Servidor dedicado é seguro?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Um servidor dedicado pode ser um grande ponto positivo para empresas que tem grandes volumes a armazenar. E-mails, arquivos em texto, imagens, vídeos.

Quando tudo isso é produzido em grande quantidade, ter um espaço apenas seu, onde apenas sua empresa controla o que entra e sai dali pode ser muito vantajoso.

Mas, apesar de muito se falar sobre servidor dedicado, uma dúvida costuma surgir: esse tipo de serviço é seguro? Vale a pena para a sua empresa contratar o serviço?

Se você tem muitos arquivos a armazenar e está em dúvida sobre a segurança desse produto, então esse texto é para você. Aqui contaremos tudo o que é preciso saber para decidir se ter um servidor dedicado é viável para a sua empresa.

O que é um servidor dedicado?

Antes de dizer se um servidor dedicado é ou não seguro, é importante explicar o que é esse instrumento, e como ele pode ajudar no dia a dia da sua empresa.

O servidor dedicado nada mais é do que um servidor físico que fica hospedado em um data center ou rede local e que dá a quem o utiliza um desempenho máximo e aumento na segurança.

Esse tipo de servidor é chamado de dedicado porque é usado por apenas um único cliente, que pode configurá-lo de forma a atender suas necessidades.

Ou seja, você pode personalizar seu servidor dedicado, customizando o número de processadores, sua capacidade de memória, quantos discos rígidos existem no produto, quais seus recursos de rede e, sobretudo, implementar ferramentas de segurança.

O uso de um servidor dedicado permite, também, que sua empresa controle o software utilizado. Ou seja, você consegue definir qual sua tecnologia ou sistema operacional que usará no servidor, sem dar satisfações a ninguém.

Além disso, em um servidor dedicado, a hospedagem dos dados não é compartilhada, o que melhora e muito o desempenho e evita a competição pelo uso de recursos, tornando seu site muito mais seguro.

Como funciona um servidor dedicado?

O servidor dedicado funciona de duas formas distintas. Em um deles, o serviço é gerenciado, ou seja, há uma empresa terceirizada responsável por executar tarefas e fazer a manutenção do equipamento.

Esse tipo de atendimento tem a vantagem de oferecer a quem contrata esse sistema um suporte e monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano.

A empresa de suporte realiza procedimentos importantes para a segurança do seu servidor dedicado, como atualizações de sistema, varreduras de vírus e também filtragens de SPAM.

Mas há quem prefira o uso desse tipo de servidor no modo não-gerenciado. Isso significa que sua empresa será responsável por fazer todas as tarefas que mencionamos acima.

Embora você tenha mais controle sobre o servidor, já que saberá de tudo o que acontece, seus custos serão maiores.

Quem pode aproveitar melhor o uso de um servidor dedicado?

Considerando as facilidades oferecidas pelo uso de um servidor dedicado, as empresas com o melhor perfil de uso são aquelas que têm um volume grande de tráfego de informações.

Isso significa que sites, blog, lojas virtuais ou aplicações com grande volume de visitantes podem se beneficiar desse sistema. Mas, o servidor dedicado pode ser muito útil também para empresas que desejam criar um sistema de intranet.

Além disso, o servidor dedicado por ser muito útil também para empresas que são administradas por um mesmo grupo, o que permite a gestão de diferentes aspectos de seu negócio em um único serviço.

Afinal, o servidor dedicado é seguro?

Agora que você já conhece o que é um servidor dedicado e como ele funciona, deve estar se perguntando: afinal, esse serviço é seguro? Vale a pena investir em um produto do tipo?

A resposta é sim. Um servidor dedicado é uma alternativa extremamente segura para uma empresa que busca uma hospedagem de dados com qualidade.

Nesse tipo de solução, sobretudo na modalidade gerenciada, a segurança é algo que é levado muito a sério. As empresas que fazem essa manutenção implementam constantemente estratégias de segurança, como o uso de um bom antivírus e a configuração do firewall.

Além disso, é possível fazer varreduras frequentes, bloquear o acesso a IPs considerados ameaçadores ou mesmo filtrar as informações que sua empresa possa achar que não devem ser acessadas.

O servidor dedicado é benéfico também porque evitar vulnerabilidades que poderiam ser introduzidas com o uso de um servidor compartilhado, trazido, em boa medida, por clientes que utilizem o mesmo sistema.

Outro ponto que torna o uso de um servidor dedicado ainda mais seguro são as medidas de acesso que contribuem para aumentar ainda mais as restrições ao acesso indevido.

Aqui, é possível utilizar medidas de segurança adicionais, como logins, senhas e uso de autenticação biométrica, evitando assim vulnerabilidades que poderia colocar em risco as preciosas informações de sua empresa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br