Servidor cloud gerenciado e não gerenciado

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Um servidor é uma máquina feita para um determinado serviço. Cloud ou nuvem é um termo utilizado para certas situações na vida digital, como nas transferência de arquivos para armazenar em um servidor na Internet, ou para acessá-los depois.

A cloud, também, é uma plataforma de computação e, assim, temos o servidor cloud que compartilham recursos de um sistema para um certo serviço. O servidor cloud pode ajustar os seus recursos para estarem de acordo com as necessidades do usuário, oferecendo uma escalabilidade e flexibilidade maior do que o tipo de hospedagem tradicional.

Desde a contratação até o gerenciamento do servidor cloud existem formas experiência diferenciada. O serviço de cloud usa uma plataforma de computação em nuvem como um serviço pela Internet. Com o modelo de computação em nuvem, os provedores de hospedagem fornecem recursos que se adaptam conforme a necessidade do usuário.

Assim, as informações podem ser distribuídas por vários servidores sincronizados com flexibilidade. Dentro da categoria de servidor cloud, existem 3 tipos de serviços: público, privado e híbrido. 

Servidor cloud Público

Neste tipo de servidor cloud, os recursos vêm de um provedor de hospedagem e é entregue pela Internet.

Servidor cloud Privado

Nessa categoria, os recursos são usados e mantidos dentro de uma rede privada pertencente a uma empresa ou organização.

Servidor cloud Híbrido

O servidor cloud híbrido combina a infraestrutura da privada com a pública. A pública pode ser usada para operações que exigem um grande volume e privada para guardar os dados confidenciais. Os tipos de armazenamentos feitos através do servidor cloud, também, pode apresentar diferenças e ser separado em modelos de negócio ou licenciamento dos serviços:

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O usuário é o responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de servidores, rede, firewall e aplicação.

Plataforma como serviço (PaaS)

O usuário fica responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento da aplicação em cima da plataforma que é oferecida.

Software como serviço (SaaS)

O usuário já recebe a rede pronta para ser usada, sem ter que se preocupar com hospedagem ou instalação.

Servidor cloud gerenciado e não gerenciado

As empresas de hospedagem oferece 2 tipos de servidor cloud:

Servidor cloud gerenciado: Nessa categoria, o servidor é gerenciado pelo provedor, onde elementos como backups, monitoramento e otimização são realizados pela empresa contratada para fazer o serviço.

Ele também permite solicitar suporte para configurações do servidor cloud.

Servidor cloud não gerenciado: Neste tipo, o gerenciamento é realizado pelo cliente/usuário.

A empresa responsável pela hospedagem oferece disponibilidade do serviço, porém o controle do sistema operacional e configuração do servidor cloud são feitas por quem vai usá-lo.

Servidor cloud gerenciado e não gerenciado para a sua empresa

Para escolher o modelo é preciso levar em conta as necessidades de gerenciamento e conveniência, sendo que o ideal deve se adequar ao volume de trabalho que será alocado no servidor cloud e o controle sobre o funcionamento.

Servidor cloud não gerenciado: Ao contratar este modelo, o que ocorre é como se estivesse alugando a infraestrutura em nuvem para colocar os seus sites, e-mails e outros elementos necessárias para as atividades.

A responsabilidade pela administração é totalmente do contratante e o provedor só precisa assegurar estabilidade para estar sempre no ar. Para este tipo de gerenciamento é necessário ter uma equipe de TI com conhecimento para ter o controle geral.

Servidor cloud gerenciado: A infraestrutura é a mesma da não gerenciada, onde o contratante aluga a infraestrutura em nuvem para o suporte de elementos. Porém além de conseguir todos os aspectos de hardware e software, o gerenciamento do servidor não precisa ser feita por uma equipe sua.

A responsabilidade pela administração é do fornecedor da hospedagem, que cuidará de todos os aspectos para um bom gerenciamento de servidores, com atualizações do sistema operacional, gestão do banco de dados, backups, antivírus, monitoramento de performance, etc.

Economia com o servidor cloud gerenciado

Um servidor cloud gerenciado diminui os custos operacionais, pois cuidar do gerenciamento envolve custos com mão de obra, entre outros. Para o modelo gerenciado a única despesa que existe é a do aluguel da infraestrutura na nuvem, no qual está incluso o cuidado com os hardwares e softwares.

Nesse tipo de contratação, você tem direito a ter um suporte com uma equipe técnica especializada e que deve estar disponível 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.

E, se ocorrer algum problema, é só entrar em contato com o suporte para que ele o resolva de forma rápida e eficiente sem contratempos.

Dentre os serviços que são oferecidos estão a instalação de antivírus, configurações de software e hardware, filtragens para spam, atualizações do sistema operacional, auditorias constantes para a verificação de segurança. Também, são analisadas e identificadas as vulnerabilidades, antes que os servidores sejam atacados, mantendo as informações da empresa mais seguras.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br