Serviços de computação em nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Os serviços de computação em nuvem vem se tornado cada vez mais vitais para a existência das empresas no atual mercado competitivo.

Com eles, é fácil acessar os recursos computacionais sem a necessidade da TI se preocupar em cuidar das possíveis falhas. Isso diminui gastos e potencializa a produtividade da empresa, através de maior escalabilidade, flexibilidade e performance nos negócios. A computação em nuvem pode ser utilizada em diferentes áreas, como aplicativos para fazer uma gestão integrada e sincronização de arquivos e informações.

Os serviços de computação em nuvem apresentam três formas de gerenciamento que são o armazenamento em nuvem pública, o armazenamento em nuvem privada e o armazenamento em nuvem híbrida. 

O que são os serviços de computação em nuvem?

Osserviços de computação em nuvem são basicamente a distribuição de serviços de computação: armazenamento, organização de dados, apresentação e ligação entre servidores, redes e softwares, com verificações regulares, etc.

Isso traz inovações com maior rapidez, flexibilidade e economia de gastos. Um dos benefícios dos serviços de computação em nuvemé o pagamento apenas pelos serviços de nuvem que são usados. Isso diminui os gastos operacionais e direciona as mudanças de acordo com as necessidades da empresa.

Principais benefícios

Os serviços de computação em nuvem representam uma forte mudança na forma tradicional no pensamento das empresas, ligados aos recursos para a TI. Os principais benefícios são:

Praticidade e economia de tempo

Os data centers que são alocados em empresas, normalmente, precisam de muitos equipamentos e mudanças em configuração de hardware, automatização de software e mais tarefas que tornam o gerenciamento da TI mais lento.

Ao usar a computação em nuvem a empresa não precisa fazer muitas destas tarefas, o que ajuda a TI da empresa a focalizar em atingir as  metas mais importantes para elas.

Melhor execução

O principais serviços de computação em nuvem são realizados em uma grande rede mundial de datacenters que garantem a segurança e atualização regular com as formas mais recente de hardwares que sejam mais rápidas e eficientes. São transferidos diversos benefícios por um único datacenter corporativo, com redes escondidas e reduzida para aplicativos com escalonamento e economia.

Velocidade

A maior parte dos serviços de computação em nuvemé feita com autosserviço e demanda, para o abastecimento em minutos de grandes quantidades de recursos através de alguns cliques, trazendo muita flexibilidade e diminuindo o trabalho na hora do planejamento da capacidade.

Redução e economia

A computação em nuvem tira a necessidade de fazer um gasto de capital na compra de hardware e software, instalação e execução em datacenters locais, uso constante de eletricidade para fornecer energia e resfriamento e contratação de especialistas em TI.

Elasticidade

Entre os benefícios da computação em nuvem está a habilidade de dimensionamento elástico. Com isso, é possível fornecer a quantidade certa de recursos de TI quando for necessário e no local adequado.

Segurança

Muitos fornecedores de serviços na nuvem proporcionam um grande conjunto de políticas, tecnologias e controles, que melhoram a postura geral de segurança, na proteção de dados, aplicativos e infraestrutura contra ameaças.

Tipos de serviços de computação em nuvem

A maior parte dos serviços de computação em nuvem estão divididos em quatro categorias: IaaS que é o uso de infraestrutura como serviço, PaaS que é o uso de plataforma como serviço, falta de servidor e SaaS que é o uso de software como serviço. Dentro da computação em nuvem, eles se estruturam um no outro.

IaaS - infraestrutura como serviço

É a categoria básica de serviços de computação em nuvem, em que o cliente aluga a infraestrutura de TI, de um provedor de nuvem, com pagamento que ocorre de acordo com o uso.

PaaS - plataforma como serviço

Esse tipo está ligado aos serviços de computação em nuvem que proporcionam uma área de acordo com a demanda necessária para desenvolvimento, o teste, o fornecimento e o gerenciamento de aplicativos para software. Ele facilita na criação de aplicativos móveis ou para a web de forma mais rápida, sem se preocupar com configuração ou gerenciamento em infraestrutura ligada a servidores, ao armazenamento, rede e bancos de dados para fazer o desenvolvimento.

Sem servidor

Os serviços de computação em nuvem sem servidor direciona o foco na criação de aplicativos, sem perda de tempo fazendo o gerenciamento regular de servidores e infraestrutura necessários.

Um provedor configura, desde o planejamento na capacidade e no gerenciamento de servidores para o cliente. As estruturas são altamente escaláveis que são controladas por eventos, através de recursos só quando ocorre uma função ou evento que demanda o seu uso.

SaaS - software como serviço

Essa é uma forma para a distribuição de aplicativos de software na Internet sob demanda tendo como base assinaturas. Nesse tipo de serviço os provedores hospedam e gerenciam o aplicativo e a infraestrutura que está ligada a atividades de manutenção.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br