aos data centers.

O Google, que você utiliza praticamente todos os dias, tem muita coisa armazenada em data centers, a microsoft também tem, a Amazon, a Apple, essas são marcas bem famosas no mercado, neste caso alguns possuem seus data centers próprios e outros investem em serviços terceiros.

Os servidores que estão nos data centers, são os responsáveis por armazenar os dados, processar suas buscas e entregar aquele resultado que você encontra nos buscadores, como Google e Bing. Em um momento de lazer, quando você assiste ao seu seriado favorito na Netflix, saiba também que os dados de carregamento e todo conteúdo está armazenado em data centers para que você tenha o melhor conforto possível.

Até mesmo os pagamentos que você faz no aplicativo do seu banco, consulta de saldos e de extratos, são executados em servidores que estão hospedados em data centers.

Praticamente o mundo inteiro digital está hospedado em um data center, deu para entender um pouco para que serve um data center e o seu poder? Talvez você nem imaginasse, mas ele faz parte de uma boa parte da sua rotina.

Componentes básicos de um data center

Para que um data center, funcione 100% dentro da demanda que é entregue a ele, é necessário a existência de alguns componentes básicos, mas de extrema importância. Vamos mostrar a seguir três principais componentes para um data center funcionar com exito.

Servidores: os servidores são aqueles que formam o corpo do data center, nesse caso são computadores de alta performance e excelente desempenho, que estão prontos para receber um alto índice de requisições.

Porém, servidores não podem ser comparados a computadores normais, pois enquanto computadores simples são utilizados para atividades diversas, o servidor tem o objetivo de realizar atividades específicas. Esses computadores que ficam alocados em servidores, são colocados em grandes rack, que inclusive, dão uma característica marcante ao local.

Em um data center mais simples, geralmente são utilizados cerca de 10 a 50 racks, enquanto aqueles que exigem uma demanda muito grande chegam a centenas.

Segurança: a segurança é um dos principais pilares de um data center, pois ali estão dados preciosos e extremamente importantes.

Para manter a segurança do local é importante ter controles de acessos rígidos, para que não tenha nenhum vazamento de dados inesperado, caso aconteça esse vazamento, empresas podem perder milhões, por isso é importante estar ciente de quem tem acesso aos servidores.

Além disso, um local que abriga um data center, possuí câmeras espalhadas por todos os lados. Também temos softwares poderosos para detectar possíveis desvios de padrões mais refinados.

Refrigeração: ter um ambiente refrigerado da forma correta, é extremamente importante também. Como os computadores ficam ligados de forma interrupta, e por ter um grande consumo de energia, é normal que máquinas como essa elevem a temperatura do ambiente.

E é por isso, que se tem a necessidade de ar-condicionados potentes ligados de forma interrupta para manter as temperaturas ideais do local. Uma boa opção, é instalar data center em países mais frios, pois o consumo de energia com esse ar-condicionados, geram custos exorbitantes.

Eai, gostou do nosso post de hoje? Deu para entender para que serve um data center não é mesmo.

Se você pensa em investir na estrutura de um data center requer custos altíssimos, porém você pode terceirizar esse serviço e economizar muito, a Brascloud possuí esse serviço, e vai ser um prazer poder atender você, ou caso você tenha alguma dúvida sobre este assunto, é só chamar a gente.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br