Porque a adoção de cloud pública cresce?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A tecnologia avança rapidamente, temos cada vez mais aparelhos e sistemas conectados online. Estas modernas formas de comunicação chegam quase que instantaneamente a nós, não somente em nossos ambientes de trabalho, mas nos meios de comunicação e transporte, serviços e bens de consumo duráveis.

Em nossos lares, já começamos a receber equipamentos e eletrodomésticos do uso cotidiano conectados a internet. Cada vez mais seremos seduzidos por equipamentos conectados a internet. Passaremos de consumidores de equipamentos para gerados e consumidores de informação em tempo real, graças a maravilha da internet das coisas.

Ao olhar para o passado, percebemos que as empresas eram obrigadas a utilizar servidores locais com capacidade limitada para resolverem suas questões ligadas a TI. Quando alguém comprava um servidor normalmente havia um super provisionamento da sua capacidade, isso para que não se esgotasse os recursos rapidamente. A consequência, além do custo elevado, era sempre um desequilíbrio na balança entre capacidade e uso, ou os recursos eram escassos e limitados ou estavam sempre superdimensionados e ociosos.

Ao olhar para o presente, e para o advento do serviço de cloud, também conhecido como nuvem, as empresas já podem consumir sob demanda os recursos de TI, seja de processamento, memória e armazenamento, ou seja na medida exata, de forma quase que infinita, contratando recursos em forma de serviços, e não mais contratando equipamentos.

E, se a nuvem lhe causa alguma estranheza agora, nós iremos te explicar porque ela cada vez mais é adotada por empresas no mundo todo.

Quando utilizamos o termo cloud na tecnologia, estamos falando de um lugar onde você poderá processar ou armazenar os seus arquivos e sistemas, sem onerar nenhum dispositivo que a ela esteja conectado. É uma tecnologia criada para mudar a lógica de uso e consumo de infraestrutura de servidores locais (on premisse).

A cloud possui três formas de apresentação básicas: cloud pública, cloud privada e a cloud híbrida. Hoje nós iremos apresentar a cloud pública e suas principais características.

O que é cloud pública?

Cloud pública: é uma série de serviços de recursos computacionais que são oferecidos por terceiros a qualquer pessoa ou empresa que esteja conectado a internet. Ela surgiu em 2009 nos EUA, e logo conquistou o mundo. A base da sua existência é a IaaS (Infrastructure as a Service), que serve de base para todas as demais ofertas de serviços disponibilizados em forma de SaaS, PaaS ou FaaS.

A cloud pública é vendida e consumida de acordo com a demanda, permitindo a possibilidade para os seus clientes pagarem apenas pelo consumo que foi realizado nos ciclos de CPU, armazenamento ou largura de banda, além de demais funções de infraestrutura tradicional disponibilizadas como serviços sob demanda.

A cloud pública ajuda as empresas a economizarem grandes quantias na compra, gerenciamento, manutenção de hardware e além economizar nos custos de infraestrutura local.

Trata-se de uma opção mais econômica porque na essência ela compartilha recursos computacionais com múltiplos usuários simultaneamente. Isso só é possível porque as empresas que ofertam cloud computing verdadeiramente, tem 4 pilares comuns disseminados mundialmente pelo NIST. Estes pilares funcionam como diretrizes macros para os serviços de nuvem, e distinguem das falsas ofertas de nuvem, que por vezes confundem os usuários.

Como a verdadeira nuvem pública funciona?

A cloud pública possui uma implantação relativamente simples, e seu custo é atrativo porque o cliente tem a opção de fazer o pagamento ao fornecedor da cloud pública por hora ou por byte utilizado como serviço. Esse é um dos pilares da cloud pública pagamento postecipado tão e somente daquilo que foi consumido durante um período. Você não é obrigado a pagar nada fixo ou antecipado para ter acesso aos seus recursos computacionais.

A infraestrutura, a capacidade de processamento, o armazenamento ou as aplicações baseadas em cloud são entregues como serviços, a partir do hardware do fornecedor, agrupados em sistemas clusterizados e com alta disponibilidade, sendo orquestrados por softwares de gerenciamento e automação, transmitidos aos clientes pela internet ou utilizando a conexão de rede dedicada.

Uma boa analogia para compreender melhor a cloud pública, é compará-la com os serviços de fornecimento de água ou energia elétrica. A cloud pública fica disponível através das conexões de rede, assim como os serviços públicos são disponibilizados por rede através da tubulação subterrânea ou aérea.

Os moradores não são os donos da rede de distribuição da água ou energia que chega até suas residências, eles também não se envolvem com a gestão ou supervisão das operações nas estações elétricas ou de tratamento de água, nem mesmo com a infraestrutura necessária para gerar energia ou produzir água potável.

Entretanto, esses moradores simplesmente possuem um contrato, do qual fazem uso dos recursos, realizando o pagamento daquilo que consumiram dentro de um determinado período de tempo. Eles assumem sim a responsabilidade da infraestrutura dentro do seu ambiente privado da sua residência, que se comparado com os serviços de cloud seriam naturalmente os servidores virtuais que estarão disponíveis. Tudo que acontece dentro desse servidor virtual é sim de responsabilidade do cliente, ou seja é a sua residência.

Outro pilar importante da cloud é a capacidade que ela tem de propiciar liberdade e autonomia para os clientes fazerem seu uso. Na prática ela pode ser consumida como autosserviço. Esta capacidade de ser self service a diferencia dos serviços tradicionais. Nela é possível criar sua conta, escolher os recursos disponíveis sem necessariamente falar com ninguém. O nível de automação de um serviço de cloud publica é elevado, o que diminui muito a interação com o fornecedor. Muitos clientes gostam dessa possibilidade pois ela dá ganho de tempo e agilidade nos projetos.

Os clientes que fazem uso da cloud pública simplesmente assinam um contrato, utilizam os recursos e pagam por aquilo que fizeram uso dentro de um período determinado. Essa simplicidade atrai cada vez mais adeptos e só prolongam a vida deste serviço. É claro que diversas são as análises que compõe a decisão de usar uma nuvem. Um deles envolve o aspecto de segurança, que cada vez mais sai do status de barreira para se tornar um ponto forte na cloud pública.

A segurança na cloud pública

Geralmente quando falamos sobre serviços relacionados à internet, ficamos com um pé atrás na questão da segurança. Mas as nuvens públicas oferecem a segurança apropriada para os mais variados tipos de carga de trabalho, cada ano o índice de adoção sobe e estão sempre evoluindo, seja do ponto de vista de ferramentas, como também processos.

A segurança é um dos principais itens de preocupação das empresas que pensam em adotar um ambiente de cloud pública. Mas, essas preocupações poder ser facilmente dissolvidas com a implantação de um ambiente bem configurado, e com a adoção de sistemas adicionais de segurança implantados pelos clientes. O cenário ideal é deixar para especialistas em segurança. Cada vez mais empresas que antes atendiam on premisse, agora se propõe a fazerem a transformação tecnológica. Elas estão se especializando também em segurança. Empresas de Outsourcing, Brokers e consultorias.

A dica principal é começar a adoção da nuvem com projetos com menor nível de criticidade, ou que sejam experimentais. Vá ganhando a confiança e domínio sobre a gerência dos seus projetos e logo você colherá os resultados dos benefícios de se estar na nuvem. O certo é que ela veio para ficar, e não é só mais um jeito de processar dados, é sim uma transformação que muda os modelos de negócios e altera a forma de ofertar e consumir TI.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br