Processos de Segurança de Dados e Resiliência Empresarial

imagem

24 Novembro 2023

imagem

Que os dados gerados todos os dias nos mais diferentes perfis de empresas valem ouro - ou muito mais que o metal -, você já sabe. O que ainda precisa ficar muito mais iluminado para você, é que só é possível protegê-los garantindo que a sua empresa terá as ferramentas certas para melhorar a resiliência de dados, bem como para proteger os dados confidenciais que ela abriga. 

 

Assim, tanto a Plataforma de Segurança de Dados (DSP) quanto a ferramenta de Disaster Recovery (DR) precisam trabalhar juntas e simultaneamente, para garantir uma proteção mais eficaz para as informações sensíveis geridas pela sua empresa diariamente.  

 

Vale lembrar que essa proteção vai além de estar enquadrado na LGPD, por exemplo, e contempla os seus clientes finais, que precisam ter a segurança de que os dados deles estarão seguros na sua empresa. Essa garantia pode resultar, inclusive, na continuidade do seu negócio.  

 

Neste artigo vamos explicar como as duas ferramentas devem trabalhar juntas e sugerir algumas dicas que podem facilitar o trabalho da equipe de TI. Acompanhe. 

 

Antes, entenda as diferenças

Vale reforçar, no entanto, que a resiliência de dados é uma parte essencial de qualquer estratégia de proteção de dados; plataformas de backup, por exemplo, não impedem que os dados sejam violados, resgatados ou vazados. 

 

Tais ferramentas só podem ajudar na recuperação depois que o dano for feito. Assim, a plataforma robusta de segurança de dados é essencial para proteger os dados e arquivos, sempre que houver a possibilidade de acesso, seja ele autorizado ou não. Com o DSP, é possível proteger tais dados.  

 

Assim, caso sua máquina passe por qualquer evento comprometedor, será possível agilizar rapidamente, lidar com as cargas de trabalho e unificar rapidamente a recuperação de dados, para que o sistema volte o mais rápido possível. 

 

Prever ações como o planejamento de backup, o arquivamento e a recuperação de dados eficazes é essencial para o bom funcionamento das máquinas e da força de trabalho. Afinal, os dados atuais precisam de proteção ágil, eficiente e simples.

 

Processos de segurança

Agora que você já sabe a diferença entre DSP e DR, e como estas ferramentas trabalham juntas, separamos cinco dicas dos processos de segurança que não podem faltar na sua empresa.   

 

  1. Identificação e Avaliação de Riscos

Observar e saber quais são as ameaças potenciais e as vulnerabilidades do sistema da sua empresa é o que vai te guiar para implementar medidas preventivas mais assertivas. 

 

Ou seja, análise possíveis pontos fracos na infraestrutura tecnológica, lembrando-se dos riscos associados a fatores humanos, como phishing e engenharia social. 

 

  1. Medidas de Segurança Proativas devem ser implementadas 

Pesquisar e contratar firewalls robustos, políticas de acesso restrito e a criptografia para proteção de dados sensíveis são essenciais para prevenir ataques cibernéticos.

 

Conforme falamos acima, lembre-se do fator humano. Conscientize os funcionários sobre boas práticas de segurança e realize treinamentos regulares com sua força de trabalho. 

 

  1. Monitoramento Contínuo e Resposta Rápida

Não adianta implementar as ferramentas e não monitorar constantemente. A segurança de dados é um processo contínuo e identificar atividades suspeitas possibilita uma resposta rápida a possíveis ameaças. 

 

Para garantir a resposta ágil, o time de TI precisa ter a pronta entrega um plano de respostas com os procedimentos descritos e as medidas imediatas para as possíveis situações. 

 

Uma resposta ágil pode evitar a propagação de ataques e limitar os danos causados, contribuindo para a resiliência empresarial. 

 

  1. Conformidade com regulamentações

Conforme citado anteriormente, as regulamentações do setor são essenciais e uma ação imperativa. Garantir essa conformidade com as leis, mostra o compromisso da empresa em garantir a privacidade dos dados de seus clientes; o que evita possíveis respostas judiciais a alguns atos. 

 

Assim, destaca-se a importância de as ferramentas de segurança trabalharem de forma integrada para fortalecer a segurança de uma empresa, ao reduzir riscos e aumentar a resiliência frente a ameaças em constante evolução.

 

Identificar e avaliar riscos, implantar medidas proativas, garantir a recuperação de dados e manter a conformidade regulatória, demonstram o quão preparada está a sua empresa enfrentar os desafios digitais com confiança. 

 

Invista em processos sólidos de segurança de dados e conte com o suporte da Brascloud para garantir o sucesso sustentável da sua empresa. Entre em contato e nos conte como podemos ajudar. 

 

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br