Quantos tipos de nuvem existe: conheça hoje a ideal para a sua empresa

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Tipos de nuvem, talvez você até esteja querendo migrar os seus dados para a nuvem, mas você sabe quais os tipos de nuvem disponíveis no mercado atualmente? É importante entender bem cada tipo, para você escolher a que melhor atende as necessidades da sua empresa.

O serviço de cloud computing cresceu muito nos últimos anos e com certeza você vai analisar muito o mercado desta tecnologia antes de escolher para qual modelo migrar, existem três principais tipos de nuvem atualmente e é bom analisar cada um nos seus detalhes.

Cada modelo, inclusive, tem suas características individuais e cabe a você entender a que melhor vai te ajudar caso você esteja pensando em migrar seus dados para a nuvem, é importante analisar bem qual nuvem vai escolher.

No post de hoje, vamos te mostrar quais os tipos de nuvem que você pode contratar para a sua empresa e quais as vantagens de cada tipo, além de claro te ajudar a identificar qual é a melhor nuvem para você.

Como esses tipos de nuvem pode ajudar minha empresa?

Armazenando os dados da sua empresa na nuvem, você tem um leque de vantagens que vão facilitar muito a sua vida e de seus colaboradores, vou listar aqui três pontos que podem ajudar muito a sua empresa nos próximos anos.

Redução de custos: esse é um ponto que com certeza você busca todos os dias não é mesmo? Reduzir os custos da sua empresa sem deixar cair a qualidade dos serviços prestados. Quando você migra seus dados para a nuvem, você economiza com uma série de fatores, entre os principais estão, a redução do custo com energia, pois você não precisa manter data center próprios ligados 24h por dia com ar condicionado precisando manter a temperatura ideal do ambiente.

Além disso, você não precisa contratar alguém para cuidar dessa tecnologia, pois você contratando um serviço na nuvem, terá um profissional terceirizado no suporte pronto para te ajudar e realizar as manutenções e atualizações que forem necessárias.

E você também não vai ter problemas como ter que parar para realizar manutenções, como seu serviço é terceirizado, você terá um serviço rodando 24h por dia.

Flexibilidade: na nuvem você pode escolher quantos quer gastar, isto quer dizer que você gasta apenas o que necessitar.

Sua empresa precisa de uma capacidade muito grande de armazenamento? Você pode contratar um tipo de nuvem que atenda a esse quesito e também é importante lembrar, que você pode diminuir ou aumentar o seu plano assim que desejar, por isso a flexibilidade é uma característica muito forte dentro do cloud computing.

Segurança e Backup: investir em um serviço na nuvem, é garantia de uma segurança muito maior, se você não utiliza nenhum serviço de armazenamento de dados na nuvem, talvez você ainda guarde seus arquivos em pastas, em salas com um certo tipo de segurança, não é mesmo?

Mas e se acontecer alguma catástrofe natural ou algum acidente e você perder esses documentos?

Quando seus dados estão na nuvem, dependendo do seu plano contratado, você pode ter uma cópia segura dos seus dados, se por ventura acontecer alguma pane no sistema da nuvem, você terá um backup para recuperar seus principais dados, nesse caso é importante manter sempre seu backup o mais atualizado possível.

Além disso, empresas que trabalham com armazenamento de dados na nuvem investem pesado em softwares de segurança, e na própria segurança do local físico também, mantendo um controle de acesso muito rígido aos locais que os data centers ficam localizados.

Tipos de nuvem disponíveis no mercado

Hoje, existem três principais tipos de nuvem disponíveis no mercado, como mencionamos, é importante analisar qual o modelo que se encaixa melhor na sua empresa, dependendo principalmente da sua necessidade de armazenamento e processamento, além de claro do nível de segurança que você precisa, com seus dados.

Nuvem publica: esse tipo de nuvem é a mais utilizada atualmente por todas as empresas do mundo inteiro.

Nesse modelo de contratação, o provedor tem servidores próprios onde aloca dados, softwares e sistemas de seus clientes de forma isolada e também independente. Nesse tipo de nuvem, a infraestrutura é partilhada pelo provedor, esse geralmente é o modelo mais escolhido, pois é mais barata e elástica, cabendo assim em vários tamanhos de negócios.

Como você paga somente pelo que utiliza, você não vai gastar um real a mais se não for da sua necessidade, sendo um excelente investimento para a sua empresa.

Nuvem privada: esse modelo de nuvem é bem parecido com a pública, em termos de operação.

Nesse caso, a arquitetura dos data centers e a manutenção dos servidores é pensada para aquela única empresa. Além disso, o negócio tem os mesmos benefícios da nuvem pública, quando se trata de controle interno dos servidores e um ajuste de estrutura que seja personalizado.

Nesse caso, indicamos este modelo, apenas se sua empresa trabalha com dados extremamente sensíveis, como exemplo podemos citar as operadoras que realizam transações financeiras.

Nuvem híbrida: bom, caso você tenha encontrado características individuais em algum dos tipos de nuvem, saiba que na nuvem hibrida, você pode mesclar os dois modelos anteriores e usufruir do que sua empresa necessitar.

Qual nuvem escolher para a minha empresa?

Nesse caso é bom você se reunir com os gestores da sua empresa e colocarem as necessidades de demanda da sua empresa em pauta.

Defina também onde você quer chegar nos próximos anos, muitas empresas já visando o crescimento do seu negócio, já investem em cloud computing antes para evitar futuros problemas.

Se você não trabalha com dados muito sensíveis, a nuvem pública é a mais indicada para você e caso você tenha interesse em saber mais sobre isso, a Brascloud possui um data center próprio aqui no Brasil e pode te ajudar a migrar seus dados para a nuvem de forma extremamente segura.  

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br